Blog

Postado em em 6 de abril de 2020

Hiperlink no Power BI para criar Menus de Navegação

Nessa publicação vou te mostrar como criar um menu de navegação e vamos fazer tudo isso apenas com Hiperlink no Power BI!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que são Hiperlinks?

Hiperlinks nada mais são do que atalhos que levam o usuário a um determinado local, pasta, programa, arquivo, imagem etc. O intuito é facilitar para que o usuário não tenha que fazer esse caminho sempre que quiser chegar ao destino, por isso é um atalho.

 

Quando utilizar os Menus de Navegação?

Eles serão utilizados sempre que o usuário precisar de um atalho para chegar até seu destino de forma mais rápida e eficiente sem que tenha que procurar ou passar por alguns caminhos até chegar ao destino.

 

Como utilizar o Hiperlink no Power BI?

A ideia de utilizar hiperlinks dentro do Power BI serve para que possamos navegar entre as abas de forma mais fácil e intuitiva, sem que o usuário precise selecionar uma das abas.

 

Imagem inicial do menu

Imagem inicial do menu

 

Essa é a tela inicial do nosso Power BI, onde queremos adicionar hiperlinks nas imagens de Relatório e Real x Meta para que o usuário possa ir até esses dados somente clicando nas imagens.

É possível observar que todo esse menu não passa de uma imagem, ou seja, é tudo uma única imagem sem nada além disso. O objetivo será acrescentar 2 botões em cada uma dessas duas imagens para servir de atalho as outras abas.

O primeiro passo para a criação do botão é inserir uma forma para que sirva de botão, como já temos o ícone, vamos colocar um botão “invisível” para que ao clicar no ícone sejamos levados até a aba específica.

 

Opção para criar um forma

Opção para criar um forma

 

Na guia Página Inicial podemos escolher uma forma para adicionar dentro do ambiente. Ao criar a forma, colocaremos ela próxima ao tamanho do ícone de relatório. Feito isso podemos alterar o formato da forma no menu Formatar Forma.

 

Opções de formatação da forma

Opções de formatação da forma

 

O primeiro passo agora é desativar o preenchimento para que seja possível observar o ícone.

 

Forma sem o preenchimento

Forma sem o preenchimento

 

É possível observar que se o preenchimento podemos ver o ícone de relatório, mas ainda temos o contorno dessa forma. Para isso vamos até a opção de Linha e vamos colocar o peso da linha para 0 (zero), ou seja, vamos alterar a espessura desse contorno para 0 (zero).

Feito isso nossa forma só poderá ser visualizada caso o usuário passe o mouse por cima dela.

 

Forma sem contorno

Forma sem contorno

 

Caso contrário não será possível saber que existe uma forma em cima deste ícone.

 

Forma invisível em cima do ícone

Forma invisível em cima do ícone

 

Para evitar repetir esse procedimento vamos copiar e colar essa forma para a criação do segundo botão que irá para o ícone de Real x Meta.

Para o próximo passo temos que habilitar as abas como indicadores para que o Power BI permita a seleção desses indicadores ao utilizar o hiperlink. O primeiro passo é ir até uma das guias que será um indicador, em seguida ir até a guia Exibição e marcar a opção Painel de Indicadores.

 

Habilitando o Painel de Indicadores

Habilitando o Painel de Indicadores

 

Ao selecionar essa opção o programa irá abrir uma pequena janela para que o usuário possa adicionar um indicador.

 

Painel de Indicadores - Hiperlink no Power BI

Painel de Indicadores

 

Ao clicar em Adicionar um indicador será inserido e essa guia que estamos estará relacionada a esse indicador.

 

Adicionando um indicador

Adicionando um indicador

 

Para não ficar com o nome de Indicador 1 e atrapalhar a identificação posterior vamos clicar nos 3 pontos e renomear esse indicador para o nome da aba.

 

Renomeando o indicador criado

Renomeando o indicador criado

 

Feito isso podemos repetir o mesmo procedimento para as outras abas, lembrando de entrar em cada aba antes de pressionar a opção de Adicionar.

 

Adicionando as outras abas como indicadores - Hiperlink no Power BI

Adicionando as outras abas como indicadores

 

Com os indicadores prontos é possível adicionar os hiperlinks. Para isso basta selecionar a forma e em seguida ativar a opção de Ação. Feito isso vamos selecionar o tipo, que será Indicador, e por fim selecionar qual aba que estamos nos referindo.

 

Inserindo uma ação na forma criada

Inserindo uma ação na forma criada

 

Agora essa forma está com a ação de ir até o indicador Relatório Final, portanto ao passar o mouse por cima da forma teremos uma mensagem informando como utilizar esse hiperlink.

 

Hiperlink criado - Hiperlink no Power BI

Hiperlink criado

 

Dentro do ambiente Power BI sempre teremos que segurar a tecla CTRL e clica no botão para que o hiperlink funcione, no entanto, ao publicar esse relatório online não será necessário esse procedimento, somente clicando normalmente ele irá diretamente para a aba desejada.

O procedimento será repetido para o outro hiperlink, no entanto, dentro de cada aba queremos ser capazes de voltar ao menu inicial com o auxílio de outro hiperlink. Neste caso vamos supor que não queremos utilizar uma imagem que já tenha no relatório, mas queremos criar uma dentro do próprio Power BI.

 

Menu do relatórios de vendas

Menu do relatórios de vendas

 

Aqui temos a imagem de uma casa que seria o menu, mas neste caso vamos a criação de um botão dentro do próprio programa. Esses botões podem ser encontrados na guia Página Inicial na parte de Botões.

 

Ferramenta para criação de botões

Ferramenta para criação de botões

 

Basta escolher o botão desejado para poder criar, neste caso vamos utilizar a opção Voltar.

 

Alterando a cor da linha do novo botão - Hiperlink no Power BI

Alterando a cor da linha do novo botão

 

Para que o botão fique no mesmo padrão do relatório vamos alterar a cor da linha deste ícone para branco.

 

Botão voltar criado

Botão voltar criado

 

O botão ficou com um aspecto melhor como se fizesse parte do relatório. Esse botão ao ser criado ele já possui automaticamente uma ação de voltar para a aba anterior, ou seja, dependendo da aba que tivemos antes ele irá voltar para ela.

Mas no caso de ir para o menu podemos fazer o mesmo procedimento dos primeiros botões, alterar a ação desse botão e ao invés de utilizar o tipo Voltar vamos colocar Indicadores e selecionar a aba Menu.

 

Trocando a ação do botão criado - Hiperlink no Power BI

Trocando a ação do botão criado

 

Desta forma o botão irá funcionar como o hiperlink que fizemos na primeira parte da aula. Como esse botão de voltar ao menu pode ser utilizado em diversas abas não é necessário recriá-lo sempre que quiser utilizar, basta copiar e colar o que já existe que ele já terá a ação de ir até o menu.

Nessa aula foi possível aprender como criar hiperlinks dentro do Power BI para que o usuário possa navegar entre os seus relatórios sem ter que selecionar na barra de abas para onde deseja ir.

Lembrando que ao publicar o relatório online não será necessário segurar a tecla CTRL para seguir o hiperlink. Temos uma ala explicando como criar uma conta gratuita e publicar o relatório no link abaixo:

https://www.hashtagtreinamentos.com/criar-conta-power-bi/

Então com a publicação online basta clicar normalmente no botão que será levado diretamente para a aba que foi configurada.

Você sabia que aqui na Hashtag temos um dos mais bem avaliados cursos de Excel do Brasil? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Vai começar o maior evento de Power BI da América Latina! Quer participar? Preencha seu e-mail abaixo: