🎉 SEMANA DO CONSUMIDOR

Últimos dias para comprar os cursos com 50% de desconto

Ver detalhes

Postado em em 4 de fevereiro de 2025

Conheça o Preenchimento Relâmpago, uma ferramenta incrível do Excel que vai te ajudar a economizar tempo e energia.

Ele simplifica o trabalho com planilhas, automatizando tarefas chatas de preenchimento de células e permitindo que você se concentre nas partes mais importantes do seu trabalho!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Não vamos te encaminhar nenhum tipo de SPAM! A Hashtag Treinamentos é uma empresa preocupada com a proteção de seus dados e realiza o tratamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18). Qualquer dúvida, nos contate.

O que é o preenchimento relâmpago?

O Preenchimento Relâmpago é uma ferramenta intuitiva que realiza operações sem a complexidade de fórmulas. Basta fornecer um modelo, e o Excel replica o padrão, tornando-o ideal para tarefas repetitivas e agilizando o fluxo de trabalho com planilhas.

Quando utilizar essa ferramenta?

Vamos utilizar essa ferramenta sempre que precisarmos de um preenchimento que já tenha um padrão a ser seguido, desta forma o Excel fará isso automaticamente sem que o usuário tenha que ficar repetindo o mesmo processo diversas vezes ou até mesmo tenha que utilizar uma fórmula para pode continuar.

Exemplo 1 – Separando nomes

Imagine que temos a seguinte tabela e queremos preencher as colunas B, C e D com base nos nomes completos da coluna A.

Tabela no Excel com nomes completos na primeira coluna e colunas vazias à direita para primeiros nomes, nomes do meio e últimos nomes.

Para fazer isso, preencha a célula B2 com “João” e aperte as teclas CTRL+E. O resultado é o preenchimento automático das células B3 a B5, também com os primeiros nomes da coluna A!

A mesma tabela da imagem anterior, agora com os primeiros nomes preenchidos na coluna primeiro nome.

Você pode repetir isso para as outras duas colunas, Nome do Meio e Último Nome!

Exemplo 2 – Juntando nomes

Neste exemplo temos colunas preenchidas com primeiro nome e sobrenome e queremos completar uma outra coluna com os nomes completos.

Tabela com colunas Primeiro nome e Sobrenome completas e uma coluna vazia para os nomes completos.

Seguindo a mesma lógica do Exemplo 1, “ensine” o Excel como você quer que a coluna Nome Completo seja preenchida e aperte CTRL+E!

Mesma tabela da imagem anterior, agora com tudo completo na coluna nome completo.

Exemplo 3 – Montando e-mails

Aqui temos sugestões de nomes para e-mails e os nomes dos domínios que serão utilizados para eles.

Uma tabela com colunas Nome, Domínio e Email. Apenas as duas primeiras tem informações.

Neste exemplo, o Excel não apenas junta o conteúdo da primeira coluna com o da segunda, mas entende que você quer um @ entre as duas coisas. Tente completar a célula C2 com [email protected] e apertar CTRL+E. O resultado será este:

Mesma tabela da imagem anterior, agora a terceira coluna possui endereços de email completos.

Exemplo 4 – Formatando datas

Aqui temos uma coluna com as datas no formato americano, onde primeiro vem o ano, depois o mês e depois o dia. Mas na segunda coluna queremos as mesmas datas em outro formato. Com dia antes de mês antes de ano, e dividido por barras em vez de hifens!

Preenchi a célula B2 com 20/12/2024 e apertei CTRL+E. Veja como o Excel preencheu o restante das células seguindo o mesmo formato:

Tabela com colunas de nomes Data Original e Data Formatada. Na primeira temos o formato americano, na segunda o que é utilizado no brasil.

Exemplo 5 – Extraindo apenas os números

Imagine que você tenha códigos que misturam aleatoriamente letras e números, mas você quer extrair apenas os números contidos neles.

Tabela com uma coluna com códigos alfanuméricos e uma coluna vazia chamada Apenas números.

O Excel também consegue entender isso e preencher automaticamente se você preencher a célula da segunda coluna com os números da primeira.

Mesma tabela da imagem anterior, agora a coluna B, chamada Apenas Números, possui apenas os números dos códigos da coluna A.

Exemplo 6 – Padronizando textos

Neste exemplo temos uma coluna com textos formatados de diversas formas, sem seguir critério nenhum.

Tabela com duas colunas, a primeira com textos aleatoriamente iniciando em maiúsculas e minúsculas e a outra coluna vazia.

Mas queremos que na coluna B eles sigam o padrão de iniciar as palavras com maiúsculas. Complete B2 com “Exemplo Texto”, aperte CTRL+E e veja o que acontece:

Mesma tabela da imagem anterior, agora a segunda coluna possui as mesmas informações da coluna A, mas com todas as palavras apenas começando em letras maiúsculas.

Exemplo 7 – Separando letras e números

Tabela com três colunas, de nomes Código Alfanumérico, Letras e Números. Apenas a primeira coluna está preenchida, com coisas como Produto123 e Serviço456.

Diferentemente do Exemplo 5, aqui nós queremos separar o conteúdo da coluna A em duas colunas, uma apenas com as letras e outra com os números.

Nesse caso, vamos preencher as colunas A e B da linha 2 com “Produto” e “123” e depois dar CTRL+E separadamente em cada uma delas. O resultado vai ser a divisão das letras e números para as outras colunas também:

Mesma tabela da imagem anterior, agora todas as colunas estão completas.

Exemplo 8 – Extraindo a URL de sites

Neste exemplo, imagine que temos uma lista de sites, mas queremos extrair delas apenas o nome da empresa. Por exemplo, do primeiro site, queremos apenas a palavra “google” na coluna a sua direita.

Uma tabela com links na primeira coluna e uma segunda coluna Empresa, vazia

Como você pode imaginar, é só completar a células B2 com “google” e apertar CTRL+E para o seguinte resultado:

Mesma tabela da imagem anterior, agora a coluna Empres está com informações retiradas dos links.

Exemplo 9 – Gerando siglas a partir de nomes

No nosso último exemplo de aplicação do preenchimento relâmpago, vamos ver como o Excel consegue gerar as siglas de nomes próprios ou nomes de empresas.

Temos a seguinte tabela:

Tabela com duas colunas, Nome Completo e Sigla. Na primeira coluna temos coisas como João Silva Santos e Microsoft Corporation.

Queremos gerar sigla para todos os nomes na coluna A. Pra isso, complete a célula B2 com “JSS”, sigla de “João Silva Santos” e aperte CTRL+E. O resultado vai ser o preenchimento relâmpago com todas as siglas dos demais nomes, independentemente da quantidade de nomes que cada um deles tem.

Mesma tabela da imagem anterior, agora a coluna Sigla têm siglas preenchidas.

Conclusão – Como usar o Preenchimento Relâmpago Excel

O Preenchimento Relâmpago é uma ferramenta valiosa no Excel, simplificando tarefas rotineiras e aumentando a produtividade.

Com apenas alguns cliques, você pode automatizar a entrada de dados, formatação e cálculos, tornando seu trabalho com planilhas muito mais eficiente.

Se você quiser continuar aprendendo mais conteúdos práticos e valiosos sobre Excel, confira os nossos outros posts sobre esse tema!

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Posts mais recentes de Excel Básico

Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos

w background3jpg 1

Redator de conteúdo na Hashtag Treinamentos. Produzo textos didáticos sobre tecnologia, buscando informar e engajar o público de forma acessível e descomplicada.