Vamos te ensinar como trocar gráficos automaticamente no Power BI com a utilização de botões, para facilitar e deixar seu relatório mais dinâmico!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Nesta aula vamos mostrar como trocar de gráfico automaticamente utilizando botão no Power BI! Isso é muito útil para melhorar suas apresentações e não poluir tanto o relatório ao apresentá-lo.
Para fazer isso, precisaremos criar gráficos e botões, e fazer com que eles conversem. E, portanto, aprender como mudar gráfico com botão no Power BI.
Para mostrar como funciona, precisaremos de:
Seguiremos os passos a seguir:
1) Inserir gráficos
Iremos inserir o gráfico de mapa (primeiro da quarta linha de visualizações) com a seguinte configuração:
Iremos inserir o gráfico de barras empilhadas (primeiro da primeira linha de visualizações) com a seguinte configuração:
2) Inserir botões
Para criar os botões que serão vinculados aos nossos indicadores, para representar os botões de navegação no Power BI, deveremos clicar fora das nossas visualizações (na guia Relatório):
3) Ajeitar visualizações
Vamos colocar os gráficos um sobreposto ao outro, independente da ordem. No vídeo colocamos o de mapa em cima do gráfico de barras empilhadas.
E os botões uns sobrepostos aos outros, independentemente das cores, pois vamos avisar para o Power BI quais queremos que estejam “aparecendo” a seguir.
4) Painel de indicadores e seleção de visuais
Devemos, na guia Exibição, clicar nos botões de Painel de Seleção e de Indicadores. Se abrirão dois novos menus à direita do programa do Power BI. Inicialmente nós temos isso aqui:
Então, devemos renomear os botões para ter nomes não repetidos e intuitivos, e para que, ao selecionar um botão específico, fazer com que os outros botões, ou visuais não sejam mostrados (clicando no símbolo de olho logo ao lado direito de cada nome – olho riscado), apenas os que desejamos (olho visível).
Observe os itens renomeados:
A partir daqui, iremos desmarcar (ocultar os visuais) que não queremos mostrar, e os que estiverem marcados, serão mostrados. Criaremos um cenário específico, e atrelaremos esse cenário criado a um indicador específico.
Criaremos, então, um indicador chamado “Gráfico Mapa” com os botões:
Faremos as seleções de acordo com outro novo cenário chamado “Gráfico Barras”, deixando os botões:
5) Atrelar indicadores a botões
Para ativar os indicadores, ou seja, fazer com que os cenários (fotos) criados sejam mostrados a partir de uma ação, devemos atrelar os indicadores criados aos botões, no caso os de Mapa e Barras.
Para ativar o indicador já atrelado, clicaremos no botão apertando o Ctrl no teclado, e os cenários serão mostrados.
Observe como ficarão os cenários criados:
Cenário 1 – Mapa)
Cenário 2 – Barras)
Desta forma teremos mais espaço no relatório para outras análises e deixamos ele muito mais limpo para o usuário.
Um procedimento que é simples, mas muito útil e acrescenta valor ao relatório!
Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI! Um abraço!
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?