Blog

Postado em em 11 de janeiro de 2024

Precisa de Faculdade para Ser Programador?

Precisa de faculdade para ser programador? Essa é uma dúvida muito comum, e vou responder a isso nesta aula!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Precisa de Faculdade para Ser Programador?

A aula de hoje será um pouco diferente, pois vou responder a uma dúvida muito comum que recebemos de muitas pessoas aqui da comunidade!

Muitas têm a dúvida se é necessário ter uma faculdade para ser programador e acabam desistindo por não possuírem uma formação na área.

Pensando nisso, preparei esta aula direto ao ponto para esclarecer tudo sobre o assunto.

Precisa de Faculdade para Ser Programador?

A resposta direta para essa pergunta é não. É possível tornar-se um programador e ser bem remunerado sem ter um curso superior.

No entanto, não podemos restringir nossa resposta a isso. A resposta completa para essa pergunta vai um pouco além e é um pouco mais complexa do que isso.

Dentro do mercado de trabalho, teremos programadores muito bem remunerados sem formação superior na área, e teremos programadores muito bem remunerados com formação na área.

Ao longo desta aula, vou tentar esclarecer e explicar os principais pontos a respeito dessa questão, e com isso, você poderá decidir o que faz mais sentido para o seu objetivo.

No que as Empresas Estão Interessadas?

As empresas e os recrutadores que trabalham para essas organizações estão interessados em saber se você tem as habilidades e a capacidade de resolver e solucionar os desafios e os problemas que a empresa enfrenta.

A partir do seu currículo e do seu portfólio, é possível determinar se você possui experiência em projetos reais e as habilidades necessárias para a vaga que estão contratando? Se sim, este será um bom indicativo e poderá te garantir uma chance para a vaga.

No entanto, muitas vezes essas informações não estão claras no seu perfil, no seu currículo ou no seu portfólio. E as empresas podem ter dificuldades em avaliar se você se qualifica ou não para uma determinada vaga.

Além disso, há um grande número de candidatos que precisam ser avaliados e considerados para as próximas etapas de seleção. Então, em alguns casos, a faculdade acaba se tornando um dos critérios que a empresa utilizará para fazer essa filtragem inicial.

O mesmo é válido para qual faculdade você frequentou. Não adianta fazer um curso superior por fazer, escolher qualquer faculdade ou qualquer curso.

Nem todas as instituições são iguais, então ter no currículo uma instituição renomada também é vantajoso e pode colocá-lo na frente em processos seletivos.

Faculdade Não Garante Expertise em Programação

Um ponto importante é que fazer faculdade não irá garantir uma expertise em programação. Nenhuma faculdade te tornará um expert em programação.

A faculdade, de fato, fornecerá uma base na área de programação, mas não será suficiente para torná-lo um especialista. Se você se limitar ao básico, ao que a faculdade ensina, não estará pronto para o mercado de trabalho ao sair dela.

Essa observação é válida para qualquer área, não apenas para a programação. A faculdade oferece a base, mas é necessário buscar conhecimento adicional, o diferencial, por conta própria, através de cursos e projetos extras.

Cursar uma boa faculdade funciona como um diferencial que a empresa pode utilizar na hora da contratação para uma filtragem mais ágil dos candidatos à vaga.

No entanto, apenas a faculdade não te tornará um bom profissional; é preciso correr atrás de aprofundar seus conhecimentos por conta própria.

O que Realmente Importa para as Empresas

Agora, se você não tem faculdade ou fez uma faculdade que não possui um renome tão grande, isso não significa que você não vá conseguir uma vaga.

Existem sim empresas que utilizarão o crivo da faculdade para facilitar o processo seletivo, mas as empresas estão muito mais preocupadas com o que você é capaz de fazer.

Como mencionei antes, as empresas estão interessadas em saber se você é capaz de resolver os desafios que elas enfrentam. Se tem experiência prática e projetos relevantes em seu portfólio que se encaixem com a vaga que está disponível.

Ter experiência prática e projetos relevantes é um diferencial muito valioso e que pode te colocar na frente dos processos seletivos. Por isso, é tão importante saber e construir um portfólio de projetos.

Portfólio de Projetos

Um portfólio de projetos completo e bem estruturado conta muito para o seu currículo. Saber demonstrar suas experiências e habilidades na área de programação e sua capacidade de solucionar problemas nessa área pode ser o diferencial que a empresa está procurando.

Então, busque construir um portfólio com projetos reais, desafiadores e completos para demonstrar e destacar suas principais habilidades como programador. Projetos significativos demonstram o domínio das habilidades necessárias para o mercado de trabalho nessa área.

A partir do seu portfólio, a empresa pode encontrar um projeto que você já realizou que se encaixe exatamente com a vaga que ela está buscando. E isso pode ter mais valor do que uma faculdade, se comparado com outro candidato que não tenha um portfólio tão completo.

Por isso, é importante saber escolher os projetos que você irá realizar. Aqui no blog e no canal da Hashtag, temos diversos projetos reais do mercado de trabalho que você pode realizar e aprimorar o seu portfólio.

Alguns desses projetos para que você possa praticar e adicionar ao seu portfólio:

Conclusão – Precisa de Faculdade para Ser Programador?

Na aula de hoje, vimos que algumas empresas ainda consideram a formação acadêmica como um critério de seleção, mas, mais do que isso, o que realmente importa é a capacidade de resolver problemas e ter experiência prática na área.

Ou seja, a faculdade não é o único caminho para se tornar um bom programador. É necessário buscar conhecimento adicional por conta própria com cursos e desenvolver projetos reais e relevantes para o mercado de trabalho.

Ter experiência prática e habilidades que você possa demonstrar e comprovar são mais importantes do que apenas um diploma. Então, estude, se prepare e construa um portfólio sólido e completo para demonstrar suas habilidades aos recrutadores.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador