Blog

Postado em em 8 de maio de 2019

Função PARÂMETRO – Como usar a nova fórmula do Excel 2019

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula clique nesse link!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a fórmula PARÂMETRO?

Essa fórmula é uma fórmula nova do Excel 2019 e possui uma utilidade similar à fórmula PROCV. Portanto, é uma fórmula que precisa de uma expressão para que possa fazer a busca de um valor e retornar um resultado, então no nosso exemplo temos uma tabela com Estado, Vendedor e DDD e temos uma pequena tabela que possui os Estados e o DDD de cada um.

Quando utilizar a fórmula PARÂMETRO?

Essa fórmula será utilizada quando temos que pesquisar valores em uma tabela auxiliar para retornar algum resultado. Como é o caso do DDD, temos uma planilha de dados e temos a planilha auxiliar com os Estados e o DDD de cada um. Então, vamos utilizar essa fórmula para preencher o DDD da tabela principal apenas utilizando essa fórmula para tornar o processo automático.

Desta forma, não é necessário atualizar manualmente os dados de DDD sempre que acrescentar mais dados, remover dados ou até mesmo modificar o Estado de cada vendedor.

Como utilizar a fórmula PARÂMETRO?

Para utilizar vamos precisar de duas tabelas como foi dito anteriormente, temos a tabela principal onde os dados serão preenchidos e temos a tabela auxiliar que é de onde vamos procurar os valores e pegar os resultados.

Em seguida é necessário conhecer os argumentos da fórmula PARÂMETRO:

Inicialmente vamos ter 3 argumentos, os outros são opcionais.

Expressão – É o valor a ser procurado na nossa tabela auxiliar, neste caso serão os Estados na tabela principal. Que inicialmente será a célula B5.

Valor1 – É o Estado na tabela auxiliar, por exemplo SP.

Resultado1 – É o DDD do estado escolhido no valor1, neste caso seria 11, pois a escolha foi SP.

Para utilizarmos a fórmula neste caso teremos apenas que colocar esses dados dentro da fórmula, no entanto teremos que acrescentar mais 2 valores e 2 resultados, pois temos no total 3 Estados e um DDD para cada um deles.

Conhecendo os argumentos da fórmula em questão podemos começar a escrever a fórmula na célula C5 para que possamos obter o DDD de cada um dos Estados.

Teremos a seguinte fórmula dentro da célula C5 que é composta da expressão que é o estado que estamos procurando e depois dos pares de valor e resultado para o DDD de cada Estado. Então para SP temos DDD 11, para RJ temos DDD 21 e para MG temos DDD 31. Ao pressionar ENTER podemos ver o resultado da fórmula.

OBS: Um detalhe importante é trancar as células dos valores e resultados para que quando formos copiar a fórmula para as outras células nossa referência continue a mesma e não pegue valores errados, por isso o trancamento é essencial. Para realizar o trancamento, basta selecionar as células dentro da fórmula e apertar o atalho F4 ou Fn+F4, que o trancamento vai acontecer, colocando um $ antes da linha e da coluna de cada referência.

Em seguida, basta selecionar a célula C5 e arrastar até a célula C10 utilizando o quadrado no canto inferior direito da célula.

Desta forma, temos o preenchimento automático da coluna de DDD para todos os vendedores. Isso nos mostra a facilidade do processo de preenchimento sem a necessidade de analisar e escrever cada um dos dados manualmente.

Para continuar recebendo conteúdo sobre esse e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe os nossos posts.

Está precisando de um curso de Excel, VBA ou Power BI no Rio de Janeiro ou em Niterói? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!