Blog

Postado em em 28 de fevereiro de 2019

Variáveis no VBA – O que é uma variável no VBA?

Caso prefira o conteúdo de variáveis do VBA no formato de vídeo-aula clique nesse link!

O que é o VBA?

VBA é a sigla para Visual Basic for Applications que nada mais é do que uma linguagem de programação. Essa linguagem nos permite programar certas ferramentas, funções, ações, tarefas… Pode também auxiliar a automatizar processos como o que veremos a seguir!

Essa programação é uma série de escritas chamadas de código que indicam para o programa o que desejamos fazer, ou seja, teremos algumas funções próprias do programa para auxiliar na programação e assim atingir nosso objetivo.

Quando utilizar o VBA?

O VBA tem diversas aplicações, mas para o nosso caso iremos utilizar o VBA para facilitar um processo de preenchimento de uma tabela com dados, ou seja, iremos fazer esse preenchimento com ajuda do VBA para tornar o processo mais rápido e mais dinâmico.

Abaixo podemos ver os dados que já temos na tabela e depois iremos complementar esses dados com a ajuda do VBA.

Como utilizar o VBA?

Para utilizarmos o VBA primeiramente precisamos abrir o ambiente VBA, temos duas formas de fazer isso: a primeira é indo até a guia desenvolvedor e clicando na opção Visual Basic e a outra forma é utilizando o atalho ALT + F11 (ALT + Fn + F11 caso a primeira opção não funcione). Feito isso irá abrir uma janela do ambiente VBA.

Para podermos escrever o nosso código é necessário criar um novo módulo, para isso basta ir na guia inserir e depois em módulo.

Feito isso temos nosso módulo para escrevermos o código em VBA. O código utilizado está na imagem abaixo.

Como queremos primeiramente escrever na célula A6, temos que dizer isso ao VBA, faremos isso utilizando o código Cells( que diz para o Excel em que célula que estamos. No entanto tem uma diferença, dentro do Excel para indicarmos uma célula colocamos a referência como A6, porém no VBA iremos colocar o número da linha e em seguida o número da coluna, então colocaremos 6,1. Então teremos Cells(6,1).

Em seguida, iremos alterar o valor desta célula para fazer isso iremos colocar o código .value que quer dizer que iremos modificar o valor. Logo após isso colocaremos o sinal de = que indica que a célula irá receber um valor. Neste caso iremos colocar uma data, então por ser um texto devemos colocar entre aspas duplas: “05/nov”.

Para executar podemos ou clicar no botão de “play” em verde ou pressionar a tecla F5.

Feito isso o nosso código em VBA irá ser executado. E como foi feito até o momento nossa célula A6 receberá o texto 05/nov.

Então podemos ver que a célula A6 foi preenchida com o texto que colocamos dentro do VBA.

Agora vamos copiar e colar essa linha de código que fizemos e vamos apenas trocar o valor da coluna, ou seja, ao invés de 1 iremos ter de 1 a 6 que são as posições das nossas colunas, porém ainda dentro da linha 6. Em seguida, trocaremos o valor da célula para os valores correspondentes de cada coluna.

Agora basta pressionar a tecla F5 para que o código seja executado e assim os valores serão colocados na tabela em suas respectivas posições.

Um ponto importante é que se quisermos alterar a linha 7 por exemplo, nós teríamos que ir no código e substituir todos os valores 6 por 7, como isso é um processo trabalhoso e se tivermos mais valores para substituir começa a ficar algo difícil de ser feito. Pra resolver esse problema vamos utilizar uma variável. Variável nada mais é do que um nome que irá receber um valor, ou seja, se antes da nossa parte onde colocamos os valores da célula colocarmos por exemplo var=7, teremos que a nossa variável é var e ela está recebendo o valor 7.

Portanto se substituirmos todos os valores da linha pela nossa variável var, nossa substituição irá ficar mais simples.

Desta forma, se nossa variável é igual a 7 e todas as linhas são iguais a ela, todas as linhas serão iguais a 7. Desse modo, ao invés de alterarmos o número da linha 6 vezes basta alterarmos o valor da nossa variável uma única vez e executar nosso código novamente.

Podemos alterar a variável de 7 até 10 e ir executando o código, desta forma ele irá executando o código, porém em linhas diferentes.

Com isso, temos uma maneira mais rápida e simples de modificar diversos valores iguais sem ter que modificar um a um.

Para saber mais sobre variáveis no VBA e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe que vamos enviar outros posts.