Blog

Postado em em 24 de fevereiro de 2023

Ubound e Lbound no VBA – Como Trabalhar com Matrizes ou Arrays no VBA

Você já ouviu falar em Ubound e Lbound no VBA? Nessa aula eu vou te mostrar como trabalhar com matrizes de uma forma diferente.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Ubound e Lbound no VBA

Fala impressionadores! Hoje vamos aprender mais uma ferramenta que será um diferencial no seu trabalho. Você já ouviu falar do Ubound e Lbound?

O que significa Lbound? Ele nada mais é do que o limite inferior da matriz (Lower bound), ou seja, é onde começa a matriz.

E o que significa Ubound? É o limite superior da matriz (Upper bound), é onde termina a matriz.

Mas porque isso é importante? Imagine que você não saiba a quantidade de itens de uma lista, como você faria para utilizar uma estrutura de repetição se esses valores podem ser variáveis?

Basta utilizar o Lbound e Ubound dentro da estrutura do For no VBA, dessa forma você vai ter a informação correta de onde começa e onde termina.

E aí, vamos aprender a utilizar o Lbound e Ubound, como percorrer informações com VBA e ainda como pegar o índice de cada informação?

No nosso material didático temos uma lista com 200 nomes, vamos ensinar aqui o passo a passo para enumerar essa lista programando pelo VBA, de 1 a 200 como mostra a imagem abaixo:

Matriz tabela
Matriz tabela

Ambiente VBA -> Alt + f11

Ubound e Lbound no VBA
VBA

Vamos usar a função uboundVBA() ela nada mais é do que um meio de descobrirmos informações sobre a nossa matriz. Iniciada a matriz, agora colocaremos os valores que ela irá receber.

Ubound e Lbound no VBA
Valores

Agora temos uma matriz com os 200 nomes nela, precisamos sempre salvar a planilha, para isso clique no atalho control + B.

Como podemos ver quais informações que estão dentro da nossa matriz?

Vamos clicar em exibir -> variáveis locais -> vai aparecer a janela da próxima imagem:

Clicando nela temos a quantidade de linhas e colunas da nossa matriz, além do que está dentro de cada linha.

Verificação
Verificação

Agora vamos usar o nosso Ubound para saber o limite superior da nossa matriz e vamos colocar o Debug.Print para conseguir visualizar as informações enquanto trabalhamos no VBA.

Ubound e Lbound no VBA
UBound

Nosso limite superior é 200, então está indicando corretamente.

Ubound e Lbound no VBA
Limite superior

Agora vamos verificar o limite inferior usando o LBound.

LBound
LBound

O limite inferior é 1

Limite inferior
Limite inferior

E por que isso é relevante?

Bom, nem sempre vamos saber os limites da nossa matriz, e para fazer uma estrutura de repetição na nossa matriz essas informações são importantes.

Vamos usar a estrutura do FOR por exemplo:

Ubound e Lbound no VBA
Estrutura FOR

Nossa estrutura de repetição está percorrendo a matriz do limite superior até o seu limite inferior, a cada linha ele vai mostrar na tela o nome contido na célula, para isso nós usamos o MsgBox na estrutura.

Agora que já sabemos como funciona, vamos completar a nossa matriz do início da aula?

Contagem das linhas
Contagem das linhas

Utilizando o código acima, a cada vez que clicarmos no botão F8 do nosso teclado ele vai preencher com os números a linha, começando pelo 1 na segunda linha da tabela abaixo do sinal de #.

Podemos ir completando com o F8 ou usar o F5 para completar toda a tabela.

Ubound e Lbound no VBA
Resultado

Conclusão – VBA Ubound e Lbound

Nesta aula eu quis te mostrar como funciona o Ubound e Lbound no VBA, esta, é uma estrutura que te indica os limites da matriz e que pode ser bastante útil em estruturas de repetição e códigos mais robustos.

É mais uma ferramenta importante para você ter como opção, essas ferramentas pouco usadas, mas bastante úteis fazem diferença na hora de fazer um trabalho que exige maior conhecimento e diferencial.

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador