Blog

Postado em em 3 de junho de 2022

Apresentação de TCC no PowerPoint – Impressiona na sua Apresentação!

Hoje eu quero te mostrar como você pode impressionar na apresentação de TCC no PowerPoint para arrancar elogios da banca!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Na aula de hoje eu quero te mostrar como impressionar na apresentação de TCC no PowerPoint.

Alguns de vocês ainda não passaram por essa etapa, mas é uma parte muito importante da vida acadêmica.

Então é importante que você consiga criar uma apresentação de TCC no PowerPoint que vá impressionar!

Outro ponto importante que eu quero te mostrar é a estruturação da apresentação do TCC e as boas práticas para apresentação.

Dessa forma você vai aprender como criar apresentação para TCC no PowerPoint e já vai ter algumas dicas de como você pode conduzir a sua apresentação.

Claro que você vai ter que fazer alguns ajustes para se adequar aos requisitos da sua universidade em relação a sua apresentação.

Então pode ter o tempo de apresentação específico, um número de slides já definido, entre outros elementos, mas a ideia é que você consiga impressionar e fazer uma excelente apresentação!

Capa

A capa deve conter o nome da instituição, nome do curso, tema/título do trabalho em destaque, além do seu nome e do orientador. Algumas pessoas recomendam também colocar o local e o ano da apresentação.

Veja um exemplo de capa:

Uma boa dica é iniciar sua apresentação agradecendo ao orientador e às pessoas que aceitaram compor sua banca examinadora, garantindo o primeiro contato formal da apresentação e quebrando o gelo por um curto período de tempo.

Introdução

Na introdução coloque o seu objeto de estudo com passos de coleta, descrição dos procedimentos; o tema do trabalho com o contexto envolvido; e a justificativa/motivação/relevância do trabalho.

Lembre-se de justificar cada um desses tópicos, o porquê de cada um deles.

A banca, e até mesmo os ouvintes que estarão assistindo a sua apresentação, precisam saber claramente qual é objetivo geral, sobre o que o trabalho trata, ou quais são os objetivos específicos da pesquisa.

Pode reservar um slide específico para cada tema, para detalhar mais, ou ir direto para o desenvolvimento.

Desenvolvimento

Passando a explicação tanto sobre o tema de pesquisa quanto dos seus objetivos, é chegado o momento para aprofundar os aspectos do trabalho em questão.

Primeiramente, explique o aporte teórico-metodológico do TCC. Como você desenvolveu sua pesquisa? Qual metodologia utilizou? Quais foram as etapas estabelecidas? Quais os (principais) autores foram mobilizados em seus capítulos?

Este é o momento de sinalizar a todos sobre como você realizou a pesquisa, desde a revisão bibliográfica e detalhadamente explicitar a presença da metodologia em cada etapa do trabalho, citando a importância dela para seu objetivo.

Apresentação de TCC no PowerPoint

Resultados

Agora que você já finalizou a bibliografia, as etapas e metodologias da pesquisa, chegou o momento de apresentar os resultados obtidos a partir da execução do trabalho.

Apresente o passo a passo que foi sendo construído até os resultados apresentados de forma final. Não deixe de mostrar um “percurso” até os resultados.

Mostramos diversos exemplos de slides modelo para essa parte do trabalho, das quais destacamos:

Apresentação de TCC no PowerPoint

Conclusão

Após a apresentação dos resultados, é importantíssimo que você retome a questão norteadora do trabalho, e avalie se os objetivos propostos foram alcançados com os resultados.

Resumidamente: você deve responder à questão motivadora da pesquisa.

Apresentação de TCC no PowerPoint

A conclusão também serve para que você indique possibilidades de continuidade do estudo, ou em como seu trabalho pode contribuir com futuras pesquisas.

Lembre-se de citar também limitações e possíveis caminhos para os próximos estudos.

DICAS EXTRAS

– Ensaie a apresentação

Não decore o que você vai dizer, e sim saiba o que deve relatar a cada slide, quanto tempo deve dedicar a cada slide, desde que dentro do tempo máximo estipulado para a apresentação.

– Use frases curtas e objetivas nos slides

Quanto mais longa uma frase for, mais chance você tem de se perder nas ideias, confundir o leitor, e chamar atenção de forma errada. As frases curtas são mais fáceis de ler.

– Tente relaxar antes da apresentação

O dia anterior, assim como o dia da apresentação, é um momento importante. Se puder, tire esse dia para se dedicar a atividades relaxantes.

Se dedique a um hobby, ouça músicas, faça alguma atividade física. Algo que seja legal para desestressar.

– Adote uma boa postura

Através de determinados gestos é possível que seus examinadores percebam se você está nervoso ou inseguro com a sua apresentação de TCC.

Dessa forma, procure não permanecer com os braços cruzados, ou as mãos no bolso. Lembre-se que os seus braços devem acompanhar o seu raciocínio, mas não de maneira exagerada nos gestos.

Se a apresentação for presencial, evite andar demais pela sala para não desviar a atenção das pessoas.

– Escolha uma roupa adequada

A apresentação de TCC geralmente é formal.

Por isso, é importante que você evite usar roupas inadequadas para a ocasião, assim os avaliadores terão uma boa primeira impressão de você.

– Assista outras apresentações antes da sua

Um dos primeiros passos para uma boa apresentação de TCC é entender como ela funciona e, para isso, nada melhor do que assistir outras defesas.

A experiência do ambiente, de como são os passos e acontecimentos numa apresentação são fundamentais.

Em muitos cursos as apresentações são abertas para o público. Então, não deixe de aproveitar essa oportunidade.

Conclusão da Apresentação de TCC no PowerPoint

Até o próximo post! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de PowerPoint! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de PowerPoint, clique aqui!


Quer aprender mais sobre PowerPoint com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!