A inteligência de tempo é um conceito que permite com que o usuário execute operações específicas em um determinado período de tempo.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Esse é um conceito muito importante que vai te ajudar muito, e sabe por quê?
Porque você vai conseguir fazer uma análise temporal dos seus dados, dos últimos 15, 20, 30 dias, ou seja, do período que precisar analisar essas informações.
Agora pode estar se perguntando, mas sempre terei que alterar esse padrão ao passar dos dias?
Claro que não! Porque o Power BI consegue fazer esse procedimento de forma automática e a medida em que atualizamos os dados ele vai pegar a informação do dia atual e vai mostrar os últimos 15 dias por exemplo.
Viu como é muito útil e fácil? Agora pode ter uma análise constante dos últimos 15 dias e ir atualizando sua base de dados normalmente que o programa se encarrega de atualizar os dados para os dias selecionados.
E aí, que saber como fazer essa análise temporal? Vamos ao próximo tópico então!
É importante antes de já fazer essa análise que tenhamos algumas partes prontas.
Neste caso vamos querer analisar o faturamento total dos últimos dias de uma empresa que fez algumas vendas em diferentes lojas.
Então o primeiro passo seria criar uma medida, lembrando que essa medida será para somar o total de faturamento da empresa.
Dessa forma caso você não tenha uma coluna com o total de faturamento, pode criar uma nova coluna antes, que faça a multiplicação da quantidade pelo preço unitário.
Depois disso podemos partir para a medida de fato que irá fazer a soma do faturamento total.
Com essa nova medida já podemos criar uma matriz no Power BI para visualizar o faturamento por dia dessa empresa.
Feito isso podemos ir para o próximo tópico que é onde faremos a soma dos últimos dias, ou seja, ao invés de visualizar a venda de todos os dias de todos os meses, vamos ver apenas dos últimos dias.
Curioso para saber como vamos fazer essa soma dos últimos dias? Então fique com a gente que vamos mostrar.
Depois de ter a matriz pronta vamos criar uma outra medida para calcular o faturamento dos últimos 15 dias.
Veja que para essa construção vamos utilizar as fórmulas CALCULATE Power BI e DATESBETWEEN Power BI.
A função CALCULATE permite com que o usuário faça um cálculo de acordo com um filtro, ou seja, é um cálculo mais específico.
Neste caso vamos calcular a soma de faturamento com o filtro de datas, ou seja, temos uma data específica para fazer a soma, não será mais a soma geral.
Já a função DATESBETWEEN vai pegar as datas entre dois intervalos, neste caso estamos pegando a data 15 dias antes da última data de venda com a data da última venda.
OBS: Veja que as datas dessa função estamos obtendo da base vendas e não da base calendário, pois temos alguns dias para frente em que não temos vendas. Caso pegue dessa base o resultado será 0, pois não temos vendas nesse período.
Então resumindo estamos fazendo a soma de faturamento dos últimos 15 dias que temos vendas e sempre que essa última data for atualizada o resultado também será atualizado!
Agora basta inserir essa medida dentro de um cartão para podermos visualizar o resultado.
Pronto, agora temos o faturamento dos últimos 15 dias de vendas dessa empresa, viu como é fácil?
Com essas duas funções CALCULATE e DATESBETWEEN já somos capazes de fazer cálculos, seja soma, contagem, multiplicação… entre duas datas, ou seja, conseguimos fazer essas operações dentro de um período específico.
Isso é muito importante, pois muita das vezes nas empresas é necessário fazer uma análise por períodos, e dessa forma fica muito mais fácil.
Você imaginava que em uma aula iria aprender tudo isso de forma fácil e rápida?
Pois é, o que acha de colocar o que vimos aqui em prática e treinar para fixar o conhecimento?
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.