Blog

Postado em em 15 de junho de 2023

O que é RPA (Robotic Processing Automation)?

Nesta aula vou te mostrar o que é RPA e quais as vantagens de se utilizar, além disso, vamos ver as etapas para executar esse processo.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala Impressionadores! Você sabe o que é RPA? Hoje eu vou te explicar o que é e o motivo pelo qual você deveria aprender para te ajudar nas suas tarefas!

RPA é uma sigla para Robotic Processing Automation, ou seja, é uma automação de processos por meio de robôs.

Isso quer dizer que você consegue automatizar processos, então você pode pensar em uma tarefa repetitiva que faz todos os dias no seu trabalho e acaba levando muito tempo e ainda pode cometer alguns erros.

Com um robô isso seria feito em um tempo muito reduzido e sem chances de acontecer os erros que você cometeria fazendo o processo de forma manual.

Então uma das vantagens de aplicar RPA é a rapidez no processo, eficiência, fora que você vai ganhar tempo para focar em outras atividades da empresa e assim se destacar lá dentro!

Além disso, eu quero falar sobre as etapas de aplicação de RPA, quais são os processos pelos quais você vai passar para essa criação.

E aí, quer aprender melhor sobre os robôs para automação? Então vem comigo que eu vou te ensinar!

O que é RPA?

RPA é uma sigla que significa Robotic Processing Automation, ou seja, automações de processos por meio de robôs, essas automações têm o objetivo de automatizar tarefas repetitivas que se feitas manualmente gastam tempo e podem gerar erros.

Como isso funciona na prática?

Imagine que você trabalha em um setor financeiro e que todos os dias têm que pegar as notas fiscais e identificar de que empresa recebeu a nota, qual seu CNPJ, nome, serviço prestado, etc.

Todas essas informações você deve organizar em uma planilha e mandar para o seu chefe.

Esta tarefa é bastante manual, mas também se trata de uma rotina facilmente padronizável, não é necessário que um ser humano esteja fazendo isso, neste ponto que entra o RPA, que te permite padronizar essa tarefa.

Não se trata de efetivamente criar um robô, mas sim de automatizar uma tarefa no seu computador, deste modo erros humanos são evitados e o serviço se torna mais rápido.

Inclusive temos no blog uma aula onde ensinamos a construir um desses processos de RPA, se quiser aprender na prática, clique no link!

O bom de fazer essas automações é que você pode fazer de forma direta com códigos mais simples e com lógica de programação ou você pode seguir para uma linha mais complexa integrando com inteligência artificial para fazer análises mais difíceis.

Etapas para a aplicação de RPA

Existem 4 etapas para a aplicação de RPA:

  • Identificar se esse processo é padronizável -> identifique quantos processos padronizáveis existem e qual será padronizado primeiro.
  • Desenvolvimento do BOT -> essa etapa é onde efetivamente a padronização e lógica serão construídas.
  • Processo de DEPLOY -> vamos pegar o código que foi construído e disponibilizá-lo para ser usado.
  • Manutenção do sistema -> sistemas e sites estão em constante mudança, sendo indispensável que exista a manutenção e atualização do sistema.

Conclusão – O que é RPA

Você já sabia o que significava RPA? Nesta aula trouxe um resumo do que é RPA qual suas vantagens e como são as etapas do processo.

É muito comum fazer RPA em Python e é um processo que garante a padronização de diversas etapas de um trabalho ou produção.

Este é um recurso indispensável para você que quer aprender Python, então aproveite essa aula e a aula que deixei para você no link para aprender na prática!

Eu fico por aqui! Um abraço,

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador