Blog

Postado em em 18 de outubro de 2022

Gráficos para não Usar no Power BI – Não use com Muitas Informações

Quer descobrir quais são os gráficos para não usar no Power BI? Eu vou te mostrar porque não utilizamos com muitas informações!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Gráficos Para Não Usar no Power BI

Hoje eu quero te mostrar gráficos que você não deve usar no Power BI e o motivo de não usá-los!

Você vai notar que são gráficos que ficam confusos, ficam difícil de visualizar as informações e pode mais atrapalhar do que de fato ajudar na visualização dos seus dados!

Gráficos no Power BI

A ideia aqui é mostrar como não usar esses gráficos, não necessariamente você não deve usar os gráficos.

Pode utilizá-los, mas tenha em mente que a quantidade de informações que coloca dentro deles é MUITO IMPORTANTE, pois quanto mais informações dentro de um gráfico mais difícil fica sua análise.

E lembre-se, um gráfico é para facilitar a visualização e análise dos dados, e não o contrário. É por isso que substituímos tabelas por gráficos e não o contrário.

GRÁFICO DE PIZZA

Vamos começar com o gráfico de pizza no Power BI, só que aqui não é um gráfico para não usar, mas um gráfico para usar com pouca informação.

Gráfico de Pizza
Gráfico de Pizza

Esse é um gráfico de pizza com muita informação e só de olhar você já nota que é muito difícil identificar cada produto, as cores podem ficar parecidas, só que com esse tanto de informação fica bem mais complicado visualizar os dados.

Você pode usar esse gráfico, mas saiba que quanto mais informações coloca pior a visualização dele, então o ideal seria utilizar esse gráfico com 3 ou 4 informações!

Aqui você pode até substituir esse gráfico com muitas informações por um gráfico de barras, isso já melhora muito a visualização.

GRÁFICO DE LINHA

Vamos agora ao gráfico de linha no Power BI, que é muito utilizado e interessante, só que com muitos gráficos e tão ruim quanto o gráfico de pizza, talvez até pior.

Gráfico de Linha
Gráfico de Linha

Veja que aqui temos apenas 4 informações, mas fica bem difícil identificar cada pessoa, fora que você sempre tem que olhar para a legenda para poder fazer as distinções.

Agora imagine esse gráfico com 6, 8 ou até mais informações? Não fica nada visual, só que esse gráfico pode sim ser utilizado, mas geralmente utilizamos com 1 ou 2 informações para que fique visual e fácil de identificar as informações.

Você pode fazer um ajuste nesse gráfico utilizando o campo de múltiplos pequenos, que nada mais é do que a divisão do seu gráfico, em gráficos menores.

Então nesse caso você teria 4 gráficos de linha menores, ao invés de um único gráfico com as 4 informações.

Gráficos para não Usar no Power BI
Múltiplos pequenos

Veja que colocamos a informação de Vendedor dentro do campo de Múltiplos pequenos. Assim você nota que as 4 informações que tínhamos foram divididas em 4 gráficos.

Isso facilita muito a visualização e não temos a sobreposição de informações que acaba gerando dúvida ou até uma confusão na hora de analisar os dados.

GRÁFICO DE FAIXAS

Esse gráfico de faixas no Power BI não é muito comum, mas ele se assemelha ao gráfico de linhas, só que quando temos mais informações ele acaba ficando pior do que o gráfico de linhas, dá só uma olhada.

Gráficos para não Usar no Power BI
Gráfico de Faixas

Parece mais uma arte do que um gráfico mostrando as informações de faturamento por um período de cada produto.

Nesse caso seria interessante 1 ou 2 informações no máximo para evitar esse problema, mas se você ainda precisa mostrar todas as informações, então podemos voltar para visualização de tabelas.

Isso mesmo, podemos criar uma matriz com essas informações para que seja mais fácil a visualização.

Gráficos para não Usar no Power BI
Matriz para substituir o gráfico de faixas

Nesse caso a tabela vai ser muito mais visual do que esse gráfico e as informações ficam mais destacadas, então você sabe qual o período e qual o produto está analisando.

Conclusão – Gráficos para não Usar no Power BI

Nessa aula eu te mostrei alguns gráficos que não deve usar no Power BI, só que esse não uso, se deve mais a quantidade de informações do que o próprio gráfico em si.

Você pode utilizá-los sem problema, só que você notou a importância que é manter uma quantidade menor de informações para que qualquer pessoa consiga entender e visualizar as informações de forma correta.

Então em alguns casos basta alterar o tipo de gráfico ou a quantidade de informações que vai visualizar que vai conseguir uma melhor apresentação dos seus dados!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!