Blog

Postado em em 20 de setembro de 2021

Pandas no PyCharm para Análise de Dados

Nessa aula eu vou te mostrar como utilizar o pandas no PyCharm para que você possa também fazer suas análises de dados nesse editor de Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Pandas no Python

Você provavelmente já ouvir falar do Pandas que é uma biblioteca para análise de dados muito utilizada dentro do Python!

Hoje nós vamos te mostrar como usar pandas no PyCharm, pois normalmente fazemos essa utilização dentro do Jupyter.

Como Usar Pandas no PyCharm

Como o mais comum é utilizarmos o Pandas no Jupyter, hoje vamos fazer algo diferente para você que tem o hábito de utilizar o PyCharm.

Para começar vamos mostrar como criar ambiente virtual no Python, pois geralmente em projetos novos separamos eles para que fiquem menores e não levem todas as bibliotecas que já temos no nosso computador.

OBS: Nós já temos aqui no blog um post que explica como criar um ambiente virtual no Python tanto no Jupyter quanto no Pycharm, então basta clicar aqui para acessar esse conteúdo.

Como você deve saber essa biblioteca é para análise de dados no Python, então vamos utilizá-la agora para ler arquivo em Excel e ler arquivo em csv.

IMPORTANTE: Lembrando que é necessário instalar a biblioteca pandas para poder utilizá-la, basta escrever no terminal pip install pandas.

import pandas as pd

tabela1 = pd.read_csv('arquivo.csv')
print(tabela1)

tabela2 = pd.read_excel('arquivo.xlsx')
print(tabela2)

O código para essa análise de dados com pandas é bem simples, pois vamos apenas utilizar o pd.read_csv para ler arquivo em CSV e pd.read_excel para ler arquivo em Excel.

Com o comando print nós vamos imprimir o resultado na parte inferior do PyCharm.

Então aqui já teríamos as informações tanto do CSV quanto do Excel, então aqui você já poderia começar com sua análise de dados no Python.

Conclusão de Pandas no PyCharm

Nessa aula eu te mostrei como você pode utilizar o pandas no PyCharm com a importação de um arquivo em CSV e outro em Excel.

Com essa parte inicial de importação de dados você já pode começar a fazer suas análises de dados, que parte da análise desses dados importados.

Então com o passo inicial você já pode fazer suas análise e já começar a criar seus códigos para suas automações dentro do Python e facilitar seus trabalhos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!