Blog

Postado em em 18 de julho de 2021

Power BI Não Reconhece Coluna no Excel – Como Corrigir?

Power BI Não Reconhece Coluna

Nessa aula vamos te mostrar como resolver o problema quando o Power BI não reconhece coluna no Excel, neste caso utilizando o arquivo em CSV.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula vamos te mostrar como importar dados CSV para o Power BI e como resolver o problema quando você insere uma nova coluna no arquivo csv/excel e o Power BI não reconhece.

Isso mesmo, você adiciona uma coluna, atualiza o Power BI, mas a coluna continua sem aparecer no programa.

Então vamos resolver isso com o editor de consultas do Power BI!

Power BI não Reconhece Nova Coluna do Excel

Você já deve ter passado por esse tipo de situação, onde você adiciona uma coluna no arquivo de Excel e o Power BI ao atualizar não puxa essa nova coluna.

Mas fique tranquilo que hoje nós vamos te mostrar como corrigir esse problema para que você consiga atualizar as informações de forma correta sem problema.

Então vamos para aula que o conteúdo está excelente!

Power BI não Reconhece Nova Coluna

Primeiramente nós vamos te mostrar como importar dados csv para que possamos fazer o nosso teste e depois corrigir o problema.

OBS: Outro erro que pode acontecer também é você alterar o seu arquivo em Excel por exemplo e o Power BI retornar um erro, para isso nós temos outro post que vai te ajudar, basta clicar aqui para acessá-lo!

Importando arquivo CSV
Importando arquivo CSV

Esse arquivo que vamos utilizar é um arquivo em CSV então vamos utilizar a opção Texto/CSV para importar as informações.

Pré-visualização dos dados
Pré-visualização dos dados

Depois de selecionar o arquivo teremos uma nova janela com uma pré-visualização dos dados.

Como o arquivo CSV acaba tendo uma única coluna com informações o próprio Power BI já identificar o delimitador para poder separar as informações.

Feito isso vamos clicar em Carregar e verificar essas informações dentro do Power BI.

Base de dados dentro do Power BI
Base de dados dentro do Power BI

Aqui já temos as informações dentro do Power BI assim como tínhamos no arquivo csv.

Agora o que vamos fazer é adicionar uma coluna no arquivo csv (adicionar coluna no Excel) e atualizar o Power BI para verificar o resultado.

Agora vamos acrescentar a coluna de observações e colocar 4 informações só para termos dados na coluna.

Adicionando nova coluna no arquivo csv (Excel)
Adicionando nova coluna no arquivo csv (Excel)

Agora basta salvar o arquivo e voltar ao Power BI para atualizarmos o programa.

Para atualizar basta ir até a guia Página Inicial e clicar na opção Atualizar. Só que você vai notar que a coluna de Observação não foi adicionada.

Ou seja, estamos com as mesmas colunas que tínhamos no início, então agora temos que resolver esse problema.

Isso acontece porque o Power BI ainda está puxando 9 colunas, então temos que fazer uma alteração para que ele puxe as 10 colunas ao invés de 9.

Para isso nós vamos ir até a ferramenta Transformar Dados que fica logo ao lado da opção de atualizar o Power BI.

Essa ferramenta vai nos levar para o Power Query (que é o editor de consultas do Power BI), e lá vamos poder fazer as alterações na nossa base de dados.

Etapas aplicadas do Power Query
Etapas aplicadas do Power Query

Nessa nova janela, no canto direito nós temos um campo chamado Etapas Aplicadas. Essas etapas são as ações que o Power Query faz para trazer seus dados, então tem todas as etapas que foram feitas para deixar seu arquivo da forma em que ele está.

O que nós vamos fazer é clicar na etapa de Fonte, que é a primeira etapa que foi feita, em seguida nós vamos até a barra de fórmulas do Power Query e vamos expandi-la.

Barra de fórmulas do Power Query
Barra de fórmulas do Power Query

Você não precisa saber exatamente o que o código faz, mas vai notar que temos uma informação Columns=9, ou seja, estamos pegando 9 colunas.

Só que agora nós temos 10 colunas, então o que você precisa fazer é alterar esse número de 9 para 10 que vai funcionar normalmente.

Agora o que temos que fazer é pressionar enter para ativar essa mudança, depois pode voltar a última etapa que foi feita, que neste caso foi Tipo Alterado.

Agora você pode clicar em Atualizar Visualização e você já vai notar que coluna de Observação já vai aparecer.

Agora você só precisa ir à opção Fechar e Aplicar para passar essas atualizações para dentro do Power BI.

Aplicando as informações para o Power BI
Aplicando as informações para o Power BI

Feito isso podemos verificar que a nova coluna está aparecendo dentro do Power BI, com isso você já pode utilizar essa coluna para poder prosseguir com os seus relatórios.

Base de dados ajustada
Base de dados ajustada

Viu como foi simples corrigir esse problema? Agora sempre que se deparar com esse problema você já sabe como corrigir de forma rápida!

Conclusão

Nessa aula nós te mostramos como corrigir o problema de quando adiciona uma coluna no Excel (arquivo CSV) e o Power BI não reconhece.

Nesse caso você viu que o Power BI atualiza normalmente só que ele não retorna nenhum erro, então é bom saber como corrigir, pois ele não vai informar qual é o problema.

Agora sempre que acontecer isso com você, já pode corrigir o problema e continuar trabalhando nos seus relatórios tranquilamente.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!