Blog

Postado em em 31 de maio de 2022

Curiosidades de SQL Para Você Conhecer Mais Sobre o SQL

Hoje eu quero te mostrar 6 curiosidades de SQL para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história do SQL!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

6 Curiosidades Sobre o SQL

Você já deve ter ouvido falar sobre o SQL, mas eu quero te mostrar algumas curiosidades que você pode não saber.

As vezes é interessante saber dessas curiosidades até para entender um pouco melhor sobre um assunto, e com o SQL não vai ser diferente!

Curiosidades do SQL

Curiosidade 1

SQL é o nome da linguagem, mas nem sempre foi assim. Hoje você conhece essa linguagem de bancos de dados como sendo SQL (Structured Query Language).

Mas no início ela se chamava SEQUEL (Structured English Query Language). Ainda é chamada assim até hoje nos Estados Unidos.

Então é muito comum nos seus estudos você encontrar o nome SEQUEL ao invés de SQL em documentos em inglês!

Curiosidade 2

A primeira versão do SQL foi desenvolvida pela IMB, ela surgiu nos anos 70, com o objetivo de trabalhar com bancos de dados relacionais.

Curiosidade 3

A linguagem SQL é um padrão para bancos de dados relacionais. Ela foi padronizada no final dos anos 80 por um instituto chamado ANSI (American National Standards Institute) e posteriormente pela ISO (International Organization for Standardization).

Isso permitiu que as diferentes empresas criadoras de sistemas de bancos de dados trabalhassem com uma linguagem universal.

Curiosidade 4

Grandes empresas usam o SQL, então existem diversas empresas que usam bancos de dados SQL.

Alguns exemplos são: IBM, Accenture, Dell, Facebook, LinkedIn, Adobe, Microsoft, Vale, C&A, Ersnt Young, OLX, Ambev, Itaú, Nestlé, entre outras.

Curiosidade 5

Existe uma diversidade de profissões que usam SQL. Muitas profissões atualmente lidam com SQL, especialmente as profissões na área de dados, como: Análise de Dados, Ciência de Dados, Business Intelligence e Engenharia de Dados.

Curiosidade 6

O SQL pode ser usado em vários programas de bancos de dados. Essa padronização do SQL como linguagem de banco de dados permitiu que várias empresas criassem sistemas de bancos de dados.

Atualmente, existem 4 principais sistemas de bancos de dados, são eles: Oracle Databse, MySQL, SQL Server e PostgreSQL. Todos funcionam de maneira muito semelhante.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei 6 curiosidades do SQL que são interessantes para que você conheça um pouco mais sobre essa linguagem de programação.

Outro ponto muito interessante é que essa é uma linguagem universal, o que facilita bastante o trabalho com bancos de dados independente dos sistemas que estiver utilizando!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!