Blog

Postado em em 28 de junho de 2022

Usuários e Conexões no Oracle Database – Como Criar e Configurar?

Você já sabe como criar usuários e conexões no Oracle Database e fazer as configurações necessárias para trabalhar?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Criando Usuários no Oracle Database

Você já sabe como criar usuários e conexões no Oracle Database? Nessa aula nós vamos aprender como fazer isso para que você consiga interagir com o seu banco de dados.

Para isso nós vamos utilizar o Oracle SQL Developer. Então vamos criar um usuário e vamos fazer a conexão desse usuário com as devidas permissões.

Criando Conexões no Oracle Databse

Antes de começar a trabalhar será necessário fazer essas configurações do Oracle Databse, assim vamos conseguir interagir com o banco de dados.

Assim que você faz a instalação do Oracle Database ele vem com o usuário sys que já está criado.

IMPORTANTE: Durante a instalação você vai criar uma senha que será utilizada nesse passo a passo para essas configurações.

Então vamos iniciar criando a conexão para o usuário sys. Para isso você vai clicar no ícone de + logo no canto superior esquerdo do programa.

Criando uma nova conexão
Criando uma nova conexão

Com isso uma janela será aberta para que você faça a configuração dessa conexão.

Configurando a conexão
Configurando a conexão

Aqui vamos preencher com essas informações, lembrando que na senha, você vai colocar a senha que colocou quando fez a instalação do programa.

Com isso você já pode começar a utilizar os comandos em SQL, mas a ideia dessa aula é te mostrar como criar um usuário e fazer a conexão dele com o banco de dados.

Nesse caso nós configuramos o usuário sys, que é um usuário padrão, mas se você quiser criar o seu próprio usuário como faria?

Para isso vamos expandir o campo de ADMIN (que é o nome da nossa conexão) e vamos clicar com o botão direito na pasta Outros Usuários.

Usuários e Conexões no Oracle Database
Criando um usuário

Aqui nós vamos inserir o nome e senha desse usuário. Só que como você deve saber, nem todo o usuário vai poder fazer tudo, então para isso podemos fazer as devidas alterações na guia Atribuições Concedidas e Privilégios de Sistema.

Dessa forma você pode limitar o que esse usuário pode fazer dentro do sistema para que não tenha problemas e evite que ele possa fazer alguma alteração grave.

Depois de fazer essas configurações para o usuário nós podemos criar a conexão. Assim esse usuário vai poder criar bancos de dados, tabelas entre outros conforme os privilégios que ele tenha.

Para essa conexão vamos seguir o mesmo procedimento que fizemos no início da aula, a única diferença é que nós vamos colocar o nome e usuário que criamos.

Usuários e Conexões no Oracle Database
Criando a conexão do novo usuário

Pronto! Agora você já sabe como criar o usuário e como criar a conexão desse usuário para que ele possa exercer suas atividades de acordo com os privilégios que estão disponíveis para ele.

Conclusão – Usuários e Conexões no Oracle Database

Nessa aula eu te mostrei como criar usuários e conexões dentro do Oracle Database para que você consiga configurar cada usuário com determinados privilégios.

Lembrando que é necessário fazer a conexão inicial do usuário padrão sys para depois fazer a criação de usuários e conexões.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!