Blog

Postado em em 30 de maio de 2022

Função TEXTOANTES e TEXTODEPOIS – Novas Funções do Excel

Hoje eu quero te mostrar duas funções novas do Excel, a função TEXTOANTES e TEXTODEPOIS que vão te ajudar bastante com textos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Novas Fórmulas do Excel

Não sei se você já sabe, mas nós temos duas novas funções no Excel na parte de fórmulas de texto que vão te ajudar bastante.

Essas duas funções vão te ajudar na parte da separação de texto e vão deixar essa separação mais fácil.

Função TEXTOANTES e TEXTODEPOIS

Você já deve ter ouvido falar da fórmula LOCALIZAR ou outras fórmulas de texto não é mesmo?

Exemplo para usar as novas funções
Exemplo para usar as novas funções

Agora como você faria para separar o nome e a idade nesse caso aqui? Com a fórmula ESQUERDA e DIREITA?

Eu vou te mostrar a função TEXTOANTES no Excel e a função TEXTODEPOIS no Excel que vão facilitar a sua vida, pois não vai precisar inserir um número x de caracteres.

Nesse caso esse número fixo já seria um problema para a busca de nomes, pois nem todos tem a mesma quantidade de letras não é mesmo?

Função TEXTOANTES
Função TEXTOANTES

Nessa função nós temos 4 argumentos sendo só os 2 primeiros obrigatórios. Então primeiro podemos colocar o texto, que é o que precisamos separar.

E em seguida vamos mostrar qual é o delimitador que vai separar essas informações.

O terceiro argumento é muito interessante, pois ele permite escolher qual o número do delimitador que você vai analisar para trazer o texto.

Esse terceiro argumento é muito útil principalmente nesse caso que você quer trazer o nome e o curso por exemplo.

Então poderia colocar no terceiro argumento o número 2, para que o Excel traga todo o texto antes do segundo delimitador.

Viu como é simples? A função TEXTODEPOIS funciona da mesma maneira, só que vai trazer o texto que está logo após o delimitador.

Então facilmente nós poderíamos trazer tanto o nome quanto a idade de cada pessoa.

Nós só temos um problema com essas duas funções, elas não conseguem trazer informações entre delimitadores.

Então você teria que utilizar a função EXT.TEXTO ou utilizar o TEXTOANTES/TEXTODEPOIS em duas partes para separar o texto desejado.

Essas são funções simples, mas assim que ficarem disponíveis tenho certeza que vão facilitar alguns dos seus trabalhos com textos no Excel.

Conclusão da Função TEXTOANTES e TEXTODEPOIS

Nessa aula eu te mostrei 2 funções novas de texto no Excel que são TEXTOANTES e TEXTODEPOIS para que você possa extrair informações de textos.

São funções que facilitam seu trabalho, pois não precisa utilizar a função LOCALIZAR com ESQUERDA/DIREITA, pode fazer tudo em uma única função!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!