Blog

Postado em em 10 de novembro de 2021

O que são Vínculos no Excel? Saiba Localizar e como Quebrá-los!

Existem várias áreas profissionais que dependem do uso de muitas planilhas e com isso podemos ter vínculos no Excel. Vamos usar um exemplo: um departamento financeiro precisa de tabelas para anotar: giro de caixa, metas e relatórios mensais.

Pois bem! Para unir, editar e excluir a relação entre os documentos, você precisa saber tudo sobre vínculos, as referências externas, para que consiga fazer suas alterações e ajustes.

Neste conteúdo, então, nós vamos te explicar do que se tratam os vínculos.

A boa notícia, também, é que todas as práticas são bem simples. Não tem nada de bicho de sete cabeças, fique tranquilo! Basta só ter um pouquinho mais de dedicação ao Excel. 

Continue a leitura e saiba os detalhes!

O que São Referências Externas de Células no Excel?

A referência externa é como se você estivesse utilizando uma fórmula comum do Excel, só que ao invés de selecionar uma célula nesse mesmo arquivo você vai utilizar outro arquivo como base.

Então você pode utilizar outros arquivos para compor o que está criando sem que tenha que copiar e colar os dados para esse arquivo atual.

Isso é muito útil para que você não tenha que mostrar todas as informações de uma só vez para o seu usuário, então pode trazer as informações de outra planilha de uma forma mais resumida.

Com isso o usuário não vai precisar ficar visualizando esses dados que está buscando do outro arquivo e você pode sempre manter essa base de dados atualizada para que esse arquivo também fique atualizado.

Todo esse processo é de grande significado para a rotina de trabalho. Afinal, ele proporciona vantagens, como: 

De entrada

Antes, ainda, de falarmos como quebrar vínculo no Excel, é importante entender sobre as categorias. 

O que isso significa? É que há dois tipos de vínculos. O primeiro é o vínculo de entrada, ele significa que todos os valores, para determinadas células, vêm de outra planilha. 

Ex: Pode ser uma tabela dinâmica, um dashboard ou até mesmo um pequeno resumo que é alimentado por outras informações de outro arquivo.

De saída

Já o vínculo de saída quer dizer que, os valores das células em uma determinada planilha, alimentam as células de outras planilhas. 

Ou seja, é como se o vínculo de saída fosse a base da dados que, por sua vez, espalha as informações para os vínculos de entrada.

Ex: Nesse caso é basicamente a nossa base de dados, o que geralmente não mostramos diretamente em um projeto. Utilizamos ela para criar tabelas dinâmicas, resumos e dashboards.

Localizando vínculos em células no Excel

Bom, dito o que é e como os vínculos são importantes, podemos prosseguir. 

Agora, vamos te explicar como encontrar vínculos no Excel. Esse conhecimento também é bem importante, porque, muitas vezes, você vê que a planilha está “puxando” dados de outra fonte. Só que, a olho nu, não dá para saber de onde vêm essas informações.

Então, é preciso localizar, seja para somente checar se as configurações estão certas ou, ainda, para conseguir editar ou saber como quebrar os vínculo no Excel.

O passo a passo, para localizar os vínculos no Excel, é o seguinte: 

  1. Clique em Localizar e Selecionar na guia Página Inicial;
  2. Clique em Opções;
  3. No campo Localizar coloque “.xl“;
  4. No campo “em“, selecione a opção “Pasta de Trabalho” ;
  5. Em Examinar selecione a opção “Fórmulas” ;
  6. Por fim clique na opção Localizar tudo.
vínculos no Excel

Como editar ou remover (quebrar) vínculos no Excel?

A tarefa de editar ou remover vínculos no Excel é muito mais simples do que se imagina. Separamos as explicações por tipo de vínculo. 

Confira: 

Vínculos de entrada

Para concluir a tarefa de como quebrar vínculo no Excel (do tipo entrada), faça o seguinte: 

  1. selecione a célula onde está o vínculo;
  2. clique em cima dessa célula e clique em delete.

Outra opção, caso queira manter as informações dessa célula é copiar a(s) célula(s) e colar como valor, dessa forma você continua com a informação, mas deixa de ter esse vínculo.

Uma observação muito importante: se você trabalha em rede, ou seja, compartilha as planilhas do Excel com outros profissionais e equipes (de modo online), não esqueça de mudar as configurações dos documentos para evitar que as pessoas fiquem sem acesso as informações.

É preciso deixar configurado para todos da empresa editarem as planilhas. Caso contrário, as pessoas não vão conseguir inserir, editar ou excluir as referências externas no Excel.

como quebrar vínculo excel

Conclusão

Viu só como quebrar vínculo no Excel é realmente algo simples e prático? Como também falamos por aqui, o ato de quebrar, editar ou inserir vínculos é algo extremamente útil. 

Isso faz com que você possa criar planilhas interligadas, mas de modo mais prático, rápido e eficiente. 

Vincule os mais variados tipos de planilhas e aproveite todas as vantagens do Excel! 

Falando nisso, a Hashtag Treinamentos tem um curso 100% online de Excel. É sempre importante lembrar que os conhecimentos nessa área fazem total diferença

Você pode agregar mais valor às suas tarefas, trabalho como um todo e, ainda, ganhar destaque no mercado de trabalho. 

Então, não deixe de aproveitar todas as nossas dicas sobre como quebrar vínculos no Excel, dentre outras funções, fórmulas e tarefas

Impressione com sua planilhas! 

Conheça o curso online de Excel mais completo do mercado!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Dicas da Hashtag, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?