Blog

Postado em em 22 de janeiro de 2019

Tabela Dinâmica – Como fazer Tabela Dinâmica no Excel?

Caso prefira uma aula em vídeo sobre Tabela Dinâmica, acesse esse link aqui!

O que é a Tabela Dinâmica?

A Tabela Dinâmica é uma tabela que irá conter todos os dados de uma tabela completa com dados, no entanto, como o próprio nome diz, ela é dinâmica. Isso quer dizer que a medida em que o usuário modifica algum critério, filtro, expande uma categoria, entre outros, essas modificações serão atualizadas automaticamente na tabela para facilitar a visualização dos dados a serem analisados.

Quando usar a Tabela Dinâmica?

A Tabela Dinâmica é utilizada quando o usuário pretende visualizar os dados de uma forma mais dinâmica, podendo expandir e recolher categorias, modificar o que será apresentado na tabela, modificar o formato em que os dados aparecem na tabela… E tudo isso é feito de maneira rápida e bem intuitiva, basta o usuário decidir quais dados serão representados naquele momento.

Como usar a Tabela Dinâmica?

Para utilizar a Tabela Dinâmica precisamos de uma tabela comum com os dados a serem representados e só depois iremos criar a Tabela Dinâmica. Neste caso iremos utilizar uma tabela de compras com o nome do comprador, produto comprado, preço unitário do produto, quantidade comprada e o preço total da compra.

Podemos ver que temos compradores repetidos, ou seja, a mesma pessoa fez mais de uma compra, temos preços de produtos diferentes e quantidades diferentes. Desta forma podemos analisar como cada um desses dados irão aparecer na nossa Tabela Dinâmica.

O próximo passo é criar a tabela dinâmica. Para isso, iremos acessar a guia Inserir e em seguida clicar na opção Tabela Dinâmica. Feito isso irá aparecer uma nova janela com o nome de Criar Tabela Dinâmica, nesta janela iremos escolher onde estão os nossos dados, no caso $B$4:$F$28 da aba Tabela Dinâmica, e decidir se vamos ou não criar a Tabela Dinâmica em uma Nova Planilha, para o exemplo selecionamos a opção de Nova Planilha. Vale lembrar que o Excel chama de planilha o que conhecemos como aba. Caso queira que a nova tabela seja exibida na aba atual, basta selecionar a opção “Planilha Existente” e clicar na célula desejada.

Feito isso será aberta uma nova aba na planilha com alguns pontos importantes:

Clicando na guia Analisar, que só aparece quando a tabela dinâmica está selecionada, em Verde temos as opções que devem estar marcadas para que apareça a Lista de Campos, Botões +/- (que são para expandir ou recolher alguma das categorias que temos) e Cabeçalhos dos Campos (que são nossas categorias);

Em Vermelho temos os Campos da Tabela Dinâmica, é aqui que iremos trabalhar com as categorias que temos para construir a Tabela Dinâmica;

Em Azul temos os Cabeçalhos/Categorias dos dados da tabela que utilizamos para gerar a Tabela Dinâmica;

E por fim em Amarelo temos as áreas em que colocaremos nossos cabeçalhos/categorias para criar a tabela dinâmica.

Para colocarmos nossas categorias nos campos desejados podemos clicar na caixa de cada uma ou, a melhor opção, arrastá-los para um dos quatro quadrantes da seleção Amarela.

Vamos então arrastar Nome, Produto e Preço para Linhas enquanto Quantidade e Total arrastamos para Valores. Feito isso teremos a seguinte tabela.

Podemos ver que a ordem que colocamos os dados na seção de Linhas é a mesma ordem em que eles aparecem na tabela. Então primeiro aparecem os nomes, em seguida os produtos e por fim o preço de cada um dos produtos.

Já na parte de valores colocamos a quantidade e o total que aparecem em colunas, mostrando a quantidade comprada de cada item e o valor total da compra. É possível observar que a coluna de totais não está formatada, então basta o usuário formatar como faria em uma célula comum, indo até a guia Página Inicial e selecionando o formato Contábil na seção de números.

Desta forma a coluna de totais ficará com a formatação correta.

Outra forma de alterar a formatação dos dados é utilizando as opções da tabela dinâmica, basta ir na opção que queremos modificar, neste caso será a Soma de Total e pressionar a seta logo ao lado, feito isso irá aparecer um menu com algumas opções, iremos selecionar a opção Configurações do Campo de Valor.


Ao selecionar essa opção abrirá uma nova janela, nesta parte inicial podemos modificar o tipo de cálculo que será mostrado também. Temos soma (que é o padrão), contagem, média, máximo, mínimo, produto, entre outras opções. Portanto se o usuário quiser modificar o cálculo de algum dado essa modificação será feita por aqui.

Neste caso foi modificada a Soma de Quantidade para Máx. de Quantidade, então é possível observar a quantidade máxima de cada produto que foi comprada e dentro de cada produto vemos que realmente aquele valor é o valor máximo.

Para mudar a formatação desses dados selecionados basta agora selecionar a opção Formato do Número, que irá abrir uma janela de Formatar Células. Nesta janela é possível escolher a formatação adequada para os dados utilizados, no nosso caso a soma de total deve estar em formato Contábil.

Ao pressionar OK a coluna será formatada com o formato contábil.

Como foi dito, a ordem em que colocamos os dados nas caixas de Linhas, Nomes, Colunas e Valores altera a ordem em que os dados aparecem para nós, então se alterarmos por exemplo o nome dos compradores para Filtros e deixarmos em Linhas os valores de produto, quantidade e preço teremos a seguinte mudança.

É possível observar que agora temos apenas duas colunas, temos uma parte superior a tabela que é o nosso filtro de nomes, então poderemos pesquisar por pessoas separadamente e ver apenas os produtos comprados por ela. E nossa representação na tabela é agora de produto, quantidade e preço, ou seja, primeiro iremos ver quais produtos foram comprados, em seguida a quantidade de produto comprado e por fim o preço pago por cada um desses produtos.

Então se filtramos por um comprador apenas podemos observar só o que foi comprado por ele sem que seja outros dados atrapalhem nossa análise.

Neste caso podemos ver que Mariana comprou três produtos diferentes, podemos ver a quantidade comprada e o preço pago por cada um deles, além do total geral da compra.

Então podemos modificar os dados a fim de obter a melhor representação para cada caso. Por exemplo, podemos colocar ao invés de filtro de nomes, filtro de produtos, para sabermos quem comprou aqueles produtos.

Temos aqui que apenas Marcos e Mariana compraram laranja. Desta maneira o usuário poderá analisar quem comprou cada tipo de produto, então a tabela é realmente dinâmica, ela muda de acordo com a necessidade do usuário e responde automaticamente a medida que os dados são alterados nos campos Filtros, Colunas, Linhas e Valores.

Atenção!!

Os dados que são alterados entre os campos da Tabela Dinâmica são alterados normalmente dentro da tabela utilizada como base. No entanto, se o usuário acrescentar, retirar ou modificar os dados contidos na tabela utilizada para criar a Tabela Dinâmica, esses dados NÃO SERÃO ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE na Tabela Dinâmica. Para isso, é necessário realizar um processo manual para atualizar esses valores.

Para atualizar os dados basta ir na guia Analisar e selecionar a opção Atualizar, desta forma os dados da tabela inicial utilizada para criar a tabela dinâmica serão passados para ela e a tabela dinâmica será atualizada com os novos dados.

Para saber sobre mais sobre Tabela Dinâmica e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.