Você sabe como construir um jogo da forca em Python? Nesta aula vamos aprender a lógica usada e construir o jogo do zero!
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Fala Impressionadores! Você já jogou o jogo da forca? É um jogo muito conhecido, mas você sabia que conseguimos reproduzir esse jogo dentro do Python?
Hoje eu vou te mostrar como isso é possível e você ainda vai aprender algumas estruturas importantes se ainda não souber.
O objetivo desse jogo é descobrir uma palavra escolhida.
Para isso, o usuário precisa escolher uma letra por vez para verificar se essa letra está contida na palavra.
Em caso positivo ela será revelada, caso contrário o usuário perde uma vida.
O jogo acabar quando o usuário perde todas as vidas ou acerta a palavra!
É um jogo bem simples, mas fazer isso no Python é interessante, pois você consegue aplicar a lógica de programação, na prática.
A lógica é simples, mas você tem que pensar em todos os passos para que o seu código funcione corretamente em todas as possibilidades.
Jogo da Forca
Para construir o jogo da forca só precisamos utilizar as ferramentas básicas de Python, não é necessário baixar nenhuma biblioteca.
Todo o jogo essencialmente é um looping infinito, por isso vamos usar a estrutura de repetição While.
Vamos precisar de dois If’s, um If para quando o usuário perder e um If para quando o usuário ganhar, ambos os If’s encerram o jogo.
Exemplo:
while True:
if ganhou:
encerra o jogo
if perdeu:
encerra o jogo
Para conseguir construir essa estrutura vamos ter que pensar efetivamente em como o jogo da forca funciona.
O primeiro parâmetro do jogo da forca é que existe uma palavra para ser adivinhada, então vamos acrescentar essa palavra em uma variável.
O segundo e terceiro passo é que temos que considerar as letras que o usuário já jogou e quantas chances ele tem para jogar.
Vamos criar também uma variável que vai receber verdadeiro ou falso dependendo do resultado do jogo -> ganhou = true -> perdeu = false, vamos iniciar essa variável que vai se chamar -> “ganhou” como false.
Palavra = “python”
Letras_usuario = []
Chances = 7
Ganhou = false
while True:
if ganhou:
encerra o jogo
if perdeu:
encerra o jogo
Quando estamos criando um jogo existem duas lógicas que temos que nos preocupar, uma delas é como o jogo vai ser organizado para funcionar como esperamos e a segunda é o que vamos mostrar para o usuário e o que o usuário vai inserir no jogo.
if ganhou:
print(f"Parabéns, você ganhou. A palavra era: {palavra}")
else:
print(f"Você perdeu! A palavra era: {palavra}")
Criando a lógica do jogo
Vamos criar um código que crie um espaço para representar cada letra da palavra que estiver na nossa variável “palavra”.
for letra in palavra
Exemplo:
Se a palavra é Python o resultado será 6 espaços.
_ _ _ _ _ _
Por padrão o print vai deixar cada letra uma abaixo da outra na resposta, para corrigir isso acrescentamos nos parênteses do print o end, assim os espaços vão ficar um ao lado do outro.
No momento em que o usuário chutar uma letra correta, vamos substituir o espaço pela letra, caso contrário vamos colocar novamente o espaço.
for letra in palavra
if letra.lower() in letras_usuario:
print(letra, end=” “)
else:
print("_", end=” “)
Exemplo:
Se o usuário chutou “t”, então:
_ _ T _ _ _
Feito isso, vamos criar a estrutura que vai pegar a informação do usuário.
tentativa = input("Escolha uma letra para adivinhar: ")
Neste input o usuário consegue colocar uma letra, essa letra temos que adicionar na variável letras_usuario.
tentativa = input("Escolha uma letra para adivinhar: ")
letras_usuario.append(tentativa.lower())
Obs. Usamos o lower() para que as letras fiquem todas minúsculas.
Agora, se o usuário errar a letra, temos que tirar dele uma chance.
palavra = "python"
letras_usuario = []
chances = 4
ganhou = False
for letra in palavra:
if letra.lower() in letras_usuario:
print(letra, end=" ")
else:
print("_", end=" ")
tentativa = input("Escolha uma letra para adivinhar: ")
letras_usuario.append(tentativa.lower())
if tentativa.lower() not in palavra.lower():
chances -= 1
Se o usuário já gastou todas as chances então temos que parar o jogo, vamos construir essa lógica:
if chances == 0:
break
Feito isso, temos que analisar a seguinte situação, caso o usuário ganhe o jogo:
A situação em que ele ganha é quando todas as palavras que ele jogou estão contidas na nossa variável letras_usuario, ou seja, todas as letras da palavra Python, sendo a palavra que escolhemos para ser adivinhada, estão contidas na variável letras_usuario.
Como fazer esta verificação?
Aqui vamos aplicar a lógica contrária que já usamos, vamos iniciar dizendo que ele ganhou, ou seja, que a variável ganhou começa verdadeira.
Depois vamos verificar se alguma letra da palavra está faltando na variável letras_usuario então o resultado é falso e se todas estiverem o resultado é verdadeiro e o usuário ganhou o jogo.
ganhou = True
for letra in palavra:
if letra.lower() not in letras_usuario:
ganhou = False
if chances == 0 or ganhou:
break
Até aqui ele pode ou ganhar o jogo, ou esgotar suas chances.
Para melhorar o código vamos exibir para o usuário a cada tentativa a quantidade de chances que ele ainda tem:
Resultado do código:
palavra = "python"
letras_usuario = []
chances = 4
ganhou = False
while True:
# criar a nossa logica
for letra in palavra:
if letra.lower() in letras_usuario:
print(letra, end=" ")
else:
print("_", end=" ")
print(f"Você tem {chances} chances")
tentativa = input("Escolha uma letra para adivinhar: ")
letras_usuario.append(tentativa.lower())
if tentativa.lower() not in palavra.lower():
chances -= 1
ganhou = True
for letra in palavra:
if letra.lower() not in letras_usuario:
ganhou = False
if chances == 0 or ganhou:
break
if ganhou:
print(f"Parabéns, você ganhou. A palavra era: {palavra}")
else:
print(f"Você perdeu! A palavra era: {palavra}")
Você também pode abrir um novo arquivo e colocar a palavra que deve ser adivinhada nele, depois você deve apenas indicar no jogo a variável onde está a palavra.
Assim quem estiver jogando com você não vai ver a palavra no código, exemplo:
Crie um arquivo e escreva a variável:
Palavra = “javascript”
No arquivo do jogo coloque:
From palavraforca import palavra
A partir daqui você ainda pode evoluir mais e usar recursos como o CustomTkinter para fazer uma janela bonita para o usuário jogar ao invés de jogar no seu editor de código.
Conclusão – Jogo da Forca em Python
Nesta aula ensinei como fazer o jogo da forca, este jogo é um jogo simples de se construir no Python, para ele não é necessário importar nenhuma biblioteca.
Porém, a medida que fazemos, conseguimos exercitar bem a lógica que deve ser aplicada para fazer o jogo rodar de forma correta, além de estruturas básicas que temos que treinar como o if, While, input, etc.
Você ainda pode continuar implementando o jogo construindo uma janela para ele.
Espero que tenham gostado! Até mais! Um abraço,
Hashtag Treinamentos
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