Blog

Postado em em 3 de agosto de 2020

Organizar Medidas no Power BI

Se você já trabalha com medidas muito provavelmente você já sabe que organizar medidas no Power BI é algo essencial para seus relatórios!

Se você ainda não faz isso nos seus projetos, pode ficar tranquilo que nessa publicação vou te explicar tudo sobre isso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que são as Medidas?

Uma medida dentro do Power BI é o resultado de um cálculo que retorna apenas um único valor, ou seja, podemos ter o total de faturamento, quantidade total de produtos vendidos, quantidade de funcionários de uma empresa, entre outros cálculos que vão retornar um valor único.

Quando Organizar Medidas no Power BI?

As medidas serão utilizadas sempre que o usuário precisar de certas informações para a construção de gráficos, tabelas, matrizes, cartões, entres outros para a construção de relatórios, assim será possível representar essas informações de forma única ou até mesmo dividida em categorias dependendo do modo em que será representada.

Ter suas medidas bem organizadas passa a ser algo cada vez mais essencial conforme o número de medidas vão aumentando nos seus projetos e relatórios.

Como organizar medidas no Power BI?

Para verificar como podemos organizar medidas DAX no Power BI, vamos inicialmente analisar algumas medidas que já temos no arquivo.

Informações de uma base de dados

Informações de uma base de dados

Na Base Devoluções por exemplo temos 2 medidas (são indicadas pelo símbolo de uma calculadora). A primeira delas é para representar o % de Devoluções enquanto a segunda vai mostrar a Quantidade de Devoluções.

OBS:  O usuário poderá clicar nessas medidas para verificar a fórmula que foi utilizada em cada uma delas. A fórmula será mostrada dentro da barra de fórmulas.

O objetivo é organizar essas medidas, isso se deve pelo fato que o Power BI organiza as informações das tabelas por ordem alfabética, então as medidas podem não ficar juntas e dificultando para encontrar determinada medida na hora de inseri-la dentro de um relatório.

Para resolver esse problema vamos criar uma Tabela de Medidas para que possamos fazer essa organização.

Para criar essa tabela de medidas ou measure table, que seria o nome em inglês, basta ir até a guia Página Inicial e selecionar a opção Inserir Dados.

Inserindo Dados para adicionar uma nova tabela

Inserindo Dados para adicionar uma nova tabela

Ao selecionar essa opção o programa irá abrir uma nova janela para que o usuário insira as informações desejadas (poderá inserir informações manuais).

Alterando o nome da tabela

Alterando o nome da tabela

Neste primeiro momento não vamos inserir nenhuma informação dentro da tabela, vamos apenas alterar o nome para _Medidas. O motivo de colocar o _ antes do nome é porque como o Power BI organiza as informações por ordem alfabética os números e símbolos aparecem primeiro antes das letras, dessa forma essa tabela já fica mais visível.

Desta forma temos a tabela de medidas acima das outras tabelas e podemos adicionar as novas medidas dentro dessa tabela ao invés de deixá-las soltas dentro de cada uma das outras tabelas.

Para isso basta clicar com o botão direito em cima dessa tabela, que é para garantir que a medida será criada nessa tabela e não em uma outra, e selecionar a opção Nova Medida.

Inserindo uma nova medida - Organizar Medidas no Power BI

Inserindo uma nova medida

Com isso podemos criar uma medida de Lucro Total por exemplo dentro dessa tabela.

Fórmula para a medida de Lucro Total

Fórmula para a medida de Lucro Total

OBS: É importante ressaltar que por serem medidas não importa em qual tabela elas serão criadas, pois elas vão funcionar em qualquer uma, esse mesmo caso já não funcionária caso o usuário quisesse criar uma coluna.

Medida dentro da nova tabela - Organizar Medidas no Power BI

Medida dentro da nova tabela

Com isso a medida já será criada na tabela correta. Em relação a Coluna 1 que foi gerada automaticamente o usuário poderá excluir, basta clicar com o botão direito do mouse e excluir.

Agora que temos uma tabela só para medidas o usuário pode criar as medidas que já tem nas outras tabelas, copiando as fórmulas e colando para criar na tabela para organizá-las, ou podemos fazer de uma maneira mais fácil.

Acredito que muitos já tiveram a ideia de arrastar a medida diretamente para a tabela de medidas. A ideia está correta, mas no ambiente de relatório isso não funciona.

Guia Modelos para arrastar as medidas para a nova tabela

Guia Modelos para arrastar as medidas para a nova tabela

Esse procedimento será feito na parte de Campos, mas da guia Modelos, que é a guia onde temos as relações entre as tabelas. Nesse ambiente sim seremos capazes de clicar e arrastar as medidas para dentro da tabela desejada.

IMPORTANTE: O usuário poderá utilizar esse mesmo procedimento de selecionar mais de uma informação para formatar os dados que possuam o mesmo tipo, assim o usuário evita de ter que formatar uma informação de cada vez.

Depois de arrastar as medidas é possível verificar que na guia Relatórios elas foram atualizadas e estão todas dentro da tabela de medidas.

Todas as medidas em uma única tabela - Organizar Medidas no Power BI

Todas as medidas em uma única tabela

Desta forma o usuário tem uma facilidade maior de pegar as medidas para a criação dos relatórios ao invés de ficar procurando junto as outras informações que possui em cada uma das tabelas.

OBS: Caso o usuário tenha muitas medidas em cada tabela para fazer esse procedimento não será necessário arrastar uma por uma, o usuário poderá selecionar uma e poderá selecionar as demais com a tecla CTRL pressionada, assim irá selecionar todas as medidas desejadas e na hora de arrastar todas elas serão levadas de uma única vez.

Nesta aula foi possível aprender a como organizar as medidas de um arquivo para que o usuário possa encontrá-las e utilizá-las com mais facilidade. Foi possível aprender que dentro da guia Modelos o usuário pode selecionar mais de uma informação e arrastar ao mesmo tempo.

Hashtag Treinamentos

Você está procurando por curso de Excel? Clique para saber mais! Aqui na Hashtag temos as melhores opções de curso pra você!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!