Blog

Postado em em 13 de julho de 2020

Imagens Dinâmicas no Power BI

Ter um relatório com gráficos e tabelas bem construídas já é bem interessante, mas ter um relatório com imagens dinâmicas no Power BI está em outro nível!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que são Imagens Dinâmicas no Power BI?

São imagens customizadas no Power BI, isso quer dizer que o usuário é capaz de inserir imagens dentro do seu relatório para que ele fique mais completo e visual quando estiver fazer uma apresentação.

Quando utilizar esse recurso?

Essas imagens interativas no Power BI serão utilizadas sempre que o usuário precisar melhorar o seu relatório e quiser inserir imagens para mostrar de forma visual determinados assuntos. Desta forma deixa o seu relatório mais apresentável trazendo melhores resultados diante de uma apresentação.

Como utilizar as Imagens Dinâmicas no Power BI?

Para a utilização dessas imagens no Power BI é necessária uma base de dados com as informações que serão classificadas, neste caso são as categorias dos produtos vendidos e uma coluna com os links dessas imagens, ou seja, são links da internet onde a imagem desejada se encontra.

Tabela com os links das imagens - Imagens Dinâmicas no Power BI

Tabela com os links das imagens

Além das outras tabelas para a construção do relatório é necessária que uma delas contenha as categorias em que serão separados os produtos e os links de cada uma das imagens que serão inseridas.

Essa parte da tabela deverá ser preenchida manualmente, portanto o usuário terá que ir na internet buscar as imagens que desejam, ao encontrar essa imagem basta clicar com o botão direito do mouse nela e selecione a opção Copiar endereço da imagem, depois basta colar na sua tabela para preencher com essa informação.

Tendo essas informações já estamos prontos para inserir essas imagens dentro do programa. O primeiro passo é inserir um filtro para que o usuário consiga selecionar a categoria desejada. Para a criação desse filtro vamos utilizar a opção Segmentação de Dados na guia Relatório.

Inserindo a Segmentação de Dados

Inserindo a Segmentação de Dados

Com essa segmentação criada vamos até a tabela que temos as categorias dos itens e vamos clicar e arrastar essa informação até o campo da segmentação de dados.

Inserindo as informações dentro do campo da segmentação de dados

Inserindo as informações dentro do campo da segmentação de dados

Feito isso acabamos de inserir as informações de categoria dentro da segmentação de dados, agora o usuário já pode selecionar a categoria desejada de uma forma mais fácil.

Resultado da segmentação de dados

Resultado da segmentação de dados

Agora já temos um “menu” de seleção para que o usuário faça suas escolhas sem que tenha dificuldades em escolher o que deseja visualizar. Caso o usuário não queira essa visualização de lista é possível trocar essa visualização para uma lista suspensa.

Alterando a visualização para Suspenso

Alterando a visualização para Suspenso

Basta passar o mouse sobre a segmentação e clicar na seta que fica no canto superior direito, feito isso basta escolher a opção Suspenso.

Segmentação de dados no formato suspenso - Imagens Dinâmicas no Power BI

Segmentação de dados no formato suspenso

Com isso essa lista só irá aparecer quando o usuário clicar na seta ao lado de Todos, assim poderá escolher a categoria desejada.

Para não inserir somente uma imagem para o relatório vamos colocar o faturamento de cada uma dessas categorias para que o usuário consiga verificar o faturamento e a imagem de cada categoria que selecionar. Para mostrar esse faturamento vamos inserir um Cartão.

Inserindo um cartão (mostra apenas um valor)

Inserindo um cartão (mostra apenas um valor)

Ao selecionar essa opção temos que inserir as informações que serão mostradas, neste caso queremos o faturamento total para aquela categoria, portanto vamos arrastar essa informação até o campo do cartão.

Inserindo as informações dentro do cartão - Imagens Dinâimicas no Power BI

Inserindo as informações dentro do cartão

Com isso já teremos o resultado das vendas totais, pois não temos nenhuma categoria selecionada.

Faturamento total dentro do cartão

Faturamento total dentro do cartão

Se alterarmos a categoria o valore será alterado automaticamente.

Selecionando uma categoria para verificar a atualização do cartão

Selecionando uma categoria para verificar a atualização do cartão

Portanto essa atualização é automática mesmo que o usuário tenha inserido apenas uma informação dentro do cartão, pois o Power BI consegue separar de acordo com a seleção por conta dos dados que tem nas tabelas.

Para inserir a imagem vamos precisar de um “gráfico” chamado Simple Image. No arquivo disponibilizado para download essa opção já está disponível, caso contrário o usuário precisará estar logado no Power BI para fazer o download de novos visuais.

Gráfico para inserir a imagem

Gráfico para inserir a imagem

Com isso vamos criar um gráfico onde será possível inserir as imagens que temos dentro da tabela.

Inserindo as informações dentro do gráfico de imagem

Inserindo as informações dentro do gráfico de imagem

Novamente vamos arrastar a informação para dentro do campo desse gráfico, veja que neste caso o campo pede uma URL, ou seja, ele pede o link da imagem, por isso precisamos de uma tabela que contenha os links das imagens.

Resultado do gráfico da imagem - Imagens Dinâmicas no Power BI

Resultado do gráfico da imagem

Feito isso já temos a imagem da categoria selecionada. Neste caso foi feita uma formatação simples no cartão só para melhorar a visualização das informações.

Ao alterar a categoria selecionada teremos o faturamento sendo atualizado automaticamente e a imagem também será alterada automaticamente para se adequar ao que foi escolhido.

Alterando a categoria para atualizar as informações - Imagens Dinâmicas no Power BI

Alterando a categoria para atualizar as informações

Com isso temos a inserção completa da imagem e com atualização automática de acordo com a seleção do usuário.

Portanto nessa aula foi possível aprender como inserir imagens dentro do Power BI para melhorar ainda mais os relatórios, deixando-os mais visuais para que os usuários consigam identificar mais facilmente o que está sendo analisado.

Hashtag Treinamentos

Você conhece as modalidades de curso que a Hashtag Treinamentos oferece? Possuímos uma ampla variedade de cursos, tanto online quanto presenciais! Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!