Blog

Postado em em 7 de maio de 2020

Preenchimento Relâmpago no Excel pra GANHAR MUITO TEMPO

Na publicação de hoje vamos ver um pouco mais sobre uma das ferramentas escondidas do Excel: o Preenchimento Relâmpago!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que é o Preenchimento Relâmpago?

O preenchimento relâmpago é uma ferramenta para preencher informações baseado em um padrão nas células da coluna ao lado (a coluna terá que estar “ligada” com a coluna que será utilizada a ferramenta).

 

Quanto utilizar essa ferramenta?

Vamos utilizar essa ferramenta sempre que precisarmos de um preenchimento que já tenha um padrão a ser seguido, desta forma o Excel fará isso automaticamente sem que o usuário tenha que ficar repetindo o mesmo processo diversas vezes ou até mesmo tenha que utilizar uma fórmula para pode continuar.

 

Como utilizar o Preenchimento Relâmpago?

Nesta aula vamos mostrar 3 casos da utilização do preenchimento relâmpago que podem facilitar bastante no preenchimento de informações dentro do Excel. Lembrando que esse recurso está disponível a partir da versão 2013 do Excel, as versões anteriores não possuem esse recurso.

 

Tabela com nomes

Tabela com nomes

 

O primeiro caso é com o preenchimento de nomes, neste caso temos uma coluna com o nome e na outra temos o sobrenome dessa pessoa. Alguns dados importados acabam vindo dessa forma.

Vamos supor que o usuário queira juntar essas duas informações para que tenha isso em apenas uma célula ao invés de duas. O primeiro passo é escrever o primeiro nome completo em seguida, selecionando a célula logo abaixo o usuário poderá pressionar o atalho CTRL + E.

 

Escrevendo o primeiro nome completo

Escrevendo o primeiro nome completo

 

Ao pressionar esse atalho o Excel vai identificar o padrão que é inserir o nome, dar um espaço e inserir o sobrenome e vai fazer isso para todas as células abaixo.

 

Resultado após o preenchimento relâmpago

Resultado após o preenchimento relâmpago

 

Desta forma não será necessário gastar tempo ou fórmulas para preencher essa coluna, isso é muito útil principalmente quando temos uma grande quantidade de dados e fica inviável fazer esse trabalho manualmente. Assim é possível facilitar o trabalho e ainda sem a necessidade de utilizar qualquer fórmula.

Caso o usuário não queira utilizar o atalho pode selecionar a ferramenta indo até a guia Dados.

 

Ferramenta de Preenchimento Relâmpago

Ferramenta de Preenchimento Relâmpago

 

Tem um símbolo de raio para facilitar a visualização da ferramenta.

OBS: Caso o usuário altere um nome ou sobrenome a coluna de nome completo NÃO será alterada, só seria alterado caso tivéssemos uma fórmula.

Para o segundo caso vamos analisar a questão de datas.

 

Tabela de datas

Tabela de datas

 

Neste caso vamos querer obter o ano de cada uma dessas datas. Para isso basta seguir o mesmo procedimento que fizemos anteriormente, basta escrever na primeira célula a informação desejada e em seguida utilizar o atalho para o preenchimento relâmpago que é CTRL + E.

 

Resultado do preenchimento para os anos

Resultado do preenchimento para os anos

 

OBS: No caso da obtenção dos dias ou meses será necessário escrever da seguinte forma ’09 para que o Excel entenda que queremos os dois números e não somente o segundo.

Para o último caso vamos analisar o preenchimento de e-mails.

 

Tabela de e-mail

Tabela de e-mail

 

Neste caso vamos supor que todos os e-mails sejam no seguinte formato nome.sobrenome@hashtag.com desta forma basta preencher o primeiro nome, inserir um ponto, em seguida o sobrenome e a extensão do e-mail.

 

Inserindo o primeiro padrão de e-mail

Inserindo o primeiro padrão de e-mail

 

Agora basta seguir o mesmo procedimento que fizemos.

 

Resultado do preenchimento

Resultado do preenchimento

 

Agora facilmente temos todos os e-mails preenchidos seguindo o mesmo padrão do primeiro e tudo isso foi feito de forma muito rápida e eficiente.

Nesta aula foi possível aprender a utilizar a ferramenta de Preenchimento Relâmpago que é uma ferramenta muito útil para facilitar os trabalhos e evita um grande esforço do usuário para que não tenha que preencher tudo manualmente.

A Hashtag Treinamentos conta com mais de 13.000 alunos treinados em seus cursos online e presencial, clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?