Blog

Postado em em 17 de março de 2023

Análises de Dados Simples no SQL

Na aula de hoje eu quero falar sobre análises de dados simples no SQL, ou seja, quais as análises e cálculos fundamentais

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero te mostrar como fazer análises de dados de forma simples no SQL.

Mesmo análises de dados avançadas no SQL vão ficar mais simples dessa forma.

Para isso eu vou te mostrar os tipos de análises de dados que temos:

Ficou curioso para saber mais? Então vem comigo que eu vou te mostrar!

O SQL é uma linguagem muito poderosa para trabalhar com dados, mas muita gente não faz ideia das possibilidades de soluções que temos dentro do próprio SQL, principalmente para Análises de Dados.

Inicialmente, quero te dizer quais análises você consegue fazer diretamente no SQL, sem a necessidade de usar nenhum outro programa ou códigos extremamente complexos.

Média Móvel

Uma análise muito comum é a de Média Móvel. O principal objetivo desse tipo de análise é identificar tendências de crescimento, diminuição ou estabilidade.

Por exemplo, na área de Sucesso do Cliente (Customer Success) podemos avaliar, através da média móvel, como tem sido a evolução do engajamento do cliente com o nosso produto ou serviço.

Acumulado no Tempo

Esse tipo de análise é clássico e autoexplicativo. Calcular um determinado valor acumulado no tempo.

Por exemplo, se quisermos saber como se deu o acumulado do faturamento ao longo dos meses para entender se estamos caminhando em direção de uma meta específica, essa será a análise que faremos.

Variação Percentual

Em uma base de clientes, podemos ter aqueles que são do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Pernambuco e assim vai. Como saber qual estado tem a maior quantidade de clientes? Precisamos fazer um percentual do total.

Se temos 100 clientes no Mato Grosso, de um total de 1000 clientes, o % de Mato Grosso em relação ao total é de 10%. Com esse tipo de análise, é possível saber qual estado é mais representativo, e assim executar algum tipo de estratégia para alavancar os resultados da empresa.

Ranking de Valores

Quem são os top 10 clientes que mais compram na sua loja? Para descobrir isso, é necessário criar um Ranking, ou seja, uma classificação de clientes, conforme o total de receita de cada cliente na sua loja.

Comparativos MoM e YoY

Como se deu o crescimento da empresa de um mês para o outro? E de um ano para o outro? A empresa está crescendo ou caindo? Com essas análises de Mês vs. Mês e Ano vs. Ano é possível ter essa clareza. Se em janeiro o resultado da empresa foi 10 e em fevereiro o resultado foi 12, temos que a empresa cresceu 20% naquele período de 1 mês.

Agora se o resultado de dezembro do ano atual foi de 50 e o resultado de dezembro do ano anterior foi de 60, sabemos que a empresa caiu 16% no período de 12 meses. Essas análises vão nortear as decisões de negócio.

Mas, como fazer essas análises no SQL?

Esses foram 5 exemplos de análises de dados comuns, mas como fazer isso no SQL?

Existe um jeito bem fácil e direto de fazer esses tipos de análise no SQL e, para isso, usamos as conhecidas (ou não tão conhecidas) FUNÇÕES DE JANELA.

As Funções de Janela, ou Window Functions, são um conjunto de funções do SQL que facilitam a nossa vida na criação das análises listadas anteriormente.

E como usar essas funções?

Esta pergunta será respondida na próxima aula, onde vou trazer exemplos práticos sobre essas funções!

Conclusão – Análises de Dados Simples no SQL

O objetivo desta aula foi introduzir um tema muito relevante em SQL, as Funções de Janela, já temos algumas aulas aqui no blog onde utilizamos essas funções para solucionar problemas e fazer análises.

Os links dessas aulas estão disponíveis ao longo deste texto, mas não se preocupe, agora que já sabemos o objetivo das funções de janela e já temos o contexto pronto, na próxima aula vamos explorar mais esses assuntos com exemplos práticos!

Espero vocês! Um braço,

Hashtag Treinamentos

Para acessar publicações de JavaScript, clique aqui!


Quer aprender mais sobre JavaScript com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!