Blog

Postado em em 5 de junho de 2022

Datasets e Dataflows no Power BI – O que é e Como Vai te Ajudar?

Hoje eu quero te mostrar o que é datasets e dataflows no Power BI e como essas funcionalidades vão te ajudar na criação de relatórios!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

O que é Datasets e Dataflows no Power BI

Você já conhece essas duas funcionalidades do Power BI? Hoje eu vou falar sobre Datasets no Power BI e Dataflows no Power BI!

E aí está curioso para saber o que são essas funcionalidades e para que elas servem? Então vamos a aula!

Datasets e Dataflows

Antes de ir direto ao que é Dataflows e Datasets é importante que você entenda qual o passo a passo de criação de um dashboard dentro do Power BI.

Isso vai ser importante para que você consiga entender melhor essas duas funcionalidades e como elas vão te ajudar na construção dos seus projetos!

Processo de criação de relatório no Power BI
Processo de criação de relatório no Power BI

Aqui você vai notar que nós inicialmente temos as informações que vamos utilizar e temos que fazer o processo de ETL.

O ETL é uma sigla para Extrair, Transformar e Carregar essas informações. Depois de fazer isso nós vamos partir para a modelagem de dados (criação de relacionamentos e cálculos).

Depois podemos partir para a criação dos relatórios/dashboards e por fim, caso seja necessário, você pode fazer o compartilhamento dos relatórios online para facilitar a visualização.

Então o processo é o tratamento de dados, criação de relacionamentos e cálculos e por fim a construção do dashboard.

Para que você não tenha que refazer todo o seu trabalho caso vá utilizar as mesmas informações é que nós vamos utilizar o Dataset e o Dataflow!

Dataset (Conjunto de Dados)
Dataset (Conjunto de Dados)

Então o que é datasets no Power BI? Nada mais é do que o seu conjunto de dados que já foi importado, tratado, feito os cálculos e criados os relacionamentos.

Isso quer dizer que é tudo que foi feito antes da criação do seu dashboard, e isso tudo pode ser reaproveitado, dessa forma você não vai ter que refazer todo o seu trabalho caso vá utilizar esse mesmo conjunto de dados.

Agora como que você faz para utilizar essas informações em outros projetos? Você deve se lembrar de que a última etapa é a publicação do relatório online, e quando você faz isso você vai ter 2 informações no seu Power BI Online.

Visualizando o relatório e o conjunto de dados no ambiente online após a publicação do dashboard
Visualizando o relatório e o conjunto de dados no ambiente online após a publicação do dashboard

Nós temos tanto o Relatório quanto o Conjunto de Dados dentro desse ambiente, ou seja, o nosso Dataset está salvo. Isso quer dizer que nós podemos importar esse dataset ao invés de trazer a nossa base de dados inicial e fazer todo o tratamento.

Então quando você for abrir o Power BI para criar o seu projeto ao invés de trazer os dados do Excel ou de outra fonte, você vai clicar na opção Conjuntos de dados do Power BI.

Importando o conjunto de dados para o Power BI
Importando o conjunto de dados para o Power BI

Aqui você vai ter a visualização dos conjuntos de dados que foram publicados online, então basta selecionar o conjunto desejado e clicar em Criar.

Visualizando todas as tabelas, cálculos e relacionamentos no arquivo em branco
Visualizando todas as tabelas, cálculos e relacionamentos no arquivo em branco

Então vamos ter todas as tabelas, fórmulas e até mesmo os relacionamentos que foram feitos entre essas tabelas.

Agora você pode partir para a criação do novo dashboard sem ter todo o trabalho inicial já que vai utilizar a mesma base de dados, os mesmos cálculos e os mesmos relacionamentos!

Agora vamos partir para o que é dataflows no Power BI. É bem parecido com o dataset, mas nesse caso nós vamos reaproveitar apenas a base de dados já tratada.

Isso quer dizer que não vamos ter as fórmulas, cálculos ou relacionamentos.

Dataflow (Fluxo de Dados)
Dataflow (Fluxo de Dados)

Isso é útil quando você tem uma base de dados muito grande e muito complexa e não quer ter todo o trabalho de fazer o tratamento de novo.

Então pode apenas reaproveitar apenas o tratamento de dados que foi feito e fazer seus cálculos e relacionamentos para o seu novo projeto.

A diferença é que o datasets já trás além do tratamento da base de dados tudo o que você já tinha feito.

Mas se o seu projeto tiver uma análise totalmente diferente não vale a pena trazer todos os cálculos e relacionamentos para que você tenha que deletar de forma manual.

A grande vantagem é que você consegue deixar esse fluxo de dados (dataflow) armazenado no seu Power BI online para usar sempre que precisar!

Dentro do Power BI você vai escolher a opção Fluxo de dados do Power BI para trazer o dataflow desejado.

Essas duas funcionalidades vão facilitar muito a sua vida na hora de criar seus projetos, principalmente se a sua base de dados é a mesma.

Então só vai precisar ter o trabalho de fazer o tratamento de dados uma única vez, ao invés de fazer isso cada vez que for criar um relatório/dashboard.

Conclusão de Datasets e Dataflows no Power BI

Nessa aula eu te mostrei duas funcionalidades incríveis do Power BI para facilitar ainda mais o seu trabalho na hora de construir relatórios/dashboards.

Você vai ganhar muito mais tempo e conseguir ser muito mais produtivo dessa maneira, já que não vai precisar fazer o mesmo tratamento de dados inúmeras vezes.

Com a base já tratada você vai apenas mudar suas análises ou o seu dashboard!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador