Blog

Postado em em 24 de maio de 2023

Nova Funcionalidade Pausar Visuais – Para Deixar seu Power BI Mais Rápido

Você já teve problemas com lentidão nos relatórios? Agora no Power BI temos a nova funcionalidade Pausar Visuais que resolve este problema!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala Impressionadores! Você já trabalhou com bases de dados muito grandes no Power BI e na hora de atualizar os visuais você teve alguma lentidão?

Essa lentidão ao carregar visuais no Power BI é comum quando a quantidade de informações é muito grande.

Para resolver esse problema, eu quero te mostrar a nova funcionalidade do Power BI, o recurso Pausar Visuais!

Esse recurso te permite pausar a atualização dos visuais para que você ajuste tudo o que precisa e só depois atualize tudo de uma vez.

Na aula de hoje eu vou te mostrar detalhadamente como funciona esse recurso e como ele vai te ajudar quando tiver bases muito grandes!

Gostou do tema? Então, bora para a aula!

Vamos imaginar que você tem uma matrix e que nessa matrix você colocou informações como o nome do fornecedor e o atraso médio das entregas.

Quando colocamos informações como o nome, o Power BI não tem muita dificuldade em colocar essa informação, mas tudo que envolve cálculo demanda uma consulta e um resultado na hora, e tudo isso o Power BI executa antes de exibir a informação.

Se colocarmos muitas fórmulas na nossa planilha ou dashboard podemos gerar uma lentidão quando carregar as informações.

Então, se colocarmos poucas informações na planilha não fica evidente a diferença de tempo entre colocar uma lista de nomes em comparação com um cálculo, mas se você colocar muitos cálculos, então teremos um atraso perceptível.

Pausar Visuais

Quando usamos a ferramenta Pausar visuais o processo muda, ao invés de colocar o cálculo e esperar carregar, colocar o próximo e esperar novamente, no processo de Pausar visuais você pausa, coloca todos os cálculos que precisa e depois faz o processo de executar todos os cálculos de uma única vez.

Desse modo o tempo de execução fica menor e você otimiza seu processo. Para executar essa funcionalidade clique na guia Otimizar e, em seguida, clique em Visuais pausados:

visuais pausados
visuais pausados

Clicando em Pausar visuais a medida que você for inserindo cálculos vai aparecer uma mensagem informando que “alguns visuais estão pausados” até que você clique em Atualizar ou Retornar as Consultas Visuais.

Para testar, insira em valores alguns cálculos como o atraso médio e os Custos.

Quando você colocar uma medida que demanda mais tempo para calcular ele vai ficar pausado mostrando a mensagem -> O visual tem alterações pendentes.

Qual a diferença entre clicar em Atualizar ou clicar em Retornar as Consultas?

Quando clicamos em atualizar o Power BI faz uma atualização pontual, mas continua pausado para as novas consultas que você precisar fazer, diferente de quando retomamos as consultas visuais, nesse caso, é feita a atualização geral e saímos do modo de pausar visuais.

No modo de pausar visuais as atualizações são pausadas tanto para quando você insere informações quanto para quando você retirar cálculos, ambos podem ficar em pausa até a atualização.

Conclusão – Pausar Visuais no Power BI

Fiz essa aula para mostrar mais uma novidade do Power BI, o pausar visuais. Essa foi uma solução criada para quando você tem aqueles relatórios muito pesados com informações e cálculos que fazem o relatório pausar e demorar durante a execução.

É uma função nova muito útil e fácil de usar que vai te ajudar bastante com projetos maiores.

Eu fico por aqui! Até breve! Um abraço,

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!