Blog

Postado em em 7 de agosto de 2022

Função NETWORKDAYS no Power BI – Cálculo de Dias Úteis

Hoje eu quero te mostrar como funciona a função NETWORKDAYS no Power BI para fazer o cálculo de dias úteis de forma fácil e rápida!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Função NETWORKDAYS no Power BI

Hoje eu quero te mostrar uma nova função do Power BI chamada NETWORKDAYS. Essa é uma função que te permite retornar os dias úteis entre duas datas.

Essa é uma função que nós já tínhamos no Excel, mas no Power BI tínhamos que fazer algumas modificações manuais para obter esse resultado!

Fórmula NETWORKDAYS no Power BI

Essa nova função vai te ajudar bastante, pois agora fica muito mais fácil saber quantos dias úteis temos entre duas datas.

E o melhor de tudo é que isso tudo fica em uma única função e você ainda tem a possibilidade de inserir uma tabela com os feriados, então pode personalizar esses dias úteis e deixar as contas todas automáticas.

Isso é útil principalmente quando estamos trabalhando com prazos, pois alguns desses prazos são dados em dias úteis, então fica muito mais fácil fazer essa análise com essa função.

Para o nosso exemplo nós vamos calcular a quantidade de dias úteis entre a data do pedido e a data da entrega de um produto.

Base de dados
Base de dados

No arquivo disponível nós inclusive já ensinamos uma forma de calcular a quantidade de dias úteis de um jeito antigo, mas você vai ver que utilizando a função para calcular dias úteis no Power BI NETWORKDAYS isso fica muito mais fácil.

Função NETWORKDAYS no Power BI
Função NETWORKDAYS no Power BI

Um dos argumentos é chamado de fim de semana, que a tradução não é muito agradável, mas isso significa quais dias você não vai considerar como dias úteis.

O padrão é desconsiderar sábado e domingo, mas como temos diversas aplicações é possível que você precise colocar outro dia como sendo não útil, por isso temos essa tabela para te mostrar quais valores você pode colocar:

  • 1 ou nada: Sábado e Domingo
  • 2: Domingo e Segunda
  • 3: Segunda e Terça
  • 4: Terça e Quarta
  • 5: Quarta e Quinta
  • 6: Quinta e Sexta
  • 7: Sexta e sábado
  • 11: Somente Domingo
  • 12: Somente Segunda
  • 13: Somente Terça
  • 14: Somente Quarta
  • 15: Somente Quinta
  • 16: Somente Sexta
  • 17: Somente Sábado

Outro argumento que você deve ter observado é o argumento férias, que nada mais é do que um argumento para que você possa colocar uma coluna com todos os feriados que você tem.

Assim além de desconsiderar o fim de semana que você escolheu ele vai desconsiderar também os feriados.

Dessa forma o cálculo fica muito mais fácil de ser feito e muito mais rápido!

Resultado da fórmula
Resultado da fórmula

Aqui você consegue observar que temos o mesmo resultado do jeito antigo que já demonstramos e outra aula. Esse método é muito mais rápido e muito mais intuitivo.

Então você não vai precisar fazer várias fórmulas, criar uma tabela só para verificar se o dia é útil ou não e assim por diante. Essa fórmula NETWORKDAYS já faz todo esse trabalho pra você!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como usar a função NETWORKDAYS no Power BI para calcular a quantidade de dias úteis entre duas datas.

Essa é uma função nova no Power BI que vai te ajudar bastante no trabalho com datas. Era possível fazer esse cálculo anteriormente, mas era mais trabalhoso, agora ficou muito mais fácil e rápido!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!