Aprenda 3 estruturas básicas de Python em menos de 10 minutos e entenda de vez o que são estruturas condicionais, estruturas de repetição e funções no Python!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Na aula de hoje, quero mostrar a você 3 estruturas básicas de Python em menos de 10 minutos! Apesar de serem estruturas básicas, é crucial que você as compreenda, pois serão utilizadas em praticamente todos os seus projetos.
Ao longo desta aula, você verá como utilizar a estrutura condicional no Python, if e else, como funciona a estrutura de repetição for e, por fim, como funcionam as funções e como elas podem tornar seus códigos mais organizados e intuitivos.
Então, faça o download do material disponível e venha comigo aprender essas 3 estruturas básicas de Python tão essenciais para todo programador!
Essas três estruturas básicas de Python que veremos hoje são essenciais para todo programador em Python.
Isso porque todo código em Python geralmente vai requerer o uso de uma ou de todas essas três estruturas.
A estrutura do if é usada para tratar condições no código, enquanto a estrutura for é utilizada para executar algo para várias situações ou casos diferentes.
Já as funções serão responsáveis por você poder otimizar seu código, estruturando-o de forma que você possa evitar a repetição.
O if é usado para analisar uma situação e executar diferentes ações com base em uma condição.
A sintaxe básica do if é “if condição:”, seguida pelo bloco de código que será executado se a condição for verdadeira. É possível também adicionar um bloco else (caso contrário) para tratar o caso em que a condição é falsa.
if condicao:
o que acontece se a condição for verdadeira
else:
o que acontece se a condição for falsa
Vamos visualizar um exemplo prático analisando as vendas de um vendedor e a meta de vendas que deveria ser batida.
Podemos criar uma estrutura if em que, se as vendas forem maiores que a meta, imprimirá a mensagem “Vendedor bateu a meta”. Caso contrário, imprimirá “Vendedor não bateu a meta”.
vendas = 1000
meta = 1500
if vendas >= meta:
print("Vendedor bateu a meta")
else:
print("Vendedor não bateu a meta")
Nesse caso as vendas são menores do que a meta, logo a condição dentro do if não é atendida. Então é executado o código dentro do else, retornando a mensagem definida.
Vale ressaltar a importância da indentação do código. Repare que todo o bloco de código que precisa ser executado caso o if seja verdadeiro está indentado corretamente, assim como o código para o caso contrário.
Isso permite que o Python identifique quais linhas de código estão dentro da estrutura if e else.
A estrutura for é usada quando se deseja repetir uma ação dentro do código para vários itens.
A sintaxe básica do for é “for item in lista:”, seguida pelo bloco de código que será executado para cada item da lista determinada.
for item in lista:
o que acontece para cada item
Vamos ver um exemplo com uma lista de vendas. Para cada venda (item) na lista de vendas (vendas), verificaremos se a venda é maior que a meta e imprimiremos o resultado correspondente.
vendas = [1500, 1600, 1278, 3000, 2720]
meta = 1500
for item in vendas:
if item > meta:
print("Vendedor bateu a meta", item)
else:
print("Vendedor não bateu a meta", item)
Repare que utilizamos as duas estruturas juntas, respeitando a indentação para definir quais linhas de código estão dentro do loop for e quais estão dentro da condicional if. Isso garante a execução correta do programa.
As funções no Python são úteis para organizar códigos maiores e evitar repetições. Uma função é definida pela seguinte estrutura:
def nome(parametros):
o que acontece quando a função for usada
return valor_que_ela_devolve_como_resposta
Dentro da função, podemos realizar diversas operações como loops e condicionais, por exemplo. E através da palavra-chave return podemos retornar um valor de dentro dela.
Vamos executar um exemplo criando uma função chamada analisar_meta_vendas que recebe uma lista de vendas e uma meta como parâmetros e exibe quais vendedores bateram ou não a meta.
Ou seja, nossa função irá receber toda a estrutura for que criamos anteriormente para percorrer cada item da lista de vendas e comparar cada venda feita com a meta estabelecida, exibindo a mensagem correspondente.
vendas = [1500, 1600, 1278, 3000, 2720]
meta = 1500
def analisar_meta_vendas(lista_vendas, meta):
for item in lista_vendas:
if item > meta:
print("Vendedor bateu a meta", item)
else:
print("Vendedor não bateu a meta", item)
Observe que ao definir a função, precisamos utilizar os nomes dos parâmetros da forma como declaramos na criação dela.
E para utilizar uma função, basta chamar seu nome e passar os parâmetros necessários. Ou seja, nesse caso, nosso parâmetro lista_vendas receberá a nossa lista chamada vendas, e o parâmetro meta passamos a variável meta.
analisar_meta_vendas(vendas, meta)
Poderíamos complementar essa função para que ela nos retorne um valor, como por exemplo quantas pessoas bateram a meta.
Nesse caso, precisamos adicionar uma variável contador dentro da função que iniciará zerada, e para cada vendedor que bater a meta, incrementar o valor da variável em 1.
Ao final, após realizar as operações necessárias, utilizamos o return para retornar o número de vendedores que bateram a meta.
vendas = [1500, 1600, 1278, 3000, 2720]
meta = 1500
def analisar_meta_vendas(lista_vendas, meta):
qtde_bateu_meta = 0
for item in lista_vendas:
if item > meta:
print("Vendedor bateu a meta", item)
qtde_bateu_meta = qtde_bateu_meta + 1
else:
print("Vendedor não bateu a meta", item)
return qtde_bateu_meta
qtde_bateu_meta = analisar_meta_vendas(vendas, meta)
print(qtde_bateu_meta)
Repare que além de exibir as mensagens, ao final a função retornou o número 3 que foi armazenado na variável qtde_bateu_meta e que pudemos imprimir para visualizar esse valor.
Nessa aula, você aprendeu 3 estruturas básicas de Python em menos de 10 minutos! São estruturas básicas, mas muito importantes, pois serão recorrentes em praticamente todos os seus projetos.
Essas 3 estruturas compõem a base do Python e é de fundamental importância conhecê-las e compreender bem como elas funcionam para ter códigos mais organizados, funcionais e intuitivos. São estruturas essenciais para todo programador Python.
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.