Blog

Postado em em 7 de abril de 2023

PLSQL TSQL e PL-PGSQL do que se Tratam?

Nesta aula vamos explicar o que são os programas PLSQL TSQL e PL-PGSQL, qual aprender primeiro e por que surgiram tantas variações.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero falar de alguns termos SQL que podem gerar dúvidas em algumas pessoas. São eles:

  • T-SQL
  • PL-SQL
  • PL-PgSQL

Claro que antes eu vou explicar o que é SQL como ele funciona até para que você consiga entender bem esses outros termos!

Vamos iniciar falando do T-SQL que é uma abreviação de Transaction-SQL (uma versão aprimorada do SQL).

Em seguida falamos do PL-SQL (Procedural Language SQL) que é outra forma estendida de SQL usada pela Oracle.

Por fim, vamos abordar o PL-PgSQL que é uma linguagem procedural específica do PostgreSQL baseada em SQL.

E aí, quer saber mais sobre esses termos, sobre SQL e sobre SBGD (sistema de banco de dados), então vem comigo que eu te mostro!

Sistemas de Banco de Dados

O SQL é uma linguagem de consulta a banco de dados, enquanto o MySQL, SQL Server, Oracle Database e PostgreSQL são programas utilizados para gerenciamento dos bancos de dados.

Para ficar clara esta diferença faça um paralelo com o inglês.

ingles
inglês

Se você sabe falar inglês, consegue acesso a diversos países, consegue se comunicar neles todos.

Pode ser que em algum momento você tenha que adaptar a língua, porque existem variações de sotaque, gíria e cultura, mas em termos gerais saber o inglês te dá a base principal, as adaptações depois se tornam mais fáceis de fazer

O SQL tem a mesma ideia

plsql-tsql-e-pl-pgsql-sql
SQL – Linguagem fundamental

Podemos entender a importância do SQL comparando ao inglês.

Assim como um idioma, onde cada país tem suas gírias e particularidades, o mesmo vale para o SQL.

O SQL possui algumas vertentes que dependem de cada sistema de gerenciamento de banco de dados: cada SGBD incorpora a linguagem algumas funcionalidades e recursos extras.

Apesar de algumas diferenças, a base para as demais variantes do SQL seguem a mesma lógica, vale a pena entender que elas existem e que, caso você ouça por aí, você entenda minimamente sobre cada uma delas.

A linguagem SQL é muito antiga, porém recebeu adaptações importantes ao longo do tempo, o que fez dela uma linguagem amplamente difundida, você pode usar SQL com Python, com Power BI, Excel e outros, basicamente todos os programas que usam banco de dados estão ligados ao SQL.

Algumas alterações deram origem a esses três programas que vamos falar hoje, o T-SQL, PL-SQL e PL-PgSQL.

  • T-SQL

TSQL, ou T-SQL (abreviação de transaction-SQL), é uma versão aprimorada do SQL que contém algumas extensões. O TSQL foi originalmente desenvolvido pela Sybase e agora é propriedade da Microsoft.

O T-SQL adiciona alguns recursos avançados ao SQL para torná-lo mais poderoso, como variáveis declaradas, controle de transação, tratamento de erros e exceções, operações de string, processamento de data e hora, etc.

  • PL-SQL

PL-SQL ou Procedural Language/SQL é outra forma estendida de SQL usada pela Oracle para seu banco de dados.

A principal diferença entre o T-SQL e o PL-SQL é a maneira como eles lidam com variáveis, procedimentos armazenados e funções integradas.

O T-SQL também é considerado mais fácil e simples de entender, enquanto o PL-SQL incorpora maior complexidade.

  • PL-PgSQL

PL-PgSQL é uma linguagem procedural específica do PostgreSQL baseada em SQL. Semelhante ao T-SQL e PL-SQL, ele adiciona alguns recursos avançados ao SQL, como loops, variáveis, tratamento de erros e exceções, etc.

Conclusão – PLSQL TSQL e PL-PGSQL

Em suma, para aprender SQL é importante ter em mente que existem algumas variações que partem da mesma base, mas que potencializam o uso da ferramenta.

Saber SQL é saber a linguagem padrão para se trabalhar com esses bancos de dados, aprendendo SQL, aprender os demais é mais simples, porque você só vai precisar acrescentar algumas simples variações ao que você já sabe.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!