Blog

Postado em em 12 de abril de 2023

Problemas Comuns Do Power Query: Quais São e Como Resolver

Neste artigo, vamos ver a solução para alguns problemas comuns do Power Query no Power BI, como “Power BI não abre” e outros problemas. São situações diversas que requerem um cuidado específico. 

Aprenda mais e entenda passos fáceis para solucionar essas questões. Lembrando que você pode acessar o nosso Canal do YouTube para mais conteúdo de Power BI!

Por que não consigo fazer login no Power BI?

Power BI não abre? Você não consegue visualizar sua conta? 

Existem várias razões pelas quais você pode não conseguir fazer login no Power BI. Algumas das possíveis causas e soluções incluem:

Credenciais inválidas

Verifique se você digitou seus dados de login corretamente e se a senha está correta. Se você não tiver certeza de suas credenciais, tente redefinir sua senha.

Conta de usuário desativada

Sua conta pode ter sido desativada ou suspensa. Entre em contato com o administrador do Power BI em sua organização para obter mais informações.

Problemas de conectividade

Você pode ter problemas de conectividade com a Internet ou com o servidor do Power BI. Verifique sua conexão com a Internet e tente fazer login novamente.

Problemas de cache 

Tente limpar o cache do navegador ou use um navegador diferente para fazer login.

Problemas de atualização 

Verifique se você está usando a versão mais recente do Power BI. Se não, atualize para a versão mais recente e tente fazer login novamente.

Problemas com o serviço 

O serviço do Power BI pode estar passando por problemas técnicos. Verifique se há atualizações em relação a interrupções no serviço ou entre em contato com o suporte do Power BI para obter ajuda.

Como liberar acesso ao Power BI?

Segue o passo a passo:

  • adquira uma licença;
  • atribua permissões de usuário;
  • crie grupos;
  • compartilhe conteúdo;
  • gerencie as permissões.

Como corrigir um erro no Power BI?

Vamos ver agora como é possível corrigir um erro de linha no Power BI.

Remover as linhas com erros

  • selecione Consulta, depois Editar;
  • selecione as colunas;
  • clique em Página;
  • clique em Remover Linhas;
  • clique em Remover Erros.

Manter linhas com erros de dados

  • selecione Consulta, depois Editar;
  • selecione as colunas;
  • clique em Remover erros.

Como recuperar Power BI?

Se você estiver enfrentando algum problema ao usar o Power BI, existem algumas etapas que você pode seguir para recuperar o programa:

Verifique sua conexão com a Internet 

O Power BI é baseado na nuvem e requer uma conexão à Internet para funcionar corretamente. Certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja funcionando corretamente e que você tenha acesso à nuvem do Power BI.

Reinicie o Power BI

Se você estiver enfrentando problemas ao usar o Power BI, tente fechar o programa e reiniciá-lo. Às vezes, isso pode ajudar a resolver problemas temporários.

Verifique as atualizações do Power BI

Certifique-se de que você esteja usando a versão mais recente do Power BI. As atualizações podem resolver problemas e melhorar o desempenho do programa.

Como usar o editor de consultas do Power BI para resolver problemas comuns?

Para fazer modificações na nossa planilha base, devemos aprender como usar Power Query. Mas primeiramente devemos entender bem o arquivo que servirá de base para o nosso relatório final.

No nosso exemplo, vamos usar uma planilha do Excel que possui informações de um relatório de vendas de uma determinada empresa, para entender como resolver problemas no Power Query.

Essa planilha possui as informações de cada funcionário, com as colunas contendo SKU, Quantidade Vendida, Loja, Data da Venda, Cliente, CPF, RG, Observação.

Vamos então importar essa planilha do Excel para o Power BI, utilizando o botão de Obter Dados na guia Relatório do Power BI, optando pela opção de Excel, e procuraremos o arquivo que servirá de base para o relatório. Ao escolher, teremos uma nova caixa e vamos selecionar a aba a ser carregada (em 1), veremos sua pré-visualização (em 2).

e QGsWFSwoCUvDgN3UXAhHgGXY66yMPLaRenRCo2dBUm cp7c VfCwv1ikgkGMlDYG7UoWfcL18zz2zy5PEGWOGirxfpgz CvmSqIksTF4eWtK0NymjjGaW bYwAqMn4WGW8408ryYmVnZZFy0n cuU

Vemos que esse arquivo importado só tem uma aba (Planilha1), e, como temos o intuito de tratar tabelas no Power BI para tirar informações extras dela, precisamos abrir o Power Query, clicando em Transformar Dados (em 3, acima), e logo se abrirá o ambiente temporário do Power BI (repare que ele não é o Power BI).

Nesse momento o arquivo será carregado e automaticamente irá ser aberto o Power Query, o ambiente temporário do Power BI em que iremos fazer os tratamentos.

Alterar o nome da planilha importada

A primeira modificação é alterar o nome da planilha importada para dar um nome intuitivo, caso sejam importadas várias planilhas para o Power BI, para identificá-la ou diferenciá-la. No nosso exemplo iremos mudar o nome padrão de Planilha1 (nome da planilha/aba do arquivo em Excel) para BaseVendas.

Para isso, iremos na guia aberta à direita, “Config. Consulta”, e iremos simplesmente apagar o “Planilha1”, digitar o “BaseVendas” e dar Enter. E pronto.

Se atente para o fato de as colunas estarem com os cabeçalhos corretos

Se atente para o fato de as colunas estarem com os cabeçalhos corretos, ou se os cabeçalhos não foram trazidos da forma correta. Repare que os cabeçalhos corretos estão na linha 2, e a linha 1 é uma linha toda vazia (null), no nosso exemplo.

Para corrigir esse pequeno problema, caso aconteça, você pode ir em Página Inicial > Reduzir Linhas > Remover Linhas > Remover Linhas Em Branco, um pouco acima da coluna “Column3”, como mostrado no vídeo.

Em seguida, para colocar nova primeira linha como nosso cabeçalho deveremos ir em Página Inicial e clicar na opção de “Usar a Primeira Linha como Cabeçalho”, logo acima da “Column5”, e como mostrado no vídeo.

OBS: no Power Query não existe Ctrl+Z! Então, para desfazer um passo feito, deveremos procurar pela etapa a ser desfeita nas Etapas Aplicadas (à direita), e apertamos no X vermelho à esquerda da etapa realizada. Pelo exemplo, o cabeçalho voltaria a ficar na linha 1 (de forma errada) caso clicássemos no X na etapa de “Cabeçalhos Promovidos1”.

CPFs

Repare que a coluna de CPFs não manteve os CPFs originais, e apagou os zeros à esquerda dos CPFs que começam com “0”, “00” … e assim por diante. Isso aconteceu porque o Power BI automaticamente classificou os tipos das colunas quando promovemos o cabeçalho da forma correta na etapa anterior.

Repare que uma etapa chamada “Tipos Alterado1” foi criada, por último.

Para desfazer isso, faremos o que foi pontuado na OBS anterior. Apertaremos no X dessa etapa, e faremos manualmente as categorizações.

Fazendo isso, veja que os CPFs voltaram ao normal, sem “perder” os zeros e várias estão classificadas como geral/sem tipo (ABC 123). Agora classificaremos cada coluna dessas da melhor forma.

  • CPF: texto
  • Quantidade Vendida: número inteiro
  • Data da Venda: data
  • RG: número inteiro

Modificações na planilha do Excel

4) Um problema muito comum no Power BI é fazer modificações na planilha do Excel que serve de base para os nossos dados no Power BI.

Após qualquer mudança na planilha no Excel, devemos atualizar a visualização no Power BI, para que ele puxe o arquivo mais atualizado.

Uma coisa comum é mudar o nome da aba do arquivo no Excel, e esquecer que isso pode afetar o Power BI. Se mudássemos o nome da aba, aconteceria o seguinte erro no Power BI:

Problemas comuns do Power Query

Para corrigir isso, devemos ir na etapa de “Navegação”, e mudar o nome da nossa aba para a nova (“Vendas”): repare que o nome antigo permanece, por isso ele não “acha” a fonte. Mudando esse nome e dando Enter, vemos que o erro desaparece, e clicando na última etapa, voltamos ao ponto que estávamos. Vamos Fechar e aplicar.

Mudar o arquivo de local ou de nome

Caso alguém mude o arquivo de base (planilha) de local ou de nome, deveremos dizer para o Power BI qual é o “novo caminho” daquela planilha. Se não, a partir de qualquer atualização de visualizações para carregar novos dados dará erro de “Não foi possível localizar o arquivo”.

Para solucionar esse problema muito comum, precisamos ir em Página Inicial > Transformar dados > Configurações da fonte de dados > Alterar Fonte > Procurar… > Achar a planilha no seu computador > OK > Fechar > Atualizar.

Inserir um dado na planilha de Excel de forma que o tipo seja diferente da coluna

Inserir um dado na planilha de Excel de forma que o tipo seja diferente da coluna que foi configurada no Power BI.

No exemplo do vídeo preenchemos a linha para o “João Paulo” e colocamos no RG a informação de um número qualquer com final X. Isso quer dizer que, ao importar essa informação, o Power BI vai tentar converter isso num número, e não vai conseguir, porque existem números e textos na mesma célula do Excel. E vai acontecer o seguinte erro:

nczLLqy1RZnv0GA6 xcwOPopmu2 9o39e8oVPVJa6 NooZQ8OBNQ RM7GY8lA wHHypIjK7PpDQkaSd3jtVegszZvahDthfI xxsEIzYGTrFty5y1f0HH6VEvs 7J2m68eJbD7yE9d9e ZVpwGt5aU

Devemos ir em “Exibir erros” para ver onde está o erro de fato, e podermos corrigir no Power BI (ou no Excel). No caso vamos ver como corrigir no Power BI para que esse dado seja mostrado.

Para isso, devemos ir avançando da primeira etapa até a última para ver onde o erro foi encontrado. Ao achar a etapa, que no caso é a última, de “Tipo Alterado1”, devemos ler o que está escrito na fórmula dessa etapa.

Vemos que o tipo da coluna de RG está como “Int64.Type”, que indica que essa coluna está classificada como número inteiro. Devemos simplesmente apagar isso, copiar e colar o que está escrito na coluna de CPF, que é “type text”, e dar Enter.

E pronto, nossa coluna agora vai retornar todos os valores (até esse esquisito com X no final) porque o Power BI vai entender que essa coluna agora é de texto.

Nessa aula mostramos como lidar com vários problemas comuns do Power Query do Power BI e como você pode resolvê-los, caso se depare com eles em algum momento.

Saiba tudo sobre Power BI com nosso curso online!

Conclusão – Problemas comuns do Power Query

Nessa aula eu te mostrei os problemas comuns do Power Query do Power BI que podem estar te atrapalhando em algum momento.

É importante que você saiba quais são esses problemas, pois nem sempre as mensagens de erro do programa são específicas, as vezes você vai receber uma mensagem que não faz ideia do que quer dizer.

Por isso é interessante que saiba os erros mais comuns para que quando aconteça, você consiga tratar sem quebrar a cabeça ou perder horas tentando resolver!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!