Blog

Postado em em 28 de junho de 2021

Importar Arquivo TXT para Excel

Como Importar Arquivo TXT para Excel?

Nessa aula nós vamos te mostrar como você pode importar arquivo txt para Excel de forma fácil e rápida utilizando o Power Query do Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Importar Arquivo TXT para o Excel com Power Query

Você já deve ter tentado importar arquivos em TXT dentro do Excel e deve ter percebido que tem alguns problemas quando faz isso.

A nossa ideia é te mostrar como você vai poder importar arquivo txt da forma correta utilizando o Power Query para te auxiliar nesse procedimento.

Então vamos a aula para aprender como funciona essa importação!

Como Importar Arquivo com Power Query

Em alguns casos só copiando e colando as informações já é o suficiente para que as informações fiquem da maneira correta dentro do Excel.

No entanto em alguns casos isso não vai funcionar e é por isso que vamos utilizar o Power Query para auxiliar quando a primeira opção não funcionar.

O motivo de te mostrarmos isso é que alguns programas ou empresas ainda acabam exportando as informações em arquivos de texto, então acaba sendo necessário esse procedimento para utilizar e analisar esses dados.

OBS: Os dois arquivos que vamos te mostrar eles possuem a separação dos dados padrão e são separados por espaço, então somente copiando e colando as informações já é possível que você já consiga colar todos eles já organizados. No entanto, em alguns casos, nós temos a separação por traço, vírgulas, barras e isso já atrapalha a colagem desses dados.

Vamos ao nosso exemplo prático então. Primeiramente vamos abrir o Excel e ir até a guia Dados, em seguida vamos selecionar a opção De Text/CSV.

Ferramenta para importar arquivo txt/csv
Ferramenta para importar arquivo txt/csv

Feito isso vamos selecionar o arquivo para que possamos abri-lo dentro do Excel.

Pré-visualização dos dados
Pré-visualização dos dados

Em seguida teremos essa pré-visualização dos dados. Aqui vamos poder verificar se está tudo correto, como os cabeçalhos, se a separação das informações também está correta.

OBS: Na parte superior nós já podemos verificar o delimitador caso não esteja correto, como informamos anteriormente os dados estão separados por tabulação, que é um espaço entre as informações. Tem casos que vamos ter vírgula, traço, barra ou qualquer outro separador.

Aqui se já verificar nessa pré-visualização que está tudo ok e não precisa fazer nenhuma modificação ou criar colunas já pode clicar em Carregar.

Dados importados após pré-visualização
Dados importados após pré-visualização

Agora caso queira fazer alterações, criar fórmulas, colunas e fazer cálculos pode clicar em Transformar Dados, assim será direcionado ao ambiente do Power Query onde poderá fazer todas essas operações.

Então se você precisar fazer um tratamento na sua base de dados isso será feito dentro do Power Query e nós temos uma aula completa para te mostrar como sair do zero no Power Query.

Com essa aula você já consegue importar seus arquivos em TXT e separar as colunas para trazer os dados para dentro do Excel.

Agora com esse vídeo que mostramos acima, você já vai ter a capacidade de fazer todo o tratamento de dados que precisa para que suas informações fiquem de maneira correta e adequada para visualização e análise.

Conclusão de Importar Arquivo TXT para Excel

Nessa aula aprendemos como importar arquivos txt ou csv para dentro do Excel utilizando o Power Query e já deixamos um vídeo pra você sair do zero no Power Query.

Assim já vai conseguir aprender como organizar sua base de dados para que possa trabalhar com ela de forma eficiente e organizada.

DESAFIO: Já fica como desafio você pegar os 2 arquivos txt dessa aula e juntar as informações para que possa complementar uma tabela com a outra para ter informações mais detalhadas sem precisar utilizar nenhuma fórmula dentro do Excel!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!