Blog

Postado em em 13 de julho de 2023

Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho – [Download Gratuito]

Você quer uma planilha de indicadores de segurança do trabalho grátis? Nesta aula vou te explicar o funcionamento desta planilha!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Fala Impressionadores! Hoje eu venho trazer mais um dos nossos Modelos de Planilhas do Excel, isso mesmo, mais uma planilha gratuita para você baixar!

Dessa vez eu vou te mostrar uma Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho. Essa planilha vai te auxiliar nas análises de acidentes de trabalho.

Assim você vai conseguir fazer uma análise mais detalhada dos acidentes e ainda vai ter um dashboard de segurança do trabalho para visualizar essas informações de forma mais eficiente.

Com isso você pode tomar algumas decisões baseado na quantidade de acidentes e nos tipos de acidentes mais comuns, assim poderá diminuir ou até evitar esses acidentes.

E aí, quer saber como funciona essa planilha em Excel sobre acidentes de trabalho? Então vem comigo que eu vou te mostrar como usá-la!

Você já parou para pensar como é importante ter indicadores de segurança do trabalho em sua empresa?

Nesta aula vamos colocar todas essas informações em um único painel, com esses indicadores você vai saber:

  • Quais são os tipos de acidentes mais recorrentes
  • Quantos funcionários foram afastados
  • Por quanto tempo ficaram afastados, etc.

Com isso você pode:

  • Prevenir acidentes
  • Evitar processos trabalhistas
  • Garantir um ambiente seguro na sua empresa

Então, vou te apresentar uma planilha de Excel que vai te ajudar a registrar e analisar essas informações de forma simples e eficiente em uma única plataforma de fácil acesso.

Vou te explicar como preencher cada parte da planilha, após isso é só baixar a planilha gratuita e começar a usar com seus dados!

Cadastro de Funcionários

Aqui é onde você vai inserir as informações essenciais, como nome, cargo, área, telefone de contato, localidade e data de admissão, etc.

Esses dados são necessários para identificar os funcionários envolvidos nos acidentes e acompanhar o histórico de cada um.

Planilha de Acidentes

Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho

Em seguida, temos a planilha de acidentes de trabalho, nesta parte é importante preencher com:

  • A data
  • Funcionário envolvido
  • Área em que ocorreu o acidente
  • Qual o tipo de acidente
  • Se houve afastamento, etc.

Observe que um menu lateral para facilitar a inclusão dessas informações e, além disso, existe um menu dropdown onde você seleciona o tipo de acidente com mais facilidade.

Neste menu inclui os 10 acidentes mais comuns de acordo o Google, mas você deve adaptar essa lista conforme a realidade da sua empresa.

O importante aqui é que temos uma planilha funcional, se for preciso você pode adicionar colunas com informações relevantes para o tipo de empresa que você trabalha.

Dashboard – Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho

Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho

No dashboard você será capaz de fazer as análises, após as informações estarem devidamente preenchidas, você terá um painel geral que apresenta os indicadores de segurança do trabalho.

Neste painel você visualiza:

  • O total de acidentes
  • A quantidade de acidentes com e sem afastamento
  • Qual a porcentagem de afastamentos
  • Quantos acidentes ocorreram por mês
  • Onde ocorreram os acidentes
  • Quais foram os tipos de acidentes

Note que, com esses dados coletados você pode determinar quais são os acidentes mais comuns no seu tipo de trabalho, assim você consegue tomar medidas para evitar acidentes futuros.

Você pode fazer reuniões informando aos colaboradores onde devem ter maior atenção, revisando o processo de produção, instalando sensores, alarmes e bloqueios que vão ajudar a eliminar aquela possibilidade de acidente identificada.

Conclusão – Planilha de Indicadores de Segurança do Trabalho

Investir em segurança do trabalho e na conscientização para a segurança individual e em grupo de cada colaborador é um processo importante e indispensável para as empresas.

Hoje a maioria leva isso muito a sério porque além de conservar seus colaboradores íntegros ainda evita mortes, processos e danos à imagem da empresa.

Ter uma planilha para registrar e analisar indicadores de segurança é fundamental para controlar melhor os dados e criar estratégias para melhorar o processo.

Como eu disse no texto você pode adaptar a planilha a sua realidade, aproveite essa oportunidade e baixe o material da aula gratuitamente!

Espero que tenham gostado! Um abraço,

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e impressionar no Mercado de Trabalho? Inscreva-se no Power BI Impressionador!