Blog

Postado em em 14 de março de 2022

Linhas de Tendência no Excel – Como Analisar seus Dados

Na aula de hoje eu falar sobre as linhas de tendência no Excel e como elas pode te auxiliar na análise dos seus dados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Linhas de Tendência no Excel

Você sabe o que é uma linha de tendência? Sabia que podemos utilizá-las dentro do Excel para fazer algumas análises e previsão de dados no Excel?

Nessa aula eu quero te mostrar como usar linha de tendência no Excel e quais opções nós temos para auxiliar na visualização de tendência dos dados.

Linha de Tendência Excel

Para a primeira linha de tendência nós vamos utilizar uma base de dados de faturamento de uma empresa fictícia.

Nós já temos um gráfico de colunas e vamos verificar como está o desempenho da empresa analisando a linha de tendência para verificar de fato como está esse desempenho.

Linha de tendência linear
Linha de tendência linear

Para habilitar a linha de tendência você pode selecionar o gráfico e dentro das opções que vão aparecer na parte superior direita do gráfico vamos clicar no símbolo de +, lá você vai ter a opção de Linha de Tendência.

Caso não apareça essa opção você pode clicar com o botão direito no gráfico e selecionar a opção Adicionar Linha de Tendência.

IMPORTANTE: Quando estamos falando de linha de tendência estamos analisando os dados que já temos para fazer uma previsão, mas não é certo de que isso vá se concretizar, então nunca espere que a previsão esteja 100% correta, pois podem ocorrer eventos que mudem esse resultado. Tivemos a pandemia como um grande exemplo dessa previsão que muitas delas acabaram não sendo concretizadas.

Não temos apenas essa tendência linear, mas para que seja possível visualizar essas outras linhas temos que clicar na linha com o botão direito e selecionar a opção Formatar Linha de Tendência.

Opções de linha de tendência
Opções de linha de tendência

Nessa parte você vai ter as opções da linha de tendência, e aqui você já vai notar que temos alguns tipos como exponencial, linear, logarítmica.

Veja que temos um campo de previsão, então podemos fazer uma previsão com essa linha de tendência para ter uma noção de como os dados vão se comportar em um cenário ideal.

Isso quer dizer, se os dados continuarem seguindo o mesmo padrão seria esse o resultado, então você pode fazer essa previsão, mas lembrando de que ela não vai ser 100% correta, até porque temos outros elementos que podem contribuir com o faturamento por exemplo.

Linhas de Tendência no Excel
Testando tendência linear para os dados

Aqui nós vamos para o segundo exemplo utilizando a nossa linha de tendência, só que temos que tomar muito cuidado com essas análises, pois ela pode acabar te trazendo resultados incorretos.

Nesse caso nós teríamos uma tendência linear de crescimento no cenário geral, mas se utilizamos outras linhas de tendência vamos ter uma análise diferente.

Linhas de Tendência no Excel
Linha de tendência polinomial

Se utilizarmos a linha de tendência polinomial com ordem 5 temos uma aproximação muito melhor do que está acontecendo.

Agora vou te mostrar uma linha de tendência que é muito comum e você deve ter ouvido bastante por conta da pandemia que é a tendência da média móvel.

Linhas de Tendência no Excel
Linha de tendência da média móvel

Aqui temos a linha de tendência da média móvel analisando os últimos 7 dias que é o mais comum nos casos.

Novamente, vale lembrar que as linhas de tendência analisam os dados que já temos para fazer essa previsão, mas é importante que você saiba que essas previsões não são 100% corretas, então não pode assumir que a previsão vai estar sempre correta.

Ela pode te ajudar a ver como os dados vão se comportar, mas não garante que estará tudo certo.

Conclusão das Linhas de Tendência no Excel

Nessa aula eu te mostrei os tipos de linha de tendência no Excel, então agora você já pode fazer uma análise dos seus dados sempre tomando cuidado para não confiar 100% na previsão de dados.

Mas agora você tem mais um recurso para fazer suas análises e verificar o comportamento dos dados que você tem.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!