Blog

Postado em em 19 de junho de 2024

O que é ReactJS? Como Funciona e Principais Aplicações

Entenda o que é ReactJS, como essa biblioteca de criação front-end funciona, como ela está conectada ao JavaScript e como utilizá-la em seus projetos.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

O que é ReactJs? Como Funciona e Principais Aplicações

Nesta aula, eu vou te explicar o que é React (ReactJS ou React.js) e como funciona essa biblioteca de criação de front-end.

A proposta do ReactJS é justamente facilitar o desenvolvimento front-end, permitindo o uso de blocos de código reutilizáveis para a criação de estruturas que se repetem em páginas web.

Você verá como essa estrutura de blocos reutilizáveis funciona, quais as vantagens de utilizá-la e como aplicar o React no desenvolvimento dos seus projetos front-end.

O que é o React?

React é uma biblioteca JavaScript front-end de código aberto que permite a criação de interfaces web interativas e muito eficientes.

Caso você não saiba, o front-end é basicamente tudo que o usuário vê e com o que interage ao acessar um site, a parte visual. Essa página interage com a inteligência back-end para fornecer funcionalidades como login e exibição de dados.

O ReactJS é baseado em componentes, que são blocos reutilizáveis de código que representam partes da interface do usuário.

ReactJS

O React é uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicações web e tem como objetivo facilitar a construção dos componentes do front-end.

Componentes e Componentização no React

Componentes são blocos individuais que compõem uma página web, permitindo a reutilização e organização eficiente desses elementos.

Componentização no React

Uma página na internet pode ter seus elementos divididos em componentes. Esse processo de dividir a interface do usuário em componentes menores e mais gerenciáveis é o que chamamos de componentização no React.

Ele permite que, ao invés de criarmos uma página web inteira em um único bloco, possamos fazer isso com pequenos componentes independentes que podem ser combinados para compor a página final.

Reutilização dos Componentes

Uma das grandes vantagens de programar o front-end dessa forma diz respeito à reutilização dos componentes.

Quando dividimos os elementos em blocos independentes, podemos utilizar esses blocos quantas vezes forem necessárias.

Vamos pegar a página do Globo Esporte como exemplo: cada chamada de matéria que temos na página inicial é um mesmo bloco repetido diversas vezes.

Globoesporte

Apesar do conteúdo dessas matérias ser diferente, em termos de código e estrutura de página, esses blocos executam a mesma funcionalidade.

Então, ao invés de precisar repetir o código diversas vezes para cada matéria, você pode simplesmente programar um único bloco e reutilizá-lo quantas vezes for necessário.

Isso pode ser visto na maioria das páginas na internet. A estrutura das páginas é baseada na repetição de um mesmo formato adaptado para diferentes conteúdos.

Outros exemplos, além das plataformas de notícias, onde podemos visualizar isso claramente, são os e-commerces e as redes sociais.

Dinamismo e Reatividade do React

Outra característica muito importante do React diz respeito ao dinamismo e à reatividade às mudanças que ocorrem dentro da página.

Quando estamos criando uma página com HTML, CSS e JavaScript e precisamos que algo se atualize dinamicamente na página, são necessárias diversas linhas de código em JavaScript para construir essa lógica.

O React facilita esse processo, permitindo atualizar de forma muito mais simples a interface do usuário através de variáveis que chamamos de state (estado).

O state é um objeto que contém dados que podem mudar ao longo do tempo e que são específicos de um componente. Dessa forma, quando o estado de um componente é alterado, o React reage a essa mudança e atualiza o componente para refletir essa alteração em toda a página.

JSX – Escrita Facilitada

Para finalizar, outra funcionalidade interessante do React são os arquivos JSX. JSX é uma extensão do JavaScript que possibilita a escrita simplificada de componentes front-end, combinando HTML e JavaScript.

Com o JSX, é viável definir componentes complexos em um único local, integrando HTML e JavaScript para criar interfaces inteligentes.

JSX – Escrita Facilitada

O uso conjunto de HTML e JavaScript no JSX permite criar blocos inteligentes que possuem tanto a estrutura do HTML quanto a lógica do JavaScript incorporadas.

Isso tudo resulta em códigos que retornam elementos visuais completos, incluindo a estrutura do HTML, a estilização do CSS e a lógica do JavaScript.

Conclusão – O que é ReactJs? Como Funciona e Principais Aplicações

Nessa aula, eu trouxe para você uma breve introdução ao React e como ele é uma biblioteca essencial para o desenvolvimento web.

Você pode compreender melhor o funcionamento do ReactJS e quais as vantagens e facilidades que ele proporciona para a criação front-end dos seus projetos.

Essa é a base que utilizaremos ao longo dos nossos projetos em React e que você pode usar para desenvolver seus projetos pessoais.

Hashtag Treinamentos

Para acessar publicações de JavaScript, clique aqui!


Quer aprender mais sobre JavaScript com um minicurso básico gratuito?