Blog

Postado em em 4 de agosto de 2021

Gráfico de Funil no Power BI – [Análise de Dados em Etapas]

Nessa aula eu vou te mostrar como criar um gráfico de funil no Power BI para que você possa fazer sua análise de dados que possuem etapas!

Um gráfico de funil é um tipo de gráfico que demonstra o fluxo de usuários em um processo de negócios ou venda. Ele possui o topo largo, mas um fundo estreito, como uma pirâmide invertida. 

Ao fazer um gráfico funil Power BI, o profissional pode contribuir para que os gestores vejam com facilidade informações relevantes.

Você sabe como fazer funil no Power BI? Ele é diferente do gráfico pirâmide power BI e do gráfico de progresso, ok? Não confunda! 

Vamos começar, então, explicando o que é gráfico funil Power BI depois vou te mostrar como criar um gráfico de funil!

O que é um gráfico de funil no Power BI?

O gráfico funil Power BI é uma forma de visualização de dados no programa que mostra um fluxo de processos.  

É um gráfico Power BI muito utilizado por departamentos de marketing e vendas. O objetivo é representar e analisar as diferentes etapas de determinados processos. E como interpretar um gráfico de funil?

A área superior do gráfico exibe uma área ampla que, em muitos casos, diminui à medida em que o processo avança no funil. 

Vamos exemplificar com um processo de marketing. 

Inicialmente, o time tenta atrair a atenção de potenciais clientes com conteúdos relevantes. Na sequência, eles ficam interessados e passam a ler blogposts, baixar e-books e ver webinars.

Passado algum tempo, esses potenciais clientes percebem que aquela marca resolve seus problemas. Por fim, compram um produto ou serviço.

Esse processo pode ser demonstrado no seguinte funil de conversão:

gráfico funil power BI gráfico conversão

Na prática, o número de potenciais clientes que saem de uma etapa para outra diminui. Os leads no topo não são todos convertidos em vendas finais.

Esse gráfico Power BI pode contribuir bastante para o gestor de marketing tomar melhores decisões em seu departamento.

Entendeu como interpretar um gráfico de funil? É preciso se atentar a vantagens e desvantagens do uso desse gráfico.

Vantagens e desvantagens do gráfico de funil

Um gráfico de funil pode trazer benefícios para uma empresa, tais como:

  • Eles podem mostrar a “taxa de queda” em cada etapa do processo que está sendo visualizado;
  • É possível destacar e filtrar gráficos de funil no Power BI em uma página de relatório;
  • São boas opções para exibir processos lineares;
  • Podem expor as etapas onde há gargalos;
  • São fáceis de ler e interpretar.

Apesar dessas vantagens relevantes, este gráfico não mostra informações detalhadas, Inclusive, se você errar ao formatar ou ordenar funil power BI, os dados podem ser enganosos.

Por fim, vale destacar ainda que esses gráficos de funil não são úteis para processos com menos de 3 estágios. É preciso avaliar quando optar por um gráfico de funil.

Quando optar por um gráfico de funil?

O gráfico de funil é muito útil para retratar processos lineares. Ele mostra como o conjunto inicial se divide em partes progressivas.

Ao visualizar o número de usuários que chegam em cada etapa do processo, o gestor compreende certos comportamentos. É possível mostrar os usuários, em comparação com o estágio de abertura, como:

  • contagem absoluta (número bruto): valiosa no início e no final do processo para construir uma compreensão do volume global de usuários.
  • proporção relativa: podem fornecer insights mais rápidos sobre a eficácia de cada etapa do processo.

Sempre que possível, e caso não atrapalhe a visualização, mostre ambos os valores.

Mais uma vez, não confunda: gráfico pirâmide power BI e gráfico de progresso power bi são diferentes do gráfico de funil.

Dito isso, quando usar o gráfico funil Power BI? Você pode criar este gráfico:

  • se o número de itens/usuários na primeira etapa for maior que o número no final;
  • em caso de dados sequenciais que se movimentam em pelo menos 4 estágios;
  • para o cálculo do potencial (vendas/receita/negociações etc.) por estágios.
  • para rastrear o progresso e o sucesso das campanhas de marketing;
  • para controle do fluxo de trabalho do carrinho de compras;
  • para cálculo e controle de taxas de retenção e conversão;
  • para revelar afunilamentos de um processo linear.

“Quero fazer um gráfico funil Power BI para demonstrar um processo de vendas. Como fazer funil no Power BI”?

Sua dúvida é a dúvida de muitos, vamos lá!

Como criar um gráfico de funil no Power BI?

Você está diante de um processo de vendas, uma situação que demanda um gráfico de funil. Basta seguir esses 3 passos para criar um gráfico de funil no Power BI:

Passo 1: Comece com uma página de relatório em branco

Abra uma nova tela de desktop Power BI e salve-a como Visualização PowerBI. Carregue os dados (Texto/CSV) e você verá o painel Fields com as variáveis dos dados.

Passo 2: localize o gráfico de funil no painel Visualizações

Clique no gráfico, e será criada uma caixa de gráficos na tela. Lembre-se de adicionar os argumentos de visualização necessários para que o gráfico seja exibido.

Passo 3: formate seu gráfico

Existem várias opções de formatação disponíveis para o gráfico. Para começar, você pode ir para o campo de formato e alterar a cor e o tamanho do texto do gráfico.

A outra opção de formatação é alterar as cores de dados do gráfico funil Power BI. 

É possível, ainda, alterar a cor e o tamanho do texto do parâmetro de conversão. Basta ligar a opção “Conversão” e alterar o que desejar.

4 dicas e pontos de atenção ao criá-lo

Agora que você aprendeu como criar esse gráfico Power BI, há outros pontos de atenção para otimizar sua visualização.

1. Tenha ao menos 4 níveis no gráfico de funil

Um gráfico de funil só é eficiente se você tiver pelo menos 4 etapas, níveis ou estágios. Quando há apenas duas etapas em um processo, só temos uma única razão para compreender. Neste caso, seria melhor um gráfico de pizza ou de barra empilhada única.

2. Represente os dados em forma de barra

Na hora de criar um gráfico funil Power BI, é possível colocar os diferentes estágios como barras. Desse modo, é mais fácil distinguir cada seção em relação ao restante do gráfico.

O objetivo desta medida é facilitar sua interpretação e remover a ambiguidade de valor.

3. Escolha bem as cores

A cor, junto com a forma do funil, afeta a legibilidade do gráfico. Uma boa dica é evitar cores escuras e optar por uma paleta que facilite a diferenciação entre as seções do funil. 

Usar a mesma cor em diferentes tons seguindo um padrão é interessante, pois dá uma sensação de continuidade. Cores como azul, roxo e verde são frequentemente usadas.

4. Coloque um espaçamento adequado entre os níveis

Uma maneira possível de gerar um gráfico de funil é um triângulo simples. As larguras dos estágios no triângulo correspondem à proporção de usuários que chegam a cada estágio.

Mas isso pode causar distorções sobre o quão grande ou importante cada etapa é. Portanto, a recomendação para seu gráfico funil power BI é manter o mesmo espaçamento entre os níveis (eixo vertical).

Como Criar um Gráfico de Funil no Power BI

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Fala, galera! Na aula de hoje nós vamos te mostrar como criar um gráfico de funil no Power BI!

Para poder fazer nossa análise nós vamos utilizar a função COUNTROWS (que serve para contar linhas no Power BI) para criar uma medida no Power BI com o objetivo de obter total de oportunidades que temos na base de dados.

Em seguida nós vamos fazer a nossa análise de dados em etapas utilizando o gráfico de funil!

Essa ferramenta é muito útil e muito visual para análises em etapas, pois fica muito visual esse “funil”, então fica bem evidente os maiores valores e os menores.

Dessa forma já conseguimos fazer uma análise mais rápida apenas batendo o olho nesses dados e depois, claro, podemos fazer análises mais detalhadas.

Na aula de hoje vamos utilizar de um exemplo de uma base já importada para o nosso Power BI chamada de Projetos, onde temos uma empresa que lida com projetos.

A tabela importada possui as colunas com as informações de Código Projeto, Setor, Valor Orçado, Valor Negociado, Desconto Concedido, Data Ativação Lead, Data Início, Data Término, Responsável, Status.

Os projetos são representados em fases, e elas são classificadas como:

  1. Prospecção: fase em que chegam os projetos, em que efetivamente o cliente entra em contato com a empresa
  2. Em negociação: fase em que os projetos são discutidos e acontece de fato a negociação para fechá-los
  3. Aguardando Nota Fiscal: quando o projeto é fechado e é emitida a nota fiscal pela empresa para o cliente definitivamente pagar e começar o projeto
  4. Em andamento: quando o projeto já está pago e começa a ser executado
  5. Finalizado: quando o projeto é entregue, de fato, para o cliente

Nesse exemplo, o gráfico de funil é um tipo de gráfico legal para mostrar como os projetos que entram na empresa são convertidos, fase a fase.

Ou seja, é interessante ver quantos projetos chegam na empresa, na fase de prospecção, e quantos saem da empresa, de fato são entregues (finalizados).

Vão dar pra gente o percentual de conversão, fase a fase (fase atual comparado com a fase anterior), e da última fase considerada em relação à primeira.

Assim, temos noção de quantos projetos passaram de uma fase para a outra, sabendo a conversão parcial, em sequência, ou da primeira para o final, sabendo a conversão final de projetos que representaram dinheiro para a empresa.

Cada linha da nossa tabela representa um projeto, certo? Para criar essa visualização em funil, precisamos contar quantos projetos existem, considerando suas fases.

Para isso, precisamos lançar mão de uma nova medida com a fórmula chamada COUNTROWS para contar cada linha da nossa tabela de Projetos. Observe abaixo:

Para criar a medida, vamos:

  • Na segunda guia do Power BI, a Guia Dados
  • Clicar com botão direito em qualquer coluna
  • Nova medida
  • Colocar a fórmula:

Oportunidades = COUNTROWS(Projetos)

  • Dar Enter

Para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de “Oportunidades” para o campo de Campos do cartão.

Com isso conseguiremos ver a nossa medida:

Imagem1

Para criar o nosso gráfico de funil desejado, precisamos:

  • Inserir um gráfico de funil, que é a 2ª visualização da 3ª linha de visualizações
  • A coluna de Status na propriedade “Grupo” do gráfico
  • A medida de Oportunidades propriedade “Valores” do gráfico
Gráfico de Funil no Power BI

Acima temos a conversão de projetos totais finalizados em 19,4% de todos  os que entraram na fase de prospecção na empresa.

Podemos também observar o percentual de conversão fase a fase, como abaixo:

Gráfico de Funil no Power BI

Conclusão do Gráfico de Funil no Power BI

O gráfico de funil é um tipo de visualização escolhido para ver o comportamento de um número categorizado, e como citado na videoaula é uma forma de ver os números em ranking.

Não sei se você sabe, mas nem todo gráfico vai servir para qualquer situação, então o gráfico de funil vai ser muito bom para o exemplo que mostramos, mas em outros casos pode ser que não seja o mais adequado.

Mas como saber qual o gráfico mais adequado para cada situação? Nós temos uma publicação mostrando exatamente os gráficos certos para cada uma dessas situações.

Assim você sabe qual o melhor tipo de gráfico para representar suas informações sem que fique confuso ou bagunçado! Para isso basta clicar aqui e ver a nossa publicação completa!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer ter acesso a um Minicurso de Finanças no Excel de forma 100% gratuita? Preencha seu e-mail abaixo!