Blog

Postado em em 22 de janeiro de 2020

Gráfico de Colunas Empilhadas no Excel

Nessa publicação vou te ensinar como criar um gráfico de colunas empilhadas no Excel! Você vai aprender a criar análises gráficas bem incomuns!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é um Gráfico de Colunas Empilhadas?

É um gráfico em que os dados de análise ficam empilhados como o próprio nome já diz. Desta forma fica mais fácil para que o usuário consiga fazer uma melhor análise visual de qual foi o maior gasto ou o menor apenas olhando para a coluna, ou seja, é um gráfico com uma análise mais intuitiva e mais direto.

O usuário com esse gráfico consegue visualizar a proporção de cada um dos dados de forma mais rápida e eficiente sem ter que olhar diretamente para os números para saber o maior ou o menor custo por exemplo.

Quando utilizar esse tipo de gráfico?

A análise que vamos ver aqui é justamente em relação a gastos, ou seja, será possível verificar o maior e menor gasto apenas olhando para o gráfico. Outra análise importante que é possível fazer é uma análise rápida para verificar como estão os gastos durante o ano, ou seja, somente olhando é possível ver o aumento e decréscimo nos gastos.

Como criar um Gráfico de Colunas Empilhadas?

Vamos começar pela tabela de dados primeiramente, ou seja, será necessário ter os dados que serão transformados em gráfico como mostra a figura abaixo.

Tabela inicial com análise mensal durante o ano
Tabela inicial com análise mensal durante o ano

Aqui temos uma tabela do ano de 2015 com os gastos de 3 produtos: arroz, feijão e farofa. E temos também o total gasto em cada um dos meses.

O primeiro passo para a criação do gráfico é selecionar todas as informações da tabela, é possível fazer isso de forma rápida selecionando qualquer célula da tabela e pressionar CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO. Feito isso todo a tabela será selecionada.

Para criar o gráfico vamos até a guia Inserir, em seguida em Gráfico de Coluna e por fim em Coluna Empilhada.

gráfico de colunas empilhadas
Gráfico de coluna empilhada

Ao selecionar essa opção teremos esse gráfico criado, no entanto é possível observar que não está com a melhor visualização, pois tem algumas informações poluindo o gráfico e temos também o total fazendo parte do nosso gráfico, ou seja, ele está sendo contabilizado.

Vamos redimensionar o gráfico utilizando as bolinhas ao redor dele, em seguida vamos remover o título e as linha para que a visualização fique melhor. Para remover as linhas e o título basta selecionar eles e pressionar delete.

gráfico de colunas empilhadas
Gráfico redimensionado e sem alguns elementos

Temos agora o gráfico redimensionado sem o título e as linhas de grade do gráfico. Algo que pode ser feito para deixar mais intuitiva a análise do gráfico e mudar as cores do gráfico e dos produtos, para que eles possam combinar e fazer a distinção deles mais facilmente.

Alterando a cor das barras no gráfico de colunas empilhadas
Alterando a cor das barras no gráfico de colunas empilhadas

Veja que ao clicar em uma das cores do gráfico o Excel mostra qual das linhas está selecionada, desta forma o usuário poderá combinar as cores das barras selecionadas com a linha que está sendo referenciada. Assim o gráfico fica mais intuitivo, pois os produtos vão combinar com as cores do gráfico.

Feito isso vamos selecionar uma das barras que representam o total e vamos acrescentar o rótulo de dados, que é a informação daquele dado em forma de número para que o usuário saiba qual é o valor do total daquela coluna.

Inserindo rótulos de dados no gráfico
Inserindo rótulos de dados no gráfico

Ao inserir esse rótulo de dados temos as informações do total de cada coluna, no entanto não queremos que essa barra fique atrapalhando a visão nem que faça parte do gráfico. Para isso vamos mudar a cor como fizemos com as outras partes, no entanto vamos modificar para sem preenchimento.

Alterando para sem preenchimento a cor da barra de totais
Alterando para sem preenchimento a cor da barra de totais

Desta forma ao remover a seleção das barras de totais não será possível visualizá-las, portanto o gráfico ficará com a informação do total daquela coluna sem que a barra de totais apareça para atrapalhar a visualização.

Resultado com a barra de totais "oculta" no gráfico de colunas empilhadas
Resultado com a barra de totais “oculta” no gráfico de colunas empilhadas

O último detalhe que vamos arrumar é em relação ao eixo Y, pois nosso gráfico está indo até a margem de 10.000, mas o nosso maior valor é 4.554, portanto podemos colocar o máximo do gráfico para 5.000 e ter uma dispersão melhor do gráfico.

Para isso basta clicar com o botão direito em cima do eixo e selecionar a opção Formatar Eixo. Em seguida basta modificar o valor de máximo na aba que irá aparecer a direita do Excel para 5000.

Alterando o valor máximo do eixo Y
Alterando o valor máximo do eixo Y

Feito isso o gráfico fica mais preenchido com os dados e fica com menos área branca que não estava sendo utilizada.

Gráfico de colunas empilhadas finalizado
Gráfico de colunas empilhada finalizado

Para finalizar o usuário pode selecionar o nome Total que fica na legenda e deletá-lo para que não mostre que tem algum dado a mais no gráfico que não está sendo mostrado.

Conclusão

Nesta aula foi possível aprender como construir um gráfico de coluna empilhada e ainda utilizar essa dica de deixar uma coluna sem preenchimento para mostrar o valor do total.

Além disso, nós temos uma aula falando sobre todos os gráficos do Excel e como utilizar cada um deles, então se quiser saber mais sobre gráficos clique aqui para poder melhorar ainda mais suas apresentações!

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!