Blog

Postado em em 25 de setembro de 2022

Tempo para Aprender Python – Saiba Quanto Tempo Precisa!

Hoje eu quero te mostrar o tempo para aprender Python e tirar algumas dúvidas que as pessoas tem em relação ao estudo de programação!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Quanto Tempo para Aprender Python

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, não só em relação a Python, mas sempre tentam colocar um prazo para aprender alguma habilidade nova.

Então quanto tempo leva para aprender Python não vai ser diferente, para cada pessoa vamos ter um tempo entre outros pontos que vão afetar esse aprendizado.

Aprendizado de Python

Então qual o tempo necessário para aprender Python, como eu disse, isso depende de uma série de fatores.

Vou citar alguns para que você entenda que eles vão afetar o seu aprendizado:

O quanto você já sabe de Python

Quanto tempo vai dedicar para estudar

Existem pessoas que aprendem mais rápido do que outras

Se já teve contato com outra linguagem de programação

Se está praticando além de apenas assistir aulas e ler conteúdo

Claro que tem diversos fatores, mas você já deve ter entendido que cada pessoa vai ter um tempo de aprendizado diferente.

Um ponto muito importante é o formato de estudo, que é o formato que você vai escolher para estudar. Isso faz muita diferença no seu aprendizado.

Como assim? Imagine que você vá aprender Python olhando alguns vídeos na internet de diferentes lugares, vai ler alguns blogs… Você vai conseguir aprender, só que você vai demorar mais para aprender.

Isso porque você não vai necessariamente seguir uma sequência no aprendizado, então vai ter horas que vai ver um vídeo mais avançado e para entender vai ter que assistir outro para pegar um conteúdo que ainda não viu e assim por diante.

Essa é a diferença de um curso completo de Python por exemplo, lá você vai ter uma ordem no aprendizado, onde o que você vai aprendendo de novo vai usar algo que já viu.

Então não vai precisar caçar um conteúdo específico para poder entender o que está sendo mostrado, essa sequência é muito importante, principalmente para você evoluir no seu aprendizado.

Outro ponto é a área de Python que você quer atuar. Para diferentes áreas você também vai ter diferentes tempos de aprendizado, pois em alguns casos temos ferramentas mais complexas e mais detalhadas.

Levando em conta os alunos do nosso curso completo de Python, nós temos uma média de 3 a 6 meses que esses alunos levam para aprender Python.

E quando dizemos aprender Python, é dominar Python o suficiente para fazer projetos de uma forma boa, de forma a chamar atenção dentro da sua empresa, conseguir uma vaga de emprego na área, conseguir uma promoção, se destacar na empresa…

Então vamos ter casos de pessoas que fazem em menos tempo ou mais tempo. Não tem um tempo certo ou um tempo ideal para você aprender, até porque cada um aprende de um jeito, tem um tempo diferente para estudo…

É claro que se você conseguir se destacar na empresa, receber uma promoção ou até mesmo conseguir uma vaga de emprego na área desejada, você não vai deixar de estudar Python.

A programação está sempre evoluindo, trazendo novas ferramentas, então você vai estar sempre estudando e praticando e tendo mais chances de conseguir promoções, destaques e até cargos mais altos.

A ideia para que você aprenda programação é que você tenha uma constância nos seus estudos, ou seja, estudar toda semana para que consiga não só aprender, mas praticar e entender o que está sendo feito.

Então a ideia não é que você estude uma semana inteira de forma intensa e depois passe 2 ou 3 semanas sem estudar, até porque quanto mais contato você tem mais natural isso vai ficar.

O que nós sugerimos é que você estude pelo menos 2 horas por semana separados da forma que quiser, mas mantendo essa constância.

Se puder estudar mais é ótimo, mas tente manter pelo menos essas duas horas, até porque você sempre vai estar em contato com o Python e vai notar como certos códigos e estruturas vão ficar muito mais fáceis.

Vai chegar um momento que você vai escrever um código de forma natural sem pensar muito nessas estruturas mais básicas.

Então tente sempre manter essa constância de estudo que isso vai te ajudar muito no seu aprendizado!

Conclusão – Tempo para Aprender Python

Essa aula foi só para te mostrar algumas dicas e desmistificar que existe um tempo específico ou ideal para aprender Python.

Isso depende de pessoa para pessoa, de como está o formato de estudo, se está tendo constância nesse estudo.

Então a principal dica é o formato de estudo para seguir uma ordem cronológica para facilitar o aprendizado com um curso e manter a sua constância de estudos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!