Blog

Postado em em 10 de fevereiro de 2023

Funções de Verificação no VBA – IsNumeric VBA

Hoje vou te explicar para que serve e qual a estrutura das funções de verificação no VBA! Aprenda hoje mais este recurso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero te mostrar como funcionam as funções de verificação no VBA.

Elas são funções muito úteis, mas sozinhas não tem muita utilidade. O grande diferencial é que você vai melhorar muito seus códigos utilizando essas funções.

Melhorar como?

Elas vão te ajudar, principalmente na validação de dados, ou seja, você vai conseguir verificar se uma informação é de fato uma data, se é um texto ou um número. Isso é muito importante para alguns casos, pois precisamos preencher informações específicas.

Imagine que você tenha que preencher um nome, mas alguém acaba inserindo um número, ou precisar colocar um telefone e coloca uma letra.

Isso é muito importante, principalmente quando você está construindo um projeto para alguém, pois em determinados casos, você precisa garantir que a informação de um campo seja número, texto, data, valor…

Qual o motivo disso? Dentro do VBA, a gente faz o tratamento dessas informações, seja para fazer algum cálculo, para obter uma informação, e o tipo desse dado é importante na hora de fazer esses tratamentos!

A ideia aqui, é não deixar esse tipo de problema passar com essas validações!

Dito isso, vem comigo que eu vou te mostrar!

Essas função basicamente fazem uma análise de um dado, a função IsNumeric, por exemplo, vai verificar se aquele dado é um número, se for o resultado será verdadeiro, se não for falso.

Assim todos os resultados obtidos destas funções são valores booleanos -> verdadeiro ou falso.

Exemplo
Exemplo

Cada função vai verificar os dados do código de uma forma, buscando basicamente responder a uma pergunta, se você tem um cálculo em um código e no lugar de um número foi digitado um texto, esta função consegue verificar esse erro e te mostrar antes que gere maiores problemas.

Vou te dar um breve resumo do uso de cada uma delas:

Funções de Verificação no VBA
Significado – Função

Aplicações dentro do VBA

Para ir para o ambiente do VBA clique no atalho alt + F11:

Ambiente VBA
Ambiente VBA

Vamos colocar alguns exemplos práticos:

Funções de Verificação no VBA
Dinâmica – Estrutura do código

Antes de executar utilize o atalho Control + V para salvar a planilha!

Observe a estrutura e significado de cada parte do nosso código, basicamente vamos ter:

Na coluna 3 que equivale à letra C o resultado da análise.

Na coluna 2 = B, vamos ter os valores que o código está analisando.

E por fim, cada linha de código está analisando uma característica conforme a função que escolhermos na linha de código.

É um processo bastante simples que sozinho não tem muito significado, mas em uma estrutura de códigos e matrizes vale muito a pena ter essa carta na manga, deixa seu código mais robusto e livre de erros!

Na última aula ensinei um tema parecido sobre CONVERSÃO DE TIPO NO VBA, é um tema igualmente importante!

Conclusão – Funções de Verificação no VBA

Nesta aula trouxe um tema que traz um diferencial para quem trabalha ou aprende VBA. Nesta aula falamos sobre as funções de verificação.

Essas funções te ajudam a identificar erros dentro dos seus códigos, palavras que deveriam ser números, valores nulos, verificam funções e muito mais!

É muito importante para quando criamos uma pasta de trabalho que outras pessoas terão acesso a ela e que dependendo dos valores inseridos podem gerar vários problemas no seu código!

Novamente este conhecimento por si só não tem tanto peso, mas, ter na sua caixa de ferramentas essas funções vai garantir a você um código mais enxuto e seguro.

Eu fico por aqui! Espero que tenham gostado! Até a próxima,

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador