Blog

Postado em em 23 de fevereiro de 2024

3 Funções de Data no SQL – Funções Úteis para o Trabalho

Aprenda três funções de data no SQL muito úteis para o trabalho e operações com data!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

3 Funções de Data no SQL – Funções Úteis para o Trabalho

Na aula de hoje, eu quero te mostrar três funções de data no SQL muito úteis! Essas funções são importantes porque, ao realizar operações com datas, é recomendado utilizar as funções próprias para essa finalidade.

Dessa forma, você evita alguns erros e até problemas como utilizar diferentes tipos de dados para fazer as operações entre datas.

Por isso, nesta aula, vou te apresentar as funções datediff, date_add e date_sub no SQL, para que você possa fazer seus cálculos com datas de forma correta!

Então, vem comigo que eu vou te mostrar com exemplos cada uma dessas funções.

Funções de Datas no SQL

Funções de texto, números e datas são muito úteis e comumente utilizadas não só em bancos de dados, mas também em qualquer linguagem de programação ou ferramenta de tratamento de dados.

Com SQL, isso não é diferente, e por isso trouxe estas três funções de data que são muito importantes para você conhecer e bastante tranquilas de entender.

Função datediff no SQL

Vamos começar pela função datediff no SQL. Essa função calcula a diferença entre duas datas, retornando o resultado em dias. Você só precisa passar as duas datas que deseja calcular a diferença: datediff(data1, data2).

Como exemplo, vamos calcular a idade dos clientes da nossa base de dados. Para isso, vamos calcular a diferença entre a data de nascimento presente na tabela e a data atual (obtida através da função curdate). Isso trará o resultado em dias.

Para obter a idade em anos, vamos dividir esse resultado por 365. E para arredondar e ter os anos em números inteiros, vamos utilizar a função floor, que arredonda os valores para baixo.

SELECT
    Nome,
    floor(datediff(curdate(), Data_Nascimento)/365) AS Idade
FROM clientes;

Idade

É claro que esse resultado não será 100% preciso, pois não estamos considerando os anos bissextos, porém é apenas uma forma de exemplificar a aplicação da função datediff.

Função date_add no SQL

A função date_add é utilizada para adicionar um intervalo de tempo a uma data.

date_add(data, intervalo valor unidade)

Vamos, por exemplo, adicionar 10 dias à data de nascimento dos clientes do nosso banco de dados.

SELECT
    Nome,
    Data_Nascimento,
    date_add(Data_Nascimento, interval 10 day)
FROM clientes;

Função date_add

Nesse exemplo, estamos adicionando dez dias, mas poderiam ser meses, anos, semanas, dependendo de qual unidade você definisse para o intervalo adicionado.

Função date_sub no SQL

Já a função date_sub faz exatamente o contrário da date_add. Ao invés de adicionar um intervalo de tempo, ela subtrai um intervalo de tempo de uma data.

date_sub(data, intervalo valor unidade)

Vamos, por exemplo, subtrair 5 dias da data de nascimento dos clientes.

SELECT
    Nome,
    Data_Nascimento,
    date_sub(Data_Nascimento, interval 10 day)
FROM clientes;

Função date_sub

O mesmo poderíamos fazer para meses, semanas ou anos.

Recomendações sobre Manipulação de Datas

É recomendado utilizarmos essas funções ao invés de fazer o cálculo direto entre uma data e outra, como adicionar data1 + data2 ou subtrair data1 – data2. Dessa forma, evitamos problemas ao lidar com diferentes tipos de dados.

Dentro do SQL, temos dados do tipo Date e do tipo Datetime, e realizar os cálculos diretamente entre as datas pode gerar algum erro ou resultado inesperado. Já com o uso das funções específicas, isso não ocorre.

Conclusão – 3 Funções de Data no SQL – Funções Úteis para o Trabalho

Nessa aula, você aprendeu como utilizar funções de data no SQL, ferramentas muito úteis para o trabalho e para manipular datas no SQL.

Com essas funções, você poderá adicionar e subtrair intervalos de datas em suas tabelas, além de calcular a diferença entre duas datas, de forma prática e correta, evitando erros e resultados inesperados.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador