Blog

Postado em em 5 de dezembro de 2021

Fórmula COALESCE no Power BI – Como Usar Essa Fórmula?

Não sei se você já ouviu falar da fórmula COALESCE no Power BI, mas hoje eu quero te mostrar como ela vai poder te ajudar no seu dashboard!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Função COALESCE no Power BI

Você já conhece a função COALESCE no Power BI? Hoje eu quero te mostrar como usar a função COALESCE, qual a sua utilizada e como ela pode te ajudar!

Ela não é muito conhecida, mas ela pode te ajudar nas suas atividades do dia a dia e é claro, vai ter mais conhecimento em Power BI!

Fórmula COALESCE no Power BI

Essa função vai funcionar como se fosse um SEERRO, ou seja, vamos poder dar uma segunda opção caso o resultado não seja aquele esperado.

Então para evitar que apareça algum erro ou uma informação indesejada nós vamos utilizar essa função.

OBS: Para essa aula nós vamos utilizar as informações de uma aula sobre Contratações e Demissões, então caso queira saber de algum detalhe basta clicar aqui para acessar o post.

Análise de contratações e demissões
Análise de contratações e demissões

Nessa análise você vai notar que em quantidade de demissões nós temos alguns anos em que não temos nenhum valor.

Só que muita das vezes é interessante informar que de fato não tivemos demissões, então seria mais visual escrever “sem demissões” ou algo do tipo para facilitar a visualização dessa informação.

Sem conhecer a fórmula COALESCE você já deve ter pensado em utilizar a fórmula IF para resolver esse problema.

Ela funciona, mas acaba que você tem que utilizar ela só para verificar se uma informação está em branco, caso contrário vai retornar a mesma informação.

Então seria algo que não é muito eficiente, por esse motivo é que vamos utilizar a fórmula COALESCE.

Fórmula COALESCE
Fórmula COALESCE

Essa fórmula fica muito mais simples e mais fácil do que utilizar a fórmula IF, então vamos exibir a quantidade de demissões, mas caso o resultado seja vazio, 0 ou em branco vamos mostrar o texto “sem demissões”.

Então com essa fórmula não precisamos fazer nenhuma comparação, a própria fórmula já vai entender que se tiver o valor ele tem que ser mostrado, caso contrário vai mostrar o que estiver no segundo argumento da fórmula.

Utilizando a fórmula COALESCE na matriz
Utilizando a fórmula COALESCE na matriz

Então a própria visualização das informações fica melhor, pois nesse caso você tem certeza de que não teve demissões e que não teve um erro nem nada.

Outra vantagem muito interessante é utilizar essa mesma medida dentro de um cartão, pois sempre quando não temos dados no cartão aparece a mensagem: (em branco).

Então utilizando essa fórmula você também vai ter o texto “Sem Demissões” que é bem mais intuitivo do que apenas (em branco).

Conclusão

Na aula de hoje eu te mostrei como usar a fórmula COALESCE para melhorar a visualização dos seus dados quando eles aparecem em branco.

Dessa forma você não precisa utilizar o IF ou ter que fazer outro tipo de tratamento para mostrar um texto mais específico daquele valor vazio.

Agora você pode testar nos seus projetos também, não precisa ser somente em análise de contratações e demissões no Power BI.

Esse é um recurso que vai te ajudar em qualquer situação para não ficar com valores vazios.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!