Blog

Postado em em 2 de dezembro de 2020

Gráfico Automático no Power BI (Perguntas e Respostas)

Quer aprender a criar um Gráfico Automático no Power BI apenas perguntando para ele exatamente o que você quer?

Sim, isso é possível e nessa publicação eu vou te mostrar como!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é o Gráfico Automático com Perguntas e Respostas no Power BI?

É um tipo de gráfico que escrevemos algo que queremos (em inglês) e ele retorna, em gráfico, a resposta. Legal, não? Vamos aprender a construí-lo com diversos exemplos.

Como criar um gráfico automático no Power BI?

No nosso arquivo de exemplo, temos uma planilha importada com informações de vendas de produtos de uma determinada loja e uma de calendário, como mostramos no vídeo. A tabela de vendas em questão possui as colunas de Produto, Quantidade Vendida, Loja, Data da Venda, Preço Unitário, Custo Unitário, Faturamento, Custo (Total), Lucro, Marca e Categoria.

Com o Power BI aberto, iremos na nossa primeira guia, a de Relatório, e optaremos por criar uma visualização de “P e R” (a segunda visualização da última linha – símbolo de balão de conversa).

Ao criar essa visualização, irá abrir uma caixinha com nomes escritos em inglês. No Power BI Desktop (aplicativo para computador), teremos as palavras consideradas pelo gráfico de P e R Power BI (também conhecido como Q & A Power BI).

–>   Faturamento total da empresa com as vendas

Para ter o faturamento pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “total faturamento” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em gráfico dizendo pra gente a soma da coluna de faturamento.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de Cartão, com nosso total de faturamento de 157 mi.

Vamos dar uma pequena formatada nesse gráfico indo no Pincel > Tela de Fundo > Cor de fundo amarela.

–>   Lucro por loja

Para ter o lucro por loja pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “lucro by loja” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em um gráfico de barras horizontais dizendo pra gente o lucro dividido por cada loja da nossa empresa.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de barras clusterizado, com os lucros segmentados por loja.

Vamos dar uma pequena formatada nesse gráfico indo no Pincel > Borda (ativar) e Sombra (ativar).

OBS: caso queira mudar o tipo de mapa, podemos escrever ao final do que queremos no gráfico de P e R o nome do gráfico em inglês (“map” cria um mapa de geolocalização, “column chart” cria um gráfico de colunas, “treemap” cria um gráfico de “árvore”)

–>   Quantidade de Vendas que a empresa fez

Para ter a quantidade de vendas pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “total vendas” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em gráfico dizendo pra gente a contagem de vendas feitas pela empresa.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de Cartão, com nossa contagem de vendas de 23,79 mil.

Vamos dar uma pequena formatada nesse gráfico indo no Pincel > Tela de Fundo > Cor de fundo amarela. Ou clicando no cartão de faturamento > Pincel de formatação (próximo à guia de Página Inicial) e clicando após na nossa visualização de Contagem de Vendas.

–>   Top 5 Produtos que mais deram lucro

Para ter o top 5 de produtos que mais deram lucro pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “top 5 produto by lucro” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em um gráfico de barras horizontais dizendo pra gente os 5 produtos que mais deram lucro para a nossa empresa.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de barras clusterizado, com os lucros por produto, mas apenas com o top 5 deles.

Vamos dar uma pequena formatada nesse gráfico indo no Pincel > Rótulo de dados (ativar), Borda (ativar) e Sombra (ativar).

–>   Produto mais vendido

Vamos criar uma nova página de relatório (Página 2) por questão de visualização.

Para saber qual foi o produto mais vendido pelo gráfico de P e R, devemos criar essa visualização, e escrever “top produto by quantidade vendida” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em um gráfico de cartão de linha múltipla dizendo pra gente o produto que mais deram vendeu da nossa empresa.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de cartão de linha múltipla, com os lucros por produto, mas apenas com o mais vendido. Podemos mudar essa visualização para cartão, que é mais comum, clicando na visualização logo à esquerda da criada (símbolo ode 123).

–>   Faturamento total da loja de Belo Horizonte

Para ter o faturamento da loja de Bel Horizonte pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “total faturamento belo horizonte” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em gráfico dizendo pra gente a soma da coluna de faturamento, mas apenas para a loja de Belo Horizonte.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de Cartão, com nosso total de faturamento de 10 mi.

–>   Quantidade de marcas diferentes que tenho na empresa

Para ter a quantidade de vendas pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “how many marcas (are there)” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em gráfico dizendo pra gente a contagem marcas que tem produtos vendidos pela empresa.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de Cartão, com nossa contagem de marcas na empresa com resultado de 11.

–>   Vendas mais recentes

Para ter a quantidade de vendas pelo gráfico de P e R, deveremos criar essa visualização, e escrever “most recente vendas” e dar enter. Automaticamente virá uma resposta em gráfico dizendo pra gente as vendas mais recentes.

Se você quiser criar um gráfico a partir dessa visualização, basta clicar no ícone logo ao lado da caixa de texto (dois quadradinhos), que vai converter esse gráfico de P e R no gráfico de resposta. Ao optar por isso, ficaremos apenas com a visualização de tabela, com nossa contagem de marcas na empresa com resultado de 11.

Vamos dar uma pequena formatada nesse gráfico indo no Pincel > Pesquisar por tamanho > Aumentar o tamanho do texto.

O Gráfico Automático no Power BI de perguntas e respostas que apresentamos a você nesse post é muito pouco utilizado, mas pode ajudar a deixar a construção de qualquer relatório muito mais ágil dentro do Power BI!

Ficamos por aqui, pessoal! Até o próximo vídeo! Acompanhe nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!