Blog

Postado em em 11 de fevereiro de 2021

Planilha de Previsão Excel – Como Utilizá-la

Nessa aula vamos te mostrar como utilizar a ferramenta Planilha de Previsão Excel para te auxiliar nos seus projetos e trabalhos.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Utilizar a Planilha de Previsão Excel

Você já ouviu falar dessa ferramenta do Excel, a Planilha de Previsão?

Se não ouviu está no lugar certo, pois vamos te explicar como utilizar essa ferramenta e como ela pode te auxiliar na análise dos seus projetos.

Como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que vai prever dados futuros com base nos dados que você já possui na sua tabela.

Então ela vai utilizar os dados que têm para fazer uma projeção dos novos dados para que você possa se organizar em relação a esses dados.

Para que possa ter uma noção do que pode vir a acontecer, lembrando que é uma previsão, não é algo que de fato vai acontecer igual ao que foi mostrado.

Vamos ao aprendizado dessa ferramenta?

Como Criar uma Planilha de Previsão no Excel

Essa é a nossa última aula da série de Ferramentas Essenciais do Excel e nela vamos te mostrar como criar essa planilha para que possa prever algumas situações.

Para que possamos utilizar essa ferramenta é necessário que o usuário tenha uma base de dados para que o programa possa utilizar ela para prever as demais informações.

Lembrando que quanto maior esse histórico de dados melhor será a previsão.

Tendo os dados, vamos selecionar todos eles (podemos utilizar o atalho CTRL + T) e ir até a ferramenta Planilha de Previsão que se encontra na guia Dados.

Ferramenta Planilha de Previsão

Assim que selecionar essa ferramenta o Excel já vai abrir uma nova janela com a prévia do gráfico dessa previsão assim como as configurações para fazer essa previsão.

Planilha de Previsão Excel

Veja que temos um parâmetro chamado Intervalo de Confiança, que falando em termos gerais seria quão confiável é essa previsão, então quanto maior esse percentual, maior a chance de os dados serem corretos.

Por esse motivo teremos uma maior margem de erro para cima e para baixo por levar em consideração todos esses dados, pois é isso que acontece na nossa base.

Esses dados são variáveis para cima e para baixo.

Caso queira saber detalhadamente em termos matemáticos o que é esse intervalo de confiança pode clicar aqui.

Outro ponto interessante é que o Excel nos permite fazer uma previsão de acordo com o período de dados que temos, ou seja, como temos 6 meses de análises de dados o Excel vai nos permitir fazer uma previsão de até 6 meses.

Claro que isso vai afetar a eficiência da ferramenta, pois vamos prever algo muito distante, mas ainda sim é uma ferramenta excelente para fazer essas estimativas.

As outras informações você pode pesquisar mais a fundo para ter uma melhor utilização da ferramenta, mas serão necessários conhecimentos em estatística.

Tabela de previsão completa

Esse é um dos resultados que teremos ao clicar em Criar na ferramenta.

Veja que temos uma tabela com os dados que tínhamos anteriormente, mas agora temos os valores da previsão.

Então temos 3 colunas a mais na nossa tabela, temos os limites inferior e superior que seriam os limites que podemos atingir baseado nessa previsão.

E temos o valor previsto que seria a média entre esses limites de acordo com a configuração que tínhamos na ferramenta.

Gráfico de previsão

E aqui também temos a representação gráfica desses resultados, onde a linha centra é a previsão das vendas, enquanto as outras duas são os limites superior e inferior dessa previsão.

Assim temos uma previsão completa, com o valor previsto e os intervalos que esses valores podem assumir dentro dessa previsão, assim como um gráfico para representar isso de forma mais visual, o que facilita a análise dos dados.

Conclusão

Você já tinha imaginado que o Excel tinha uma ferramenta de previsão?

Agora você já pode utilizar essa ferramenta para auxiliar nos seus trabalhos que precisa de uma previsão para poder dar continuidade ou até mesmo para fazer alguns cálculos.

Aposto que essa ferramenta vai poder te ajudar bastante, então agora é colocar a mão na massa e mexer um pouco mais nessa ferramenta para fazer as alterações de acordo com sua necessidade.

Lembrando que só conseguimos prever a mesma quantidade de tempo que temos registrado, então não adianta pegar dados de 6 meses e querer prever 2 anos que a ferramenta não irá permitir.

Agora é praticar e utilizar no seu trabalho para poder facilitar suas análises do dia a dia!

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador