Blog

Postado em em 1 de maio de 2022

Power BI x DataStudio – Qual a Diferença Entre Eles?

Power BI x DataStudio, você sabe quais as diferenças entre essas duas ferramentas de BI disponíveis no mercado de trabalho?

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Diferença Entre Power BI e Google DataStudio

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Power BI ou até mesmo em Google DataStudio, mas você sabe a diferença entre eles?

A ideia dessa aula é te mostrar o que você pode fazer com cada uma dessas ferramentas, os resultados que pode obter e como estão as atualizações das ferramentas.

Diferença Entre Google DataStudio e Power BI

Antes de mostrar a diferença entre essas duas ferramentas de BI eu preciso de explicar o que é BI, ou o que é Business Intelligence.

Isso nada mais é do coletar informações da empresa e conseguir fazer uma análise e deixar essas informações visuais para auxiliar na tomada de decisões.

Então vamos ter gráficos, indicadores, tabelas, filtros… tudo aquilo que temos em um dashboard para facilitar a análise e tomada de decisão baseado nessas informações.

Temos algumas ferramentas para BI, mas hoje nós vamos falar sobre o Google DataStudio e Power BI.

Dashboard no Google DataStudio
Dashboard no Google DataStudio

Aqui temos um exemplo de um dashboard criado no Google DataStudio, você pode ver que é bem interessante, temos gráficos, indicadores, bastante informação que pode ser mostrada ao usuário.

Dashboard no Power BI
Dashboard no Power BI

Aqui temos um exemplo de um dashboard construído no Power BI, que também tem gráficos, indicadores, informações importantes para a empresa.

Vale lembrar que nos dois programas você vai poder criar um dashboard de acordo com a sua necessidade, então não precisa fazer exatamente igual mostramos.

Vamos agora as diferenças! O Google DataStudio é um programa gratuito o que é muito interessante pelo que pode ser feito dentro dele.

Já o Power BI é gratuito na sua grande maioria, mas ele tem uma parte paga que é a parte de compartilhamento.

Isso quer dizer que para fazer um compartilhamento seguro ou com uma pessoa específica você precisa de uma conta corporativa.

Pelo Google DataStudio ser um programa gratuito isso quer dizer que ele não gera receita para o Google, então não vamos ter tanto investimento nessa ferramenta.

Isso quer dizer que por mais que a ferramenta seja boa e gratuita ela não vai ser atualizada com tanta frequência.

Já o Power BI, por mais que boa parte dele seja gratuita, essa parte paga gera receita para a Microsoft. A Microsoft investe bastante no Power BI, até porque é uma ferramenta muita utilizada para BI.

Você vai notar que todo mês ou quase todo mês você vai ter uma atualização nova, com ajustes, melhorias, visual novo, novos gráficos e ferramentas…

Sabendo disso podemos verificar a diferença na questão de pesquisa das duas ferramentas, qual delas é mais buscada.

Análise do Google Trends: Power BI x DataStudio
Análise do Google Trends: Power BI x DataStudio

No Google Trends nós conseguimos obter esse gráfico de interesse ao longo do tempo, então claramente você nota que o Power BI é muito mais buscado do que o DataStudio, chegando a ser uma comparação em certos pontos de 100 pra 1 (ou até menos de 1).

Agora vamos para uma análise de mercado de trabalho para comparar as vagas de Power BI com as vagas de DataStudio no LinkedIn.

Vagas de emprego para Power BI
Vagas de emprego para Power BI
Vagas de emprego para DataStudio
Vagas de emprego para DataStudio

Aqui você nota que nessa busca simples, nós tivemos 3.743 resultados para o Power BI e só 138 resultados para o DataStudio.

Então temos muito mais empresas buscando o conhecimento por Power BI do que pelo DataStudio.

Com isso você percebe que nós vamos ter muito mais conteúdo de Power BI no mercado e na internet do que DataStudio.

O mesmo vale para as conexões que você pode fazer da ferramenta com um banco de dados ou até mesmo com outro programa.

Um exemplo simples, mas que você pode se identificar é quando tiver uma dúvida de como utilizar uma fórmula, ou como criar um gráfico ou fazer uma análise.

Ao procurar isso na internet em relação ao Power BI você vai encontrar diversos vídeos, textos, blogs… sobre esse assunto.

Já com o DataStudio não temos esse grande volume até pela procura da ferramenta, então se a procura não é tanta, não vamos ter tanto conteúdo para auxiliar!

Conclusão do Power BI x DataStudio

Essa foi uma aula rápida só para te mostrar a diferença entre essas duas ferramentas para criação de dashboard, que são ferramentas de BI.

As duas ferramentas são boas, o DataStudio totalmente gratuito, mas o Power BI com boa parte de seu conteúdo gratuito e a parte paga seria feita pela empresa que trabalha.

Mas você nota que o Power BI acaba sendo uma ferramenta que está em constante atualização e sempre trazendo novidades, então por mais que tenhamos uma parte paga ela vale a pena na hora de utilizar na sua empresa!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!