Blog

Postado em em 10 de julho de 2022

Diferencial no Currículo em 2022 – Como Conseguir o Seu?

A ideia dessa publicação é te mostrar como conseguir um diferencial no currículo em 2022 com a apresentação do Power BI!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Diferencial no Currículo em 2022

A ideia desse blog é para que você consiga um diferencial no currículo, principalmente para você que está querendo se recolocar no mercado de trabalho.

Você deve saber que as empresas estão gerando uma quantidade grande de dados, e isso você vê em qualquer lugar, nós estamos sendo bombardeados de informações a todo instante e isso pode ser algo bom!

O que é BI (Business Intelligence)

Com essa grande quantidade de informações nós precisamos que essas empresas ou pessoas capacitadas consigam pegar essas informações para fazer uma análise de dados.

Análise de dados para tomada de decisões, então vamos poder transformar aquela quantidade de informações em gráficos, indicadores, tabelas… que sejam mais fáceis de serem lidos.

Com isso fica muito mais fácil tomar decisões, ajustar preços, fazer compras, vendas…

Nessa parte de análise de dados para tomada de decisões é que vai entrar o conceito de BI (Business Intelligence).

O BI é basicamente analisar esses dados da empresa para a tomada de decisões, só que para isso nós vamos precisar trazer as informações espalhadas pela empresa, organizar, juntar as informações e criar essas análises.

Como você já deve saber nada disso vai vir pronto só para analisar não é mesmo? Vamos tem que trabalhar com essas informações.

Vamos para um exemplo de vendas para facilitar o entendimento. Imagine que você trabalha em uma empresa de vendas, você vai querer saber o que fez as vendas aumentarem ou diminuírem de um mês para o outro.

Sabendo disso você vai querer saber o que é possível fazer para continuar o aumento caso as vendas tenham aumentado, ou o que fazer para evitar a diminuição.

Outra análise é para saber qual o perfil de cliente que mais compra os produtos. Isso é importante para saber se a empresa está de fato tendo um produto que atenda esse maior percentual.

Podemos pegar um exemplo de SAC também para verificar qual o tempo médio de atendimentos. Com isso podemos verificar se está aumentando e porque isso aconteceu.

O que pode ser feito para diminuir esse tempo, como é possível melhorar para que esse atendimento seja mais eficiente…

Nós vamos ter inúmeras análises para diferentes cenários, então independente do seguimento da sua empresa esse tipo de análise é muito importante para que você entenda o que está acontecendo e saiba como conduzir para o melhor caminho.

E nada melhor do que ter dados e informações para poder te guiar nesse processo não é mesmo?

E é claro, não podemos esquecer que tudo isso precisa ser visual para facilitar ainda mais a compreensão dessas informações. Para isso podemos utilizar o Power BI, que é uma excelente ferramenta de Business Intelligence.

Dashboard de Produção
Dashboard de Produção

Dá só uma olhada nesse Dashboard de Produção, veja como fica muito mais fácil entender o que está sendo mostrado ao invés de analisar diversas tabelas com milhares de linhas.

Dashboard de RH
Dashboard de RH

Podemos fazer uma análise de RH tranquilamente para facilitar o controle e visualização das informações.

Diferencial no Currículo em 2022
Dashboard de Compras

Podemos fazer sobre compras também. Na verdade, podemos criar dashboards para qualquer área, dessa forma a tomada de decisões fica muito mais fácil e você já sabe pra onde ir.

Agora por que citamos o Power BI? É claro que existem diversas outras ferramentas de BI, mas o Power BI é a ferramenta mais requisitada no mercado de trabalho.

É a ferramenta mais relevante no mercado de trabalho, você pode até pesquisar no Google Trends por exemplo, como cresceu a busca pelo Power BI nos últimos anos.

Por mais que esteja crescendo o Power BI em muitos casos acaba sendo um diferencial, então aprender o Power BI para fazer esse tipo de análise já pode ser o seu diferencial para sua próxima vaga de emprego!

Dá só uma olhada nessa busca que fizemos no LinkedIn buscando apenas por Power BI.

Diferencial no Currículo em 2022
Vagas de Power BI no LinkedIn

Veja a quantidade de vagas que pede Power BI, então o Power BI pode não só ser um diferencial como pode te ajudar a preencher os requisitos dessas vagas!

Essa ferramenta é muito útil, pois ela é bem completa, então desde a aquisição dos dados, tratamento, modelagem, transformação, análise, criação de relatórios até o compartilhamento você consegue fazer tudo em um único lugar!

Isso quer dizer que você vai conseguir fazer todas essas etapas no Power BI sem precisar utilizar outros programas para te auxiliar nas suas análises e tratamentos.

Diferencial no Currículo em 2022
Diferenciais do Power BI

E claro, não podiam faltar os diferenciais dessa ferramenta. Então vai poder criar seus dashboards, pode automatizar as atualizações dos dados, pode fazer o compartilhamento online e seguro dos relatórios (com a restrição dos usuários que podem ter acesso).

Está esperando o que pra começar a usar o Power BI? Você pode baixar ele gratuitamente do site da Microsoft!

Depois é só ir até o nosso Canal do YouTube e assistir as aulas de Dashboards de Power BI. E aproveita que todas as aulas nós disponibilizamos os arquivos para download!

Conclusão – Diferencial no Currículo em 2022

Nessa aula eu quis te mostrar como conseguir um diferencial no currículo em 2022 com a ajuda do Power BI que é uma ferramenta incrível que está crescendo bastante!

Agora você já pode dar os seus primeiros passos para poder impressionar e ter o seu diferencial para se destacar no mercado de trabalho!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!