Blog

Postado em em 19 de dezembro de 2019

Gerenciador de Nomes para Evitar Trancamento no Excel

Nessa publicação vou te mostrar o Gerenciador de Nomes, uma ferramenta muito pouco conhecida que pode ser utilizada para que você nunca mais precise utilizar o Trancamento!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é o Trancamento?

Trancamento é uma forma que temos dentro do Excel para que ao arrastar ou copiar e colar fórmulas o Excel não mude a referência de uma determinada célula ou intervalo. Isso é muito utilizado quando precisamos de um intervalo ou célula fixa dentro de uma fórmula que será aplicada a diversas células.

Para o trancamento utilizamos o símbolo de $ antes da linha e/ou coluna para que seja possível trancar essa referência.

 

Quando utilizar o Gerenciador de Nomes e não o Trancamento?

O trancamento será utilizado sempre que o usuário tiver que replicar uma fórmula e não quer que uma determinada célula ou intervalo sejam modificados ao atribuir a fórmula a diferentes células. Para isso é possível utilizar o trancamento.

 

Como evitar o uso do Trancamento com o Gerenciador de Nomes?

Por mais que o trancamento seja algo muito importante dentro das fórmulas do Excel, algumas vezes o usuário pode acabar esquecendo de fazer o trancamento e ao replicar a fórmula para as outras células pode ter um erro por conta do não trancamento de uma célula ou intervalo. Por isso temos uma forma de evitar o uso do trancamento.

Antes de entrarmos no assunto propriamente dito é necessário analisar a tabela que temos e criar uma fórmula para que possamos obter os bônus dos vendedores.

 

Tabela inicial para análise

Tabela inicial para análise

 

É possível observar que temos uma tabela de vendas e dependendo do valor de vendas de cada vendedor eles terão um bônus de 10% ou 50%. A fórmula utilizada para o cálculo do bônus está logo abaixo.

 

Fórmula para o cálculo do bônus

Fórmula para o cálculo do bônus

 

Temos que se o vendedor tiver um valor de vendas igual ou superior a R$4.000,00 seu bônus será de 50%, caso contrário terá um bônus de 10%.

As pessoas que conhecem o Excel sabem que se deixarmos a fórmula dessa maneira e replicá-la para as células abaixo teremos o seguinte problema.

 

Atribuindo a fórmula as outras células da tabela

Atribuindo a fórmula as outras células da tabela

 

Isso acontece porque as referências vão descendo juntamente com a fórmula, então se a fórmula foi uma célula para baixo as referências também vão se “mover” uma célula para baixo. Então neste caso teríamos que utilizar o trancamento nas células G3 e G4 para que a referência de bônus permaneça fixa.

No entanto para que não seja necessário colocar os símbolos $ antes da linha e coluna de cada uma dessas células vamos dar um novo nome para cada uma delas para indicar o bônus dentro de cada uma.

Para modificar o nome basta selecionar a célula em questão e mudar o nome dela que fica ao lado esquerdo da barra de fórmulas, vamos mudar o nome para bonus10 e bonus50.

 

Alterando o nome com gerenciador de nomes

Alterando o nome com gerenciador de nomes

 

Feito isso podemos voltar na fórmula e ao invés de selecionar as células vamos escrever o nome delas dentro da fórmula.

 

Reescrevendo a fórmula com os nomes que foram atribuídos as células de bônus

Reescrevendo a fórmula com os nomes que foram atribuídos as células de bônus

 

É possível observar que o próprio Excel já mostra os nomes que foram criados para que o usuário possa selecioná-los. Feito isso podemos arrastar/copiar e colar a fórmula para as outras células.

 

Expandindo a fórmula para as outras células e verificando o resultado correto

Expandindo a fórmula para as outras células e verificando o resultado correto

 

Desta forma não temos mais o erro da mudança de referência e nem foi necessário utilizar o trancamento das células, pois agora que a célula tem um nome o Excel vai utilizar esse nome para fazer referência ao dado que está dentro da célula.

Assim é possível replicar a fórmula sem a necessidade do trancamento. Portanto o usuário não irá precisar se preocupar em relação ao trancamento, pois agora estamos referenciando um nome e esse nome é específico da célula que contém o bônus para cada tipo de venda.

Caso o usuário queira modificar o nome que deu a célula porque mudou de ideia ou algo do gênero terá que ir até a guia Fórmulas e em seguida em Gerenciador de Nomes.

 

Opção de gerenciador de nomes para modificar os nomes já inseridos

Opção de gerenciador de nomes para modificar os nomes já inseridos

 

Feito isso será aberta uma janela para que o usuário possa criar, editar ou excluir um nome.

 

Janela do gerenciador de nomes

Janela do gerenciador de nomes

 

Essa mudança do nome por essa ferramenta é necessária para que ao alterar o nome da célula o Excel irá alterar também esse nome dentro das fórmulas que foram utilizadas, ou seja, não será necessário a alteração manual dentro das fórmulas.

Foi possível aprender uma forma mais fácil de referenciar uma célula sem a necessidade do trancamento e também uma forma fácil de renomear essas células evitando trabalho de ter que substituir dentro da fórmula.

Para acessar outras publicações da Hashtag, clique no link: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Você conhece as modalidades de curso que a Hashtag Treinamentos oferece? Possuímos uma ampla variedade de cursos, tanto online quanto presenciais! Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!