Blog

Postado em em 12 de janeiro de 2021

Formatação Condicional Excel – Formatando Dados Automaticamente

Formatação Condicional Excel

A Formatação Condicional Excel vai te permitir criar formatações automáticas para facilitar suas análises dentro das tabelas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Formatação Condicional Excel

Você já deve ter ouvido ou já deve em algum momento ter precisado dessa ferramenta e não sabia se ela existia ou como utilizá-la.

Então hoje nós vamos te explicar e ensinar como funciona a Fórmula Condiciona Excel com Cores.

É para isso que essa ferramenta funciona, como o próprio nome já diz ela vai fazer uma formatação nas células de acordo com uma condição.

Assim o usuário insere essa condição e sempre que ela for verdadeira o Excel irá formatar a célula de acordo com o que foi programado.

Não é o máximo isso? Formatação automática sem precisar ficar toda vez alterando quando quiser realçar uma informação importante!

Animado para aprender como ela funciona? Então vem com a gente, que vamos ensinar o passo a passo!

Alterar cor da Célula Automaticamente com a Formatação Condicional Excel

Antes de ir diretamente a formatação condicional é importante mostrar onde fica essa ferramenta e as diversas opções que ela tem para você brincar com ela!

Formatação Condicional Excel
Formatação Condicional Excel

Essa ferramenta fica na guia “Página Inicial” e ao clicar temos todas essas opções, então de acordo com a sua necessidade pode entrar em cada uma dessas opções e escolher a melhor para sua atividade.

Para o próximo exemplo vamos entrar na parte de Escalas de Cor, aqui você pode escolher um padrão já pronto, ou pode ir em “Mais Regras” para personalizar a sua regra.

Edição da formatação condicional
Edição da formatação condicional

Nessa janela temos todas as edições que podem ser feitas na formatação condicional no Excel, então inicial temos o tipo de regra a ser escolhido.

Que correspondem ao que vimos nos modelos já prontos (que também podem ser modificados para poder se adequar a sua necessidade).

E na parte logo abaixo temos a edição dos parâmetros da regra selecionada, então para esse tipo específico podemos escolher o estilo: Escala Bicolor, Escala Tricolor, Barra de Dados ou Conjunto de Ícones.

Em seguida podemos estipular quais serão os intervalos e as cores que serão aplicadas baseado nos valores.

Aqui temos 3 cores: vermelho, amarelo e verde. Então teremos os menores valores indo do vermelho até os maiores valores que são verdes passando por uma gradação de cores.

Resultado da formatação condicional
Resultado da formatação condicional

Veja que já fizemos uma classificação dos dados para que fique mais bonito e visual essa formatação condicional.

É possível observar como fica mais fácil analisar os maiores valores e a diferença que possuem para os menores valores.

Com isso é possível notar que a ferramenta do Excel Formatação Condicional é muito importante principalmente para análises, pois muita das vezes não queremos somente os valores, mas uma noção geral desses valores.

Assim conseguimos analisar rapidamente o que está bom ou não somente através de cores, como foi utilizado nesse exemplo.

Outros Exemplos da Formatação Condicional

Vamos mostrar aqui alguns exemplos do que pode ser feito com essa ferramenta:

Formatação por barra
Formatação por barra

Esse é utilizando a barra de dados que dá uma visão direta dos valores de uma forma bem visual, então quanto maior a barra maior aquele valor.

Esse é outro exemplo onde o usuário rapidamente identificar o que interessa, por exemplo se o faturamento está baixo em algumas regiões já vamos analisar qual o problema delas para verificar se é possível melhorar.

Formatação por ícones
Formatação por ícones

Aqui já estamos utilizando o Conjunto de Ícones para poder verificar de forma bem fácil e rápida os tipos de lucro.

Rapidamente conseguimos identificar os lucros que foram negativos e ir diretamente nessas linhas para as devidas análises.

O próximo exemplo é algo muito interessante, pois ele aborda a Formatação Condicional na Linha Inteira. É isso mesmo, ao invés de formatar uma única célula, conseguimos formar uma linha inteira baseada em uma fórmula.

Formatação por fórmula
Formatação por fórmula

Neste caso estamos formatando todas as linhas onde o faturamento foi negativo, dessa forma o usuário tem muito mais facilidade em encontrar os valores e relacioná-los ao restante da linha.

Não vai desviar da linha e pegar informações erradas, fora a facilidade de analisar esses dados de forma automática sem a necessidade de buscar manualmente um por um.

Para finalizar vamos demonstrar rapidamente como fica essa formatação, mas temos um post mais detalhado sobre esse assunto aqui.

Edição da formatação por fórmula
Edição da formatação por fórmula

Aqui já estamos utilizando uma fórmula para criar a nossa formatação condicional. Ela vai servir quando as opções padrões não atendem a necessidade do usuário.

Então pode fazer uma formatação personalizada utilizando fórmulas para formatar de acordo com os critérios desejados.

Conclusão

Você já tinha imaginado quantas opções e possibilidades tem dentro da formatação condicional Excel?

Pois é, elas são diversas, e o melhor de tudo é que você vai escolher qual utilizar e quando utilizar.

Desta forma pode deixar seu relatório cada vez melhor com esses detalhes, inclusive para facilitar análises futuras já realçando as informações mais importantes do relatório.

Agora deixo com você uma parte muito importante, que é a prática!

Pois esse é o tipo de ferramenta que você terá que praticar um pouco para verificar até qual será a melhor formatação para os seus dados.

Então vamos colocar a mão na massa para que no próximo relatório já receba um elogio do seu chefe por ter realçado tudo de importante no relatório sem perder tempo fazendo todo o processo manual!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: