Blog

Postado em em 14 de junho de 2019

Gráficos no Excel – O passo a passo Completo

Nessa publicação vamos mostrar o passo a passo completo para criar Gráficos no Excel. Vamos ver como criar gráficos de linhas e de colunas, além de diversas configurações desses tipos de gráfico.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é um Gráfico?

Um gráfico nada mais é do que a representação visual de informações, muita das vezes representadas em tabelas, ou seja, o gráfico é uma forma mais fácil de representar uma quantidade grande de dados que pode não ser intuitivo de analisar na forma de tabela.

Portanto, o gráfico tem a função de resumir os dados de uma tabela (sejam esses dados em pequenas ou grandes quantidades, isso tanto em linhas quanto em colunas) em um formato visual que facilita tanto a análise quanto o entendimento das informações que foram dispostas.

Quando utilizar os Gráficos no Excel?

Vamos utilizar um gráfico sempre que quisermos resumir uma quantidade de informações com o objetivo de facilitar a análise e o entendimento dos dados. Essa análise e entendimento pode ser tanto para uma análise pessoal quanto para uma apresentação, para demonstrar com mais facilidade e objetividade as informações contidas nas tabelas. As informações visuais são mais fáceis de serem analisadas e absorvidas, por isso o gráfico é tão importante, pois além de facilitar a análise melhora a visualização do todo.

Neste caso, vamos criar um gráfico para analisar as vendas de funcionários de uma empresa. Com o gráfico vamos notar que é mais fácil analisar os dados, pois visualmente vamos notar diferenças de quem vendeu mais, quem vendeu menos entre outras informações.

Tabela base
Tabela base

Como utilizar um gráfico?

A parte de gráficos do Excel se encontra na guia Inserir.

Guia Inserir
Guia Inserir

Existem várias opções de gráficos e elas podem mudar de acordo com a versão do Excel, no entanto existem três gráficos “básicos” que serão os mais utilizados e podem ser encontrados em todas as versões, são eles: gráfico de barras, gráficos de linha e gráfico de pizza.

Inicialmente vamos criar um gráfico de barras. Para isso, temos que selecionar todos os nossos dados incluindo os cabeçalhos.

Tabela selecionada
Tabela selecionada

Feito isso, podemos ir até a guia Inserir, depois em Gráfico de Barras e vamos selecionar a primeira opção que é Coluna Agrupada.

Gráficos de Colunas no Excel
Gráficos de Colunas no Excel

Ao clicar nessa opção o Excel irá gerar um gráfico incluindo os todos os dados que foram selecionados na tabela.

Criando gráficos no Excel
Criando gráficos no Excel

Criado o gráfico vamos agora editar o gráfico para deixá-lo com um aspecto melhor para que possamos tirar melhor proveito das nossas informações que estão sendo mostradas.

Inicialmente, vamos remover as linhas de grade, para isso temos que colocar o mouse em cima de uma delas e clicar uma vez com o botão esquerdo.

Selecionando as linhas de grade
Selecionando as linhas de grade

Ao colocar o mouse em cima da linha essa mensagem irá aparecer “Linhas de Grade PrincipaisEixoVertical (Valor)”, ao clicar nela podemos observar que todas as linhas agora estão selecionadas, pois estão com círculos no início e no fim de cada linha.

Tendo as linhas de grades selecionadas basta pressionar o botão Delete para que as linhas de grade sejam excluídas.

Gráfico sem linhas de grade
Gráfico sem linhas de grade

Agora que as linhas de grades foram excluídas fica um pouco mais difícil de sabermos quanto vale cada uma dessas barras, no entanto podemos melhorar essa situação acrescentando os Rótulos de Dados.

Assim como fizemos com as linhas de grade, vamos selecionar uma das colunas. Ao selecionar assim como aconteceu com as linhas de grade todas as colunas vão ser selecionadas ao mesmo tempo.

Após essa seleção podemos acessar a guia Página Inicial para modificar a cor das barras.

Gráficos no Excel
Gráficos no Excel

Feita essa seleção, vamos clicar no símbolo de + no canto superior direito do gráfico e vamos selecionar a opção Rótulo de Dados.

Rótulo de Dados
Rótulo de Dados

Ao selecionar essa opção podemos observar que agora temos os valores de cada um dos vendedores logo acima de cada uma das colunas.

Gráfico com Rótulo de Dados
Gráfico com Rótulo de Dados

Da mesma forma que ao clicarmos nas colunas todas elas foram selecionadas e foi possível modificar as cores das colunas, podemos fazer exatamente o mesmo procedimento para os rótulos que acabamos de inserir, no entanto para os rótulos temos todas as opções de formato de texto, como aumentar/diminuir a fonte, alterar a fonte, cor da fonte, entre outras opções.

Editar rótulo de Dados
Editar rótulo de Dados
Guia Página Inicial
Guia Página Inicial

Após as devidas mudanças podemos ter uma melhor representação dos nossos rótulos dentro do gráfico para representar as vendas de cada um dos funcionários.

Gráfico Formatado
Gráfico Formatado

Outra alteração que podemos fazer é a remoção do título. Esse procedimento é o mesmo que foi feito para a remoção das linhas de grade, basta clicar no título do gráfico e pressionar a tecla Delete para que o título seja removido.

Obs: Caso o usuário deseje colocar o título novamente basta clicar no símbolo de + e selecionar a opção título do gráfico.

Adicionando título ao gráfico
Adicionando título ao gráfico

Outra alteração que pode ser feita e é interessante para que o gráfico não pareça estar dentro de uma caixa é a remoção das linhas de contorno do gráfico, das bordas que delimitam o gráfico.

Para isso temos que primeiramente selecionar o gráfico.

Gráfico selecionado
Gráfico selecionado

Em seguida podemos ir à guia Formatar, em seguida em Contorno de Forma e por fim vamos selecionar a opção Sem Contorno.

Guia Formatar
Guia Formatar

Feito isso, podemos agora clicar fora do gráfico e será possível notar que não temos mais o contorno do gráfico.

Gráfico sem contorno
Gráfico sem contorno

A próxima informação que vamos inserir ao nosso gráfico será a meta, para indicar a meta de venda dos funcionários com uma linha horizontal no gráfico. Para que seja possível acrescentar a meta dentro do gráfico precisamos primeiro colocar o valor dela em algum lugar da planilha.

Acrescentar linha de meta
Acrescentar linha de meta

Agora temos o nosso valor de meta, no entanto para construirmos uma linha horizontal no gráfico vamos precisar de um valor de meta para cada funcionário na tabela.

Para isso, será necessário termos a mesma quantidade de dados com o valor da meta, ou seja, teremos que criar mais uma coluna na tabela que pegue sempre o valor que está na célula C13 que é o valor da meta desejada.

Inicialmente, precisamos atribuir à célula D3 o valor da célula C13. Portanto, vamos utilizar a fórmula =C13, no entanto para que não seja necessário escrever essa fórmula uma vez para cada uma das linhas da tabela vamos ter que utilizar o trancamento, ou seja, trancar a referência da célula C13 para quando arrastarmos o valor da célula D3 a referência se mantenha a mesma.

Coluna de meta nos gráficos no Excel
Coluna de meta nos gráficos no Excel

Temos duas maneiras de utilizar o trancamento a primeira delas é a mais prática que é pressionando a tecla F4 enquanto estamos escrevendo a célula em questão. A segunda é escrevendo manualmente os símbolos $ antes da linha e da coluna da célula.

Trancamento total
Trancamento total

Feito isso, o Excel reconhece que se clicarmos no quadrado verde no canto inferior direito da célula e arrastarmos até a última linha a referência não será modificada, pois está fixa tanto em linha quanto em coluna, portanto sempre irá obter o valor da célula C13.

Arrastando a meta
Arrastando a meta

Podemos observar que agora todos os valores nessa nova coluna são iguais ao valor da meta. Caso o valor da meta seja alterado todos esses valores da nova coluna também vão se alterar automaticamente sem que haja necessidade de alterar um por um.

Alterando a meta
Alterando a meta

Criada a nova coluna temos que acrescentar esses dados dentro do nosso gráfico para que possamos observar nossa linha horizontal referente a meta que criamos. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no gráfico e escolher a opção Selecionar Dados.

Selecionar dados
Selecionar dados

Ao selecionar essa opção será aberta uma nova janela de seleção de fonte de dados.

Janela selecionar dados
Janela selecionar dados

Como queremos que nossa meta apareça na parte dos valores (eixo Y) vamos clicar na opção Adicionar no quadro esquerdo, logo em cima de Venda.

Inserindo dados nos gráficos no Excel
Inserindo dados nos gráficos no Excel

Vamos dar o nome da nossa série de Meta e em seguida vamos selecionar os novos dados que acabamos de criar, que vão da célula D3 até a célula D11.

Ao pressionar OK nas duas janelas vamos ter o seguinte gráfico.

Gráficos com meta no Excel
Gráficos com meta no Excel

Podemos observar que o gráfico agora possui colunas verdes e colunas alaranjadas, no entanto queremos apenas as colunas verdes e linhas laranjas.

Para isso, basta selecionar uma das colunas em laranja e , em seguida, ir à guia Inserir e selecionar a opção Gráfico de Linha.

Gráficos de linha no Excel
Gráficos de linha no Excel

Feito isso, podemos observar que as colunas em laranja foram transformadas em uma linha.

Gráficos no Excel
Gráficos no Excel

Como todos os elementos no gráfico a linha que foi criada também pode ser formatada. Basta selecioná-la e ir até a guia Formatar e modificar as opções de Contorno de Forma.

Essa opção nos possibilita alterar a cor, espessura da linha e até mesmo deixar a linha tracejada.

Formatando a meta
Formatando a meta

Feitas as modificações teremos o seguinte gráfico.

Gráficos no Excel
Gráficos no Excel

Um ponto importante desse novo gráfico que criamos é que ele está diretamente relacionado com o valor de meta que definimos, ou seja, se esse valor for modificado a nossa linha também será modificada automaticamente.

Alterando meta nos gráficos no Excel
Alterando meta nos gráficos no Excel

Essa parte do gráfico está pronta, agora vamos incrementá-lo acrescentando um botão para que possamos modificar o valor da meta sem ter que escrever diretamente na célula.

Para adicionar um botão, basta selecionar a guia Arquivo e em seguida Opções. Feito isso, será aberta uma nova janela.

Opções do Excel
Opções do Excel

No menu a esquerda vamos selecionar a opção Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Nessa nova seção vamos modificar na parte de Escolher comandos em: para Guia Desenvolvedor.

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Em seguida, vamos selecionar a opção Inserir Controles e vamos selecionar a opção Adicionar.

Adicionar controles
Adicionar controles

Agora basta pressionar OK para que as modificações sejam salvas.

Agora temos a caixa de controle no canto superior esquerdo do Excel.

Caixa de Inserir Controles
Caixa de Inserir Controles

Agora podemos adicionar o nosso botão para modificarmos nossa meta que automaticamente irá modificar nossa linha de meta dentro do gráfico.

Vamos selecionar a opção Botão de Rotação dentro da seção Controles de Formulário.

Botão de Rotação
Botão de Rotação

Ao selecionar essa opção podemos clicar e arrastar dentro das células do Excel parar criarmos esse botão.

Criando botão de rotação
Criando botão de rotação

Para que nosso botão aumente e diminua o valor da nossa meta precisamos configurá-lo, para isso vamos clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção Formatar Controle.

Formatar controle
Formatar controle

Selecionada essa opção será aberta uma nova janela para que possamos configurar nosso botão de rotação.

Formatando o botão
Formatando o botão

Nesta janela temos algumas informações para preencher:

• Valor atual – valor inicial da célula após pressionar OK;

• Valor mínimo – menor valor que a célula pode assumir;

• Valor máximo – maior valor que a célula pode assumir;

• Alteração incremental – quantidade que será adicionada ou removida ao pressionar um dos botões de rolamento;

• Vínculo da célula – célula na qual essas alterações serão feitas (neste caso será nossa célula C13, que é a célula da meta).

Feitas essas configurações temos nosso botão funcionando perfeitamente, então a medida que clicarmos na seta para cima o valor da meta irá aumentar de 200 em 200 e a medida em que clicarmos na seta para baixo esse valor irá descer de 200 em 200.

Gráficos no Excel
Gráficos no Excel
Gráficos no Excel
Gráficos no Excel

É importante lembrar que temos valores de máximo e mínimo, então o Excel não vai permitir que o usuário passe desses valores ao continuar pressionando o botão de rolamento.

Criamos então um gráfico bem dinâmico que além de representar muito bem os dados que temos na tabela consegue também mostrar de forma automática a meta definida e modificar essa meta com a utilização de um botão.

Com essa publicação aprendemos como criar gráficos no Excel com formatações bem interessantes!

Caso queira continuar aprendendo com a gente, acesse:
https://www.hashtagtreinamentos.com/tabela-de-dados/