Blog

Postado em em 9 de maio de 2023

JavaScript ou Python – Qual Devo Aprender?

Você sabe qual linguagem é melhor? Se é JavaScript ou Python? Nesta aula vou te mostrar as principais diferenças entre essas duas linguagens.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala Impressionadores! Está na dúvida se deve aprender Python ou JavaScript? Nessa aula eu vou te ajudar a decidir por qual linguagem começar.

Primeiro eu vou responder por que existem várias linguagens de programação, o que é uma linguagem de programação e como elas funcionam.

Depois vou para alguns detalhes sobre Python e JavaScript, que são linguagens de programação versáteis, ou seja, servem para diversas aplicações.

Com essa breve introdução eu vou te responder quando aprender Python e quando aprender JavaScript.

É claro que você não é obrigado a aprender nenhuma das duas, mas como elas são versáteis e servem para diversas aplicações são excelentes linguagens para se começar.

E aí, quer descobrir por que Python e JavaScript? Vem comigo que eu vou te mostrar os detalhes e falar sobre as aplicações de cada uma delas!

Por que existem várias linguagens de programação?

Uma linguagem de programação é basicamente uma quantidade de comandos que você dá para o seu computador executar uma função, o computador por sua vez só entende números binários, ou seja, a famosa sequência de zero e um.

Para nós seres humanos é muito difícil entender essas várias sequências de 0 e 1 criadas para o computador, por isso criamos uma camada de abstração entre o que o computador entende e o que entendemos, esta camada é o que chamados de programação.

Cada linguagem de programação é construída visando um objetivo específico, então temos linguagens que foram construídas para ser o mais didática possível para o ser humano aprender.

Outras são feitas para serem o mais eficiente possível em velocidade de execução, para isso ela pode se tornar menos intuitiva para os seres humanos e mais próxima da linguagem do computador.

Dentro dessa esfera temos várias linguagens de programação que podem surgir, cada uma com um propósito, algumas mais focadas na construção de sites, outras na construção de jogos, temos também linguagens que são tão robustas que conseguem fazer diversas aplicações.

É neste âmbito que entram as linguagens de Python e JavaScript, essas duas linguagens são robustas e por isso tem muitas soluções já prontas para os mais diversos desafios, neste quesito se torna muito mais fácil programar com elas.

Dificilmente o problema que você vai ter no seu dia a dia como programador em JavaScript ou Python é diferente do problema que outro programador já teve e já resolveu, portanto, já existem diversas soluções para você adiantar seu trabalho.

Outro ponto importante é que após aprender a primeira linguagem de programação as outras ficam mais fáceis de assimilar, isso porque você já entendeu como a linguagem funciona só precisa agora associar os novos comandos da próxima linguagem.

Quando você não deveria escolher nem Python, nem JavaScript?

Pode ser que você já saiba exatamente a área em que você quer trabalhar, por exemplo, se você for trabalhar com jogos especificamente você vai ter que ser ótimo em C++, caso você não tenha essa especificidade toda então eu recomendo o Python ou o JavaScript.

Por que Python?

O Python é muito usado para criar scripts, criar automações, é muito usado na área de dados, inteligência artificial e desenvolvimento back-end.

Além disso, foi uma linguagem criada para ser fácil de entender, é muito próximo da linguagem falada e isso é um diferencial, pois torna o Python uma linguagem muito simples de se absorver.

Muita gente quer começar por uma linguagem mais fácil, neste caso o Python é uma vantagem e não é por ser mais simples de aprender que ele é menos potente, na verdade, é uma linguagem absolutamente robusta e por isso sempre está em evidência no mercado.

Por que JavaScript?

O JavaScript em termos de desenvolvimento web é a grande linguagem de programação, ele é responsável pela inteligência por trás do site e é muito versado.

Sem o JavaScript a internet inteira seria muito parada, não totalmente, mas muito mais estática, toda a movimentação do site e animações são feitas pelo JavaScript.

Então o JavaScript é usado tanto no Front-end quanto no Back-end, ou seja, tanto na parte visual, a parte que você olha quanto na parte que existe por trás do site. Se o seu objetivo é se tornar um desenvolvedor de sites então o JavaScript é o caminho.

Entenda que, escolher uma linguagem pelo tanto de oportunidades que ela tem ou pelo quanto ela está em evidência é difícil, principalmente se essas linguagens forem o Python e o JavaScript, ambas são muito grandes e reconhecidas.

Então você pode escolher conforme o seu objetivo, segundo o que é mais importante para você.

E não se esqueça de que aprender uma, vai facilitar o aprendizado da segunda e da terceira depois, até porque a área de tecnologia é uma área em constante evolução e você sempre vai ter que estar aprendendo, então você só precisa escolher qual o primeiro passo.

Continua com dúvidas? Então vou fazer melhor, aqui em baixo temos um curso básico de JavaScript e um de Python totalmente gratuito, esses cursos são rápidos, mas muito completos e vão te dar uma ideia geral de cada linguagem, clique no link!

Conclusão – JavaScript ou Python

Você sabe se é melhor aprender JavaScript ou Python? Nesta aula fiz um resumo para te ajudar a escolher entre essas linguagens.

Muitas pessoas têm dúvidas entre qual é a melhor linguagem para aprender, na verdade, as duas são linguagens promissoras, então para escolher, é mais fácil se você se focar nas vantagens de cada uma e saber qual é o seu objetivo inicial.

Então nesta aula trouxe as principais diferenças entre as duas linguagens para te ajudar a escolher por qual delas vai iniciar seus estudos!

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!