Blog

Postado em em 16 de junho de 2022

Classe Objeto e Instância – Você Sabe Qual a Diferença Entre Eles?

Você sabe qual a diferença entre Classe Objeto e Instância no Python? Então vem comigo que eu vou te mostrar cada um deles!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Diferença Entre Classe Objeto e Instância em Python

Você provavelmente já ouviu falar em classe, objeto e instância no Python, mas você sabe o que são cada um deles?

Sabe quais são as diferenças entre eles? Nessa aula eu quero te mostrar essas diferenças para que você entenda cada um deles!

Classe, Objeto e Instância no Python

Para esse nosso exemplo vamos supor que você está criando uma réplica do site da Netflix, que é um dos projetos que fazemos no nosso curso completo de Python.

Classe no Python

Então dentro desse site você teria que criar as coisas que compõem esse site, como: filmes, séries, usuários, perfis de usuários…

A criação deles é feita por meio das classes, então na hora de criar vamos fazer dessa meneira.

Classe no Python
Classe no Python

Nós vamos definir os atributos/características dessa classe. Então quais seriam os atributos de filme? Duração, imagem inicial, atores, descrição…

Temos que definir também os métodos/funções desse filme. Então o que o usuário pode fazer com o filme? Pode dar play, salvar, pausar…

Então para cada elemento do seu site você vai criar uma classe e dentro dela você vai colocar os atributos e métodos dessa classe.

E nesse caso você vai ter tanto os atributos quanto os métodos de cada um dos elementos, então vamos ter para filmes, séries, usuários…

Instância no Python

A instância seria como se fosse um elemento dessa classe específica, então se você colocasse no seu código filme = Filme().

Você estaria criando uma instância da classe filme, ou seja, cada um dos filmes do seu site serão uma instância da classe filme. Isso quer dizer que vai ter todas as características da sua classe filme.

Então você pode fazer:

  • filme.play
  • filme.duracao

Todos os métodos criados para a classe filme, serão ser atribuídos também para cada instância, ou seja, você não precisa criar isso de novo para cada filme.

Então se você tem play, duração, pause, descrição, elenco, trailer… você vai ter tudo isso nas instâncias que criar, até porque você vai ter mais de um filme no seu site e todos eles vão ter esses métodos e atributos.

Objeto no Python

Você já deve ter ouvido falar que tudo no Python é um objeto, e isso é verdade!

A classe que mostramos é um objeto, a variável filme que criamos é um objeto do tipo Filme().

Objeto no Python
Objeto no Python

Esse texto (variável) é um objeto, que é uma instância da classe string (da classe texto), ou seja, é um objeto do tipo string.

Conclusão

Essa foi uma aula rápida, mas para te mostrar as diferenças entre Classe, Objeto e Instância no Python.

Então quando alguém perguntar o que é classe em Python? O que é objeto em Python? Ou O que é instância em Python? Você já vai saber o que responder!

E claro, isso vai te ajudar no seu estudo com a linguagem de programação Python para que você consiga utilizá-la cada vez melhor!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!