Blog

Postado em em 26 de abril de 2022

Instalação do PostgreSQL e Criação de Banco de Dados!

Hoje eu vou te mostrar como fazer a instalação do PostgreSQL e como criar o seu primeiro banco de dados nesse programa!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Instalando o PostgreSQL

Você já deve conhecer algum Sistema de Gerenciamento de Bando de Dados (SGBD) não é mesmo?

Mas você já conhece o PostgreSQL? Nessa aula eu quero te ensinar a instalar um dos quatro programas de bancos de dados mais utilizados no mercado de trabalho.

Instalação do PostgreSQL

Vamos a aula, que hoje vou te ensinar como instalar o PostgreSQL e como criar o primeiro banco de dados.

O primeiro passo é você ir até o site do PostgreSQL e fazer o download, se achar mais fácil pode clicar no link abaixo que vai te levar direto a página de download.

https://www.postgresql.org/download/

A instalação é bem simples, então basicamente vai clicando em Next até finalizar a instalação gratuita do PostgreSQL.

Só tem uma parte onde será solicitada uma senha, então você vai colocar essa senha, pois ela será utilizada posteriormente para acessar o programa.

Depois de instalado você pode ir ao menu iniciar e buscar por pgAdmin 4. Assim que abrir o programa ele vai solicitar a senha que você registrou na instalação do programa.

Ambiente do PostgreSQL
Ambiente do PostgreSQL

Na parte a esquerda você vai clicar em Servers para poder começar os seus trabalhos, só que assim que clicar o programa vai solicitar a senha novamente.

Para criar um banco de dados é bem simples, vamos clicar em Databases (1) depois em Object > Create > Database.

Criando a base de dados
Criando a base de dados

Assim que clicar nessa opção você vai poder colocar o nome do seu banco de dados. Só que se você clicar no seu banco de dados for em Schemas > Tables vai notar que ainda não temos informações.

O nome do nosso banco de dados vai ser northwind, pois é um banco de dados que vamos baixar e para isso você pode acessar o site abaixo.

https://github.com/pthom/northwind_psql

Nesse site nós vamos pegar o código de criação das tabelas Northwind. Além disso vai conseguir visualizar todas as tabelas que vai ter dentro desse banco de dados para que você possa utilizá-las.

Site para obtenção do código da criação da base de dados
Site para obtenção do código da criação da base de dados

Nesse site você vai clicar na última opção que é northwind_psql e assim que fizer isso será levado a outra janela onde terá os códigos para criação desse banco de dados.

Nessa página você vai clicar em RAW para que o código abra em outra janela na forma “crua”, assim vai poder selecionar todo o código (CTRL + A), depois pode copiar esse código.

Vamos voltar para o PostgreSQL para poder utilizar esse código. Então vamos clicar no banco de dados northwind e em seguida vamos clicar em Query Tool, opção destacada na imagem abaixo.

Ambiente de edição
Ambiente de edição

Quando fizer isso o Query Editor vai ser aberto e você pode colar o código, feito isso basta clicar no botão de play para executar o código.

Agora vamos clicar com o botão direito no banco de dados norwthwind e clicar na opção refresh, com isso você vai poder ir em Schemas > Tables para visualizar todas as tabelas que foram criadas.

Tabelas dentro do banco de dados
Tabelas dentro do banco de dados

Pronto! Agora você fez a instalação do PostgreSQL e já fez a criação do seu primeiro banco de dados para começar a praticar.

Vale lembrar que todos os programas utilizam a linguagem SQL, então o mesmo comando vai funcionar no MySQL, SQL Server e no PostgreSQL.

Então caso você queira começar a brincar com sua primeira base de dados pode acessar esse post aqui para aprender os 10 comandos em SQL que você precisa aprender.

Conclusão da Instalação do PostgreSQL

Nessa aula eu te mostrei como fazer a instalação gratuita do PostgreSQL e como você pode criar o seu primeiro banco de dados.

Com ele você já vai poder começar a utilizar os comandos básicos para treinar dentro do PostgreSQL, lembrando que os comandos em SQL vão funcionar tanto no PostgreSQL, quanto no MySQL, SQL Server ou qualquer outro programa que utilize SQL!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!