Blog

Postado em em 7 de julho de 2023

Erros Comuns ao Usar o SQL – Aprenda Hoje Como Resolver 5 Erros!

Hoje vou te ensinar os 5 erros comuns ao usar o SQL! Vamos fazer exercícios simples e práticos que vão te preparar para corrigir esses erros.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero te mostrar 5 erros comuns ao usar o SQL.

Você vai notar que alguns erros são mais simples, mas em alguns casos demoramos a perceber onde está o erro ou temos dificuldade em encontrar.

Por isso é importante que você entenda as mensagens de erro para saber do que se trata e como corrigir cada um dos erros.

Nessa aula eu vou te mostrar alguns erros bem comuns como: seleção de tabelas sem selecionar o banco de dados, não definir final do comando em SQL, esquecer de utilizar o comando GROUP BY para o agrupamento.

Além disso, vou falar sobre atualizar e deletar informações do banco de dados, que pode ser algo bem problemático se não fizer da maneira correta, pois pode acabar atualizando ou deletando toda uma coluna ao invés de apenas uma informação.

Para finalizar vou te mostrar um erro muito comum, sendo o erro de escrita para seleção de uma informação ou até mesmo de um comando.

E aí, quer saber mais sobre esses erros e como você pode corrigir cada um deles? Então vem comigo que eu vou te mostrar!

1º Erro

5 erros comuns SQL 2

Observe a imagem acima, estamos tentando selecionar a tabela cliente para olhar seus dados, mas se rodarmos desta forma que está vamos ter um erro, você sabe por quê?

Esse erro acontece porque não especificamos em qual banco de dados vamos buscar essa planilha, note que dentro do nosso programa temos diversos bancos de dados disponíveis, dentre eles temos que especificar qual queremos e só depois rodar o select.

Outra opção é informar ao código o nome do banco de dados onde será feita a pesquisa, neste caso estamos procurando a planilha clientes no banco Base.

5 erros comuns SQL 3

Ou

Select * from base.cliente;

Neste último exemplo colocamos o nome do banco seguido de um ponto e o nome do arquivo, também podemos fazer dessa forma.

2º Erro

5 erros comuns SQL 4

Neste código estamos tentando executar dois select ao mesmo tempo, e isso gera um erro chamado erro de sintaxe. Você sabe corrigir este erro?

O problema aqui é que a linguagem SQL precisa que especifiquemos onde termina um comando, neste caso não especificamos ao código que devemos executar as linhas de forma separada.

O ponto e vírgula comumente colocado no final das linhas de código serve para isso, para mostrar ao código que ele termina naquele ponto.

Neste caso somente colocando o ponto e vírgula ao final de cada linha já resolvemos o problema.

3º Erro

5 erros comuns SQL 5

Se executarmos as duas últimas linhas de código vamos encontrar um problema, vamos obter como resposta não a contagem de todos os níveis de escolaridade que podemos ter na tabela, vamos ter apenas uma linha de código que é a de pós-graduados. Você sabe por que isso acontece?

Esse erro acontece porque quando fazemos um agrupamento como esse, temos que usar o comando correto para que essa ação seja executada, no caso temos que usar o comando GROUP BY. Então neste caso o código deveria ficar assim:

select * from cliente;

select escolaridade, count(*)

from cliente;

group by escolaridade;

Então quando for fazer um agrupamento já escreva a estrutura select, from e group by uma abaixo da outra e depois você apenas completa o código, dessa forma você evita este erro.

4º Erro

5 erros comuns SQL 6

O primeiro erro que podemos observar neste código é o que já vimos anteriormente, não temos a definição do banco de dados correto para procurar a planilha filmes. Então vamos corrigir isso primeiro.

use hashtagmovie;

select * from filmes;

-- update id_filme = 4

update filmes

set ano_lancamento = 2003;

-- delete id_filme = 13

delete from filmes;

Vamos selecionar a linha select * from filmes para visualizar a tabela, temos então uma lista com diversos filmes seus gêneros, duração, ano de lançamento, etc.

Nas próximas linhas estamos tentando atualizar um ID para o ano de lançamento do filme.

O comando para atualizar é o update, mas não podemos rodar o código da maneira que está:

-- update id_filme = 4

update filmes

set ano_lancamento = 2003;

Dessa maneira toda a coluna de ano será atualizada, isso porque colocamos no comentário que queremos atualizar o ID 4, mas esta informação não está no código, então o código não vai conseguir encontrar de forma correta.

Tanto quando formos atualizar quanto quando for para deletar devemos colocar o Where informando onde aquela ação será feita.

use hashtagmovie;

select * from filmes;

-- update id_filme = 4

update filmes

set ano_lancamento = 2003;

where id_filme = 4;

-- delete id_filme = 13

delete from filmes;

where id_filme = 13;

5º Erro

5 erros comuns SQL 1

No exemplo de erro 5 temos um select que está selecionando algumas colunas da tabela filmes, se executarmos o código acima vamos ter uma erro, neste erro ele informa que a coluna títulos não existe. Por que isso está ocorrendo?

Este é um erro bem comum e simples, o problema é que a coluna título e a coluna gênero não estão no plural na planilha, ter escrito no plural no código faz com que o SQL não identifique a coluna.

select

        titulo;

        gênero;

        duração;

from filmes;

Conclusão – 5 Erros Comuns ao Usar o SQL

Preparei esta aula para mostrar a vocês como observar 5 erros muito comuns em SQL, esses erros por vezes são simples de resolver, porém, o grande problema é que dependendo do tamanho do seu código e do seu nível de cansaço é mais difícil de encontrar esses erros.

Isso porque são muito simples e sutis, por isso preparei esta aula, agora você já sabe no que ficar de olho quando for escrever seus códigos e como aplicar a correção caso se depare com qualquer erro desses.

Eu fico por aqui! Até a próxima! Um abraço,

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador